A importância do planejamento estratégico para micro e pequenas empresas tcc

Zusammenfassung

Este estudo tem como objetivo geral identificar qual é a importância do planejamento estratégico para micro e pequenas empresas, localizadas no município de Fagundes de Varela. Seus objetivos específicos são estudar planejamento estratégico; identificar em empresas de micro e pequeno porte a utilização de ferramentas de planejamento estratégico; identificar os benefícios/vantagens/resultados positivos que a ferramenta de planejamento estratégico traz para empresas de micro e pequeno porte; levantar desvantagens/consequências que a não utilização do planejamento estratégico pode trazer para empresas de micro e pequeno porte e criar recomendações às empresas de micro e pequeno porte sobre a importância do planejamento estratégico para os resultados. A metodologia utilizada no presente trabalho é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, mediante entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos são os gestores de empresas participantes deste estudo. Os entrevistados relatam as ferramentas mais utilizadas nas empresas, a importância e os benefícios do planejamento, as desvantagens e dificuldades de implantar o planejamento estratégico, como realizam o planejamento, destacando os objetivos e metas da empresa e como ela estará daqui a 5, 10 anos. [resumo fornecido pelo autor]

Resumo

O presente estudo visa analisar o quanto o planejamento estratégico é utilizado em micro e pequenas empresas e como esses empreendedores lidam com esse assunto, tendo como objetivo mostrar tanto a importância, quanto os benefícios que a utilização dessa ferramenta pode trazer para esses negócios, apontando também os danos que a falta da aplicação da mesma pode causar. A pesquisa foi realizada por meio de estudos bibliográficos e de campo onde, para a realização deste último, contou-se com a colaboração de mulheres empreendedoras do Coletivo Colmeia, integrantes do projeto Escolas de Startups de Maricá, realizado pela UFF em parceria com a Codemar e a FEC. A fim de obter dados a respeito do assunto, utilizou-se de questionários, levantamento de dados, mapeamentos de competências e vídeos. Após a análise dos dados obtidos, conclui-se que, entre diversos fatores, havia a necessidade de adaptar as etapas do Planejamento Estratégico à realidade dos pequenos empresários, visto que os mesmos possuem diversas limitações. Como resultado, elaborou-se um plano de negócios simplificado, que pudesse ser utilizado e compreendido facilmente, possibilitando e facilitando assim, a utilização do planejamento estratégico pelos micro e pequenos empresários, aumentando as possiblidades dos mesmos crescerem e se desenvolverem no mundo dos negócios.
[Texto sem Formatação]

Tipo de documento

Trabalho de conclusão de curso

Fonte

FONSECA, Pamella Barbosa da. A importância do planejamento estratégico para o crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.