A femia de labrador e o mesmo corpo do macho

A castração do cachorro macho costuma ser muito mais simples do que a cirurgia da fêmea, mas quando se trata de comportamento, os machinhos apresentam os mais inusitados. Se você tem um cãozinho, já deve ter passado pela situação de vê-lo colocar o pênis de cachorro para fora. Mas afinal, você sabe por que ele fez isso? Ou por que o cachorro monta na perna das pessoas? Ou até mesmo por que ele lambe as partes íntimas e a de outros cães?

Show

Todos essas situações não acontecem ao acaso. Há uma explicação para esses comportamentos e, para entendê-los, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse órgão. O Patas da Casa te explica tudo sobre a anatomia e a fisiologia do pênis de cachorro, além de mostrar as doenças mais comuns que podem afetar a região, como o tumor venéreo transmissível. Conversamos também com a médica veterinária comportamentalista Renata Bloomfield, do Rio de Janeiro, para tirar todas as dúvidas sobre o comportamento dos cães relacionados ao órgão reprodutor. 

Pênis de cachorro: conheça a anatomia e fisiologia do órgão

Muitas pessoas confundem onde exatamente se encontra o pênis de cachorro. Aquela parte exposta e cheia de pelos que conseguimos enxergar na região genital não é o pênis, ao contrário do que se pode pensar. Ali é o prepúcio, a pele que envolve e protege o pênis que, na verdade, está na parte interna. O pênis de cachorro em si só é visível quando o cãozinho o expõe. A função desse órgão é eliminar o sêmem no momento da cópula e a urina pelo canal da uretra. O pênis de cachorro é dividido em três partes: raiz (parte fixada ao arco isquiático na região da pelve), corpo (comprimento) e glande (ponta na região distal). Ele é composto por um músculo cavernoso, que possui espaços que enchem de sangue durante a ereção. Isso permite que ele fique inflado e se mantenha no interior da fêmea, até o inchaço diminuir. Além de músculos, o pênis também possui um osso, o chamado osso peniano. Ele ajuda a proteger a uretra e a permitir que o órgão se acople à fêmea.

O pênis de cachorro possui a coloração rosada por conta da membrana que o envolve

A principal característica do pênis de cachorro é sua coloração rosa ou avermelhada por conta da membrana que o reveste. O tecido também faz com que ele tenha aparência úmida. Se você vir um corrimento branco-amarelado ou esverdeado sem cheiro não se preocupe, pois é normal. Se trata do esmegma, uma secreção no pênis do cachorro comum que se acumula ao redor do prepúcio e não traz problema algum. O pênis de cachorro também vai estar sempre rígido, mesmo que não esteja excitado, por conta do osso peniano.

Pênis de cachorro para fora: o comportamento nem sempre tem relação com desejo sexual

Uma grande dúvida que todo tutor de cachorro tem é por que o cachorro põe o pênis para fora. Essa situação acontece quando o cão está excitado, mas isso não acontece da forma que geralmente imaginamos. Nem sempre a excitação que faz o pênis de cachorro sair tem um motivo sexual. Esse sentimento para o cão é mais geral, portanto qualquer situação que o deixe animado pode fazê-lo expor seu órgão. Uma brincadeira, sessão de treinamento ou conhecer alguém novo, por exemplo, são exemplos de ocasiões que levam a essa conduta.

A veterinária Renata Bloomfield explica que a exposição peniana é muito comum. Ela diz ainda que os cães também expõem seu pênis como forma de demonstrar que é o macho e mostrar para a fêmea que está ali. No caso dos filhotes, a especialista explica: “Eles ainda não têm muita noção do que estão fazendo, então acabam colocando o pênis para fora. É aquele cachorro que quando senta acaba fazendo a exposição peniana, mas não tem noção ainda do que se trata. É um comportamento que às vezes ele acaba começando a fazer sem querer e vai aprendendo ao longo do tempo”.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Concordo que a Nestlé use meus dados de contato e interações para me mandar comunicações de marketing. Seu consentimento para este fim é voluntário e você é livre para retirá-lo a qualquer momento. Mais informações disponíveis na Política de Privacidade da Nestlé.

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background

Já emenda com um happy hour

Vai pra casa maratonar séries e pedir uma pizza

Já emenda uma viagem pra curtir o fim de semana perto da natureza

Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background

Churrasco com a família ou amigos

Cozinhar, ler um livro, ouvir música e cuidar das plantas

Fazer uma trilha

Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background

Muda o rolê para um lugar fechado e seguro

É o dia perfeito para você curtir debaixo das cobertas

Triste porque não vai poder sair de casa

Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background

Com um grupo de amigos para um lugar com praia e calor

Na serra. Casa confortável, natureza, tranquilidade e boas companhias

Com certeza algum lugar em que pudesse acampar com seu cachorro!

Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background

Bares, festas, shows e boates.

Lugares mais abertos, de preferência que sejam pet-friendly

Piqueniques ao ar livre

Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background

Musculação na academia

Yoga em casa

Corrida no parque

Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background

Levanta, se arruma e sai para o trabalho.

Gosta de levantar mais cedo para meditar, ler um livro e tomar café da manhã com calma

Gosta de se movimentar pela manhã, então sempre sai para caminhar

Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Sempre tem uma comemoração, um almoço com um amigo, um cinema com o crush…

Poucos eventos. No máximo você vai almoçar com a família ou ver um filme no cinema

A programação sempre envolve contato com a natureza

    O pênis de cachorro é exposto quando o animal está excitado, mas nem sempre o motivo é acasalamentoO pênis de cachorro é exposto quando o animal está excitado, mas nem sempre o motivo é acasalamento

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Gato amassando pãozinho: entenda o que é esse comportamento felino e o que significa na rotina dos bichanos

    Comportamento animal

    Gato amassando pãozinho: entenda o que é esse comportamento felino e o que significa na rotina dos bichanos

    Gato amassando pãozinho é uma das coisas mais fofas que existem e se você nunca viu, tem vários vídeos na internet que podem provar. Você sabe porque os felinos têm esse hábito? O ato de afofar superfícies não é exclusivo apenas de um ou dois gatos, grande parte dos bichanos também tem esse comportamento, que é bem característico da espécie. Mas, não se preocupe, gato amassar pãozinho é um bom sinal.

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Reprodução do cachorro: cruzamento pode começar desde cedo, mas é melhor evitar 

    O cachorro macho pode começar a cruzar a partir do 18º mês de vida. Porém, é importante entender que isso nem sempre é o ideal. Renata explica que cães reprodutores geralmente começam a cruzar a partir dos 3 anos, porque já estão mais maduros: “Apesar de já terem a maturidade sexual, não têm a maturidade psicológica. Então, o cachorro que cruzar antes dos três anos de idade é um cachorro que vai toda hora ficar querendo montar no amiguinho, cruzar com todas as fêmeas e vai dar trabalho, por exemplo, na hora de ir no parcão ou visitar a casa de um amiguinho”.  

    Durante a cópula, o pênis de cachorro fica inchado para impedir que o sêmem saia

    A cópula acontece somente quando a cadela estiver no cio e permitir que o macho se aproxime. A fêmea libera feromônios que o macho consegue sentir. Ele, então, percebe que ela está na fase de acasalamento e começa a cortejar. Quando o macho faz a monta, o pênis de cachorro fica totalmente para fora do prepúcio e o introduz na vagina da fêmea. Existe uma glândula muito importante presente no pênis: o bulbo. No momento da cópula, o fluxo de sangue aumenta, o que faz essa glândula inchar e agir como um tampão. Com isso, impede que o sêmem saia e garante que a fecundação ocorra. É por isso que o cachorro macho fica preso na fêmea por um tempo. O bulbo está inchado, impedindo que o pênis saia da cadela. A veterinária explica que por isso é tão perigoso separar os cachorros na hora da monta: “É aí que as pessoas erram muito. Tentam puxar e separar o cachorro, jogam balde d'água fria… Isso é muito ruim para o macho porque acaba até quebrando o osso peniano. É uma fratura horrível, dói muito”. Ela afirma que, nesse momento, o melhor a fazer é esperar o bulbo desinchar sozinho e os cães se separarem quando acabar a cópula.  

    Comportamento dominante, agressivo e territorialista são comuns em cães não castrados

    Um cachorro não castrado apresenta diversos comportamentos típicos de desejo sexual. O cão fica mais agressivo, gerando disputas por território. O animal briga com outros cães para garantir seu espaço e o acasalamento. Nessa disputa, ele pode acabar se machucando seriamente. Além disso, o cachorro se mostra territorialista e constantemente faz a marcação de território. Esse comportamento serve para demonstrar domínio sobre um ambiente. Muitos cães ainda fogem de casa para acasalar, aumentando o risco de acidentes.

    Por que o cachorro monta na perna da pessoa: comportamento costuma ser uma forma de chamar atenção

    Um dos comportamentos mais curiosos no mundo canino é o cachorro subindo na perna de alguém. Afinal, por que o cachorro monta na perna de uma pessoa? Muitos acham que essa prática tem apenas uma conotação sexual, mas não é necessariamente assim. O cachorro filhote geralmente começa a montar nas pessoas como forma de chamar atenção. Apesar de normalmente se pensar que essa atitude está relacionada a um cachorro dominante, Renata explica que não é bem assim: “Os cães trabalham muito com ação e reação. Se você deixa o cachorro montar, ele tá entendendo que está por cima ali. Se um cão quer montar, você tira e ele rosna não é que ele seja um cachorro dominante. É só que ele quer fazer uma coisa, você está impedindo e ele não aceita um não. É um cachorro que tem que ser educado”. Por isso, muitas vezes o próprio tutor estimula o comportamento: “Se o cachorro monta na perna e você faz um carinho ou até mesmo empurra, isso para ele se torna uma brincadeira”, explica.

    Tumor venéreo transmissível e balanopostite são algumas das doenças mais comuns que afetam o órgãoTumor venéreo transmissível e balanopostite são algumas das doenças mais comuns que afetam o órgão

    Contato com o pênis de outros cachorros é uma forma de comunicação entre a espécie 

    Você já pode ter visto um cão cheirando ou lambendo as partes íntimas de outro cão. Esse comportamento é normal entre os caninos. A veterinária explica que na urina e nas fezes são liberados feromônios relacionados ao medo, felicidade, ansiedade ou estresse. “São substâncias muito ricas em informação. Cada cachorro tem seu cheiro e as informações, por exemplo, do que comeu, passou ou viveu dias antes. Então eles se comunicam muito pelo cheiro. Por isso eles acabam se cheirando e lambendo muito. Para eles é uma experiência muito rica”, explica a especialista.

    Portanto, cheirar ou lamber as partes íntimas de outro cão é, na verdade, uma forma de se comunicar. Já quando o cão lambe as próprias partes íntimas, pode estar apenas limpando ou fazendo isso por gostar, sem necessariamente ser um comportamento ruim. O problema está nas lambidas excessivas. “É natural que o cachorro lamba o próprio pênis, mas quando ele faz excessivamente é preocupante, porque significa que pode ter alguma inflamação ou infecção. É muito difícil isso acontecer, mas pode. Aí é o caso de procurar um veterinário para tratar e não deixar que aconteça algo pior”, explica Renata.   

    Secreção no pênis de cachorro: dependendo da coloração, pode indicar algum problema

    Às vezes é possível perceber secreções saindo do pênis de cachorro. Essa situação pode deixar tutores preocupados e com medo de ser um sinal de problema na região. Nem sempre é assim - como no caso do esmegma, que é comum e não indica doença. Porém, se a secreção tiver coloração amarronzada ou avermelhada, pode indicar presença de sangue, o que geralmente significa algum problema. Além disso, fique atento ao odor fétido, outra característica de secreções que podem ter como origem alguma infecção.  

    Tvt em cães, balanopostite e fimose: conheça as doenças mais comuns no pênis de cachorro

    É preciso ficar de olho nos comportamentos que o cão pode apresentar e também em possíveis secreções e ferimentos no pênis de cachorro. Caroços e bolinhas vermelhas ao redor do pênis, por exemplo, podem indicar lesões, infecções ou cistos. Entre as doenças mais comuns que podem acometer o pênis de cachorro estão:

    • Tvt em cães: o tumor venéreo transmissível em cães é uma das neoplasias mais comuns nos animais. É facilmente transmitida pela relação sexual ou contato com a região de um cachorro infectado - geralmente ao lamber. Na tvt, cachorro macho tem o pênis e o prepúcio afetados e, em alguns casos, as mucosas do nariz, olho, boca e ânus também. Na área genital, surgem nódulos vermelhos que crescem muito e tem formato parecido ao de uma couve-flor. O tumor venéreo transmissível também causa sangramento e dor ao urinar, pois a região fica muito lesionada e sensível. 
    • Balanopostite: é uma infecção no prepúcio que pode ser desenvolvida por lambeduras, picadas de animais ou presença de corpos estranhos, causando proliferação excessiva das bactérias dentro do próprio corpo. Na balanopostite, cachorro lambe a região do prepúcio excessivamente, por conta do incômodo da infecção. Além disso, pode haver presença de secreção e dificuldade para urinar.
    • Parafimose: essa condição ocorre quando o pênis de cachorro não retorna à cavidade depois de exposto. Ele fica comprimido do lado de fora e tem a circulação comprometida, causando inchaço, edemas e fissuras. A causa pode ser uma ereção, orifício prepucial menor que o normal, traumas ou até mesmo tumores - como o tvt em cães. 
    • Fimose: já a fimose ocorre quando o cão não consegue exteriorizar o pênis, geralmente por ter uma pequena abertura para isso. O órgão pode se expandir dentro do prepúcio, causando inflamação e acúmulo de urina. Os principais sinais são dor, incapacidade de urinar e lambedura excessiva. Quando o cão finalmente consegue deixar o pênis passar pelo pequeno orifício, pode não conseguir retornar, causando a parafimose. 

    Castração evita problemas de comportamento relacionados ao pênis de cachorro

    A castração de cachorro é a melhor maneira de evitar esses comportamentos do cão relacionados ao desejo sexual. O procedimento é muito simples e rápido. Nos machos, é chamado de orquiectomia e consiste na retirada dos testículos. Esses órgãos são os responsáveis por produzirem a testosterona, principal hormônio relacionado à atividade e comportamentos sexuais. Quando são retirados, a produção de testosterona reduz e, com isso, a marcação de território, agressividade, o pulo e comportamento de monta diminuem bastante. O animal fica bem mais calmo e tranquilo. Além disso, a cirurgia previne algumas doenças - como câncer de próstata.   

    Cachorro castrado cruza? Entenda o que muda após a cirurgia

    Mas afinal, cachorro castrado cruza? Sim. Após a castração, o cão pode cruzar com uma cadela no cio. O que acontece é que, como foi feita a esterilização, o animal não conseguirá engravidar a fêmea. “O fato de você tirar o testículo não implica na ereção do animal. O animal continua tendo ereção, pode continuar tendo comportamento de cópula e fazer a cópula”, explica Renata. Portanto, o cachorro castrado tem ereção e a exposição peniana não é afetada. Lembra que ela não acontece apenas por desejo sexual? Caso o cão esteja apenas feliz, pode expor seu pênis mesmo castrado. Outros comportamentos comuns de um cão não castrado também podem acontecer, mas com intensidade bem menor.  

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Gata de 27 anos é reconhecida pelo Guinness Book como o felino mais velho do mundo

    Próxima matéria

    Gata de 27 anos é reconhecida pelo Guinness Book como o felino mais velho do mundo

    Como saber se o cachorro é Labrador mesmo?

    As cores de labrador aceitáveis que indicam que o cão é de raça pura são: preto, chocolate e caramelo, com poucas variações de tons. Nos labradores pretos e chocolates, é aceitável a presença de uma mancha branca no centro do peito. Os cães de pelagem chocolate podem variar entre um tom avermelhado e o chocolate.

    Quando o cachorro deixa de ser filhote Labrador?

    O Labrador retriever é uma raça de amadurecimento moderadamente rápido, atingindo a idade adulta de seis a 12 meses, mas possivelmente ainda encorpam até os 2 anos de idade. Muitos Labs chegam aos 12 a 14 anos de idade.

    Como saber se o Labrador tem pedigree?

    A melhor forma de saber ter a pedigree do cachorro, que nada mais é que o “RG do pet”. Um registro oficial que mostra seus pais, avós e bisavós. Uma outra maneira é observar o comportamento do animal e os traços físicos.