A leitura faz-se extremamente importante a toda e qualquer profissão que venhamos a exercer

A importância da leitura em nossas vidas é inegável, tanto para a vida profissional quanto pessoal. O hábito enriquece nosso espírito, nos transporta para diferentes mundos e abre nossas mentes para novas e inimagináveis possibilidades. E sabe o que é melhor? Tudo isso acontece sem precisar nos mover.

Independentemente do curso que você deseja estudar em Macapá, saiba que a leitura será imprescindível para potencializar suas habilidades e garantir o seu sucesso no mercado profissional. Por isso, preparamos um artigo especial para mostrar a você quais benefícios esse hábito trará para a sua carreira. Ao longo do texto, você verá que estas vantagens, na realidade, se transformam em ganhos para toda a vida, pois a atividade:

  • ajuda no desenvolvimento da interpretação textual;
  • contribui para a expansão dos conhecimentos;
  • potencializa a capacidade analítica;
  • promove chances de estudo e desenvolvimento constantes;
  • melhora a comunicação de modo geral.

Acompanhe agora mesmo cada um dos tópicos que nós da FAMA preparamos para você!

  • 1 Ajuda no desenvolvimento da interpretação textual
  • 2 Contribui para a expansão dos conhecimentos
  • 3 Potencializa a capacidade analítica
  • 4 Promove chances de estudo e desenvolvimento constantes
  • 5 Melhora a comunicação de modo geral

Ajuda no desenvolvimento da interpretação textual

Saber interpretar um texto é algo que o torna capaz de compreender o que um autor quer dizer, identificando a ideia central transmitida por ele em um conteúdo. Quando entendemos essa ideia principal, conseguimos encontrar as secundárias, como argumentações, explicações ou fundamentações, e, assim, assimilamos melhor as informações transmitidas.

A interpretação de texto é fundamental em diversos setores da nossa vida, sobretudo no meio profissional, e só pode ser adquirida por meio de muito treino. Ou seja, para saber interpretar um texto é preciso ler bastante. O ditado é clichê, mas muito verdadeiro: a prática leva à perfeição!

A seguir, listamos algumas dicas simples que ajudarão você a aperfeiçoar suas habilidades de interpretação de texto. Confira:

  • leia com bastante atenção e releia, se necessário;
  • mantenha um dicionário sempre perto de você para eventuais consultas;
  • busque se acomodar em um local silencioso, para potencializar sua capacidade de concentração;
  • identifique o que é mais importante no texto, sublinhando trechos ou conceitos;
  • parafraseie o conteúdo, extraindo conclusões pessoais sobre aquilo que lê.

Contribui para a expansão dos conhecimentos

O hábito da leitura expande nossos conhecimentos e, consequentemente, nos torna mais interessantes, capazes de conduzir conversas enriquecedoras. Quem lê bastante, descobre mais sobre o mundo, fica a par de novas ideias, culturas, diferentes povos etc.

Quando abrimos um livro, temos em nossas mãos possibilidades gigantescas de ampliar nossos horizontes e potencializar nosso repertório sobre diversos assuntos.

É por meio dessas leituras que um profissional pode, por exemplo, identificar novas tendências de sua área de trabalho. Além disso, é possível conhecer outras metodologias, diferentes tecnologias e aspectos técnicos sobre a profissão que escolheu. É possível, ainda, encontrar saídas para problemas que pareciam impossíveis de serem resolvidos.

Mas, para adquirir novos conhecimentos, não é necessário focar unicamente em leituras acadêmicas, técnicas ou mais densas. Jornais, revistas, livros de ficção ou até gibis também são ótimas ferramentas para aperfeiçoar o vocabulário, seu repertório e colocar você em contato com universos inimagináveis. Então, aposte em conteúdos diferenciados!

Potencializa a capacidade analítica

É inegável a importância da leitura na graduação, no âmbito profissional e em diversas áreas da nossa vida. Afinal, como dissemos, o hábito contribui para o desenvolvimento de nossa capacidade analítica. É por meio da leitura que conseguimos obter uma base de conhecimento sólida, a fim de que possamos analisar diversas questões com um senso crítico muito mais apurado.

Isso significa que será possível lançar um olhar mais racional e inteligente para diversos fatos ao seu redor, incluindo situações profissionais. Com isso, sua capacidade de argumentação é potencializada, e você conseguirá formular opiniões com mais facilidade. Poderá, inclusive, defendê-las no ambiente corporativo com mais propriedade.

E sabe qual outro ganho importantíssimo aí? Você melhora a sua capacidade de negociação! Essa habilidade é valiosíssima para momentos em que é necessário solucionar conflitos, por exemplo. Ou, quem sabe, quando precisar negociar um aumento de salário com seu chefe.

Promove chances de estudo e desenvolvimento constantes

A aprendizagem é um processo constante, que pode acontecer em inúmeras situações, especialmente quando temos nossa atenção voltada para um livro. Assim, um dos melhores benefícios do hábito da leitura é a chance de estudo e autodesenvolvimento. E esses conhecimentos podem ser adquiridos de maneira simples, prática e muito democrática.

A verdade é que não importa se você escolheu seguir a carreira como pedagogo, farmacêutico, engenheiro ou biólogo. Em qualquer setor que estiver, seja da área de Humanas ou Exatas, precisará se manter constantemente atualizado e atento às novidades da carreira que pretende seguir. Isso é requisito básico para acompanhar o mercado de trabalho e se destacar entre os demais candidatos.

Habilidades como criatividade, bom português, eloquência e capacidade de escrita são altamente requisitadas por recrutadores, sabia? Todas elas podem ser adquiridas por meio da leitura. Embora muitos saibam disso, o hábito continua sendo negligenciado em nosso país.

Segundo pesquisa intitulada Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. Esse número é bem baixo, concorda?

Melhora a comunicação de modo geral

Por fim, o hábito da leitura pode melhorar a comunicação e ainda a sua capacidade de se relacionar com indivíduos e trabalhar em grupo, sobretudo no mundo corporativo. Afinal, com mais conhecimentos, um vocabulário enriquecido e uma escrita aperfeiçoada, você será capaz de transmitir suas ideias de maneira mais objetiva.

Quantas vezes você não leu ou ouviu sobre a importância da comunicação no mercado de trabalho? Essa é só mais uma habilidade essencial e altamente valorizada por praticamente todas as empresas no momento da contratação. De modo geral, uma boa comunicação garante compreensão, evita que informações sejam divulgadas de maneira inadequada, contribui para construção de boas soluções, entre outras vantagens.

Esse foi nosso artigo sobre a importância da leitura para a vida profissional. Como pôde conferir, o hábito é capaz de garantir vantagens competitivas para você, especialmente no momento de conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho no Amapá. Sabendo disso, o que acha de começar a ler um livro ainda hoje? É hora de investir em conhecimento para se destacar e conquistar os objetivos que sempre desejou!

Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, aproveite a visita em nosso blog e entenda a importância da mulher no mercado de trabalho!

Qual é a importância da leitura na vida profissional?

Melhora das habilidades comunicativas Lendo mais você melhora sua comunicação escrita e também verbal. Isso acontece, porque através da leitura, aumentamos o nosso vocabulário e também capacidade de interpretação. Comunicar-se bem é a melhor forma de garantir uma circulação de informação eficiente e sem ruídos.

Qual é a importância da leitura?

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Qual é a importância da leitura para o aprimoramento pessoal e profissional?

Os benefícios da leitura são muitos para o nosso sucesso profissional: amplia o conhecimento geral, melhora o vocabulário, facilita a escrita, estimula a capacidade de criar, melhora a comunicação e repertório cultural, estimula a empatia (capacidade de aprender com o outro), senso crítico, entre outros.

Qual é o principal objetivo da leitura?

O objetivo principal da leitura é compreender um texto e, por ela, o que propõe, sugere ou instiga. A compreensão implica conhecer a intenção do autor, identificar mensagens explícitas e implícitas, cotejar o que está no texto com o que o leitor já sabe ou pensa a respeito do assunto.