A arte de escrever Schopenhauer pdf

A Arte de Escrever é uma seleção de textos da obra Escritos Filosóficos Menores (Parerga e Paralipomena), do filósofo Arthur Schopenhauer (1788 – 1860), publicado em formato de bolso no Brasil pela editora L&PM Pocket. Os textos selecionados para essa publicação foram:

  • Sobre a erudição e os eruditos
  • Pensar por si mesmo
  • Sobre a escrita e o estilo
  • Sobre a leitura e os livros
  • Sobre a linguagem e as palavras

Com seu estilo ácido e direto, Schopenhauer declara: de nada adianta ler sem saber pensar por conta própria. Seria melhor então não ler nada. Escrever bem, por sua vez, seria fruto não da quantidade de leitura, mas da capacidade de perceber as coisas claramente.

“Na escrita, a primeira regra do bom estilo, uma regra que praticamente se basta sozinha, é que se tenha algo a dizer.“

“Para escrever com clareza, é preciso antes ter clareza na alma, e os grandes gênios da humanidade leram antes o livro do mundo do que os livros que outros escreveram”.

Livros ruins devem ser jogados na fogueira, assim recomenda o filósofo, pois a vida é curta. Quem não tem o hábito de refletir assume as ideias dos outros, tornando a leitura nociva e produzindo indivíduos sem pensamento próprio.

Escrever difícil, de forma rebuscada, é forma de esconder a superficialidade. Schopenhauer acusava Hegel, outro grande filósofo de seu tempo, de ser um impostor que, por não ter nada a dizer, escrevia de forma difícil.

Os eruditos são atacados insistentemente pelo filósofo, pois seriam pessoas que, não sabendo pensar, mergulham na leitura e assumem os pensamentos dos outros. Porém, se você concordar com tudo o que Schopenhauer diz, será justamente o tipo de leitor que ele critica.

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

A arte de escrever Schopenhauer pdf

Buka kunci dokumen lengkap dengan percobaan gratis!

Bagikan dokumen Ini

Bagikan atau Tanam Dokumen

Opsi Berbagi

  • Bagikan dengan Email, membuka klien email

  • Beranda

  • Buku

  • Buku audio

  • Dokumen

    , aktif

O que é a arte para Schopenhauer?

A obra de arte permite a contemplação da Ideia do belo em si, sendo interrompida a noção de tempo e espaço. Essa contemplação para Schopenhauer significa, pois, a negação da Vontade. Logo, destituído dos desejos insatisfeitos, o que torna o sujeito infeliz, o novo sujeito da contemplação estética é agora feliz.

Como escrever bem Schopenhauer?

- Querer escrever como se fala é tão condenável quanto querer falar como se escreve, que resulta num modo de falar pedante e difícil de entender. - Deve-se evitar toda prolixidade e todo entrelaçamento de observações que não valem o esforço da leitura.

Qual o nome da arte de escrever?

A caligrafia exalta a escrita e seus elementos. Se o ideograma é um desenho que busca capturar o universo, a caligrafia é um autêntico “desenho animado”, tanto no sentido de “movimento” ao escrever, como no de “provido de uma alma”, que é emprestada pelo artista ao pintá-lo em duas cores, o preto e o branco.

Quais são os conceitos de Schopenhauer?

Sua teoria filosófica abordou diversos temas relacionados com a existência humana, o sofrimento e do tédio. Dessa forma, segundo o filósofo, a vida oscilaria do sofrimento ao tédio e a felicidade seria algo momentâneo. Seus estudos estiveram apoiados em diversos assuntos, como a metafísica, a ética, a moral.