Ao longo do ano o sol parece realizar um movimento a frente das constelações do zodíaco

Por que objetos parecem se mover pelo céu à noite?

Objetos como estrelas parecem se mover pelo céu à noite porque a Terra gira em seu eixo. Essa é a mesma razão pela qual o sol nasce no leste e se põe no oeste. Estrelas que estão baixas no leste qu

Ao longo do ano o sol parece realizar um movimento a frente das constelações do zodíaco

As estrelas se movem pelo céu um pouco mais rápido que o sol. Essa diferença surge porque as estrelas parecem se mover apenas por causa da rotação da Terra, enquanto o sol também parece se mover porque a Terra gira ao redor do sol uma vez por ano. Essa diferença equivale a cerca de quatro minutos por dia solar. Então as estrelas demoram quatro minutos a menos para alcançar a mesma posição do dia anterior do que o sol.

O Zodíaco

Por causa dessa diferença de velocidade entre o sol e as estrelas de fundo, o sol fica na frente de um conjunto diferente de estrelas a cada mês, em relação à Terra. O sol fica diretamente na frente de constelações de 12 estrelas - grupos de estrelas que se assemelham a um objeto - e cuja constelação fica na frente depende da época do ano. Essas 12 constelações compõem o zodíaco. Qual constelação foi na frente do sol no momento do nascimento de uma pessoa determina o signo do zodíaco da pessoa.

Movimento Lunar

A lua gira em torno da Terra, acelerando através do céu ainda mais rápido que as estrelas . Você pode realizar um cálculo semelhante ao mencionado anteriormente para ver que a lua leva 52 minutos a menos que o sol para alcançar a mesma posição que tinha no dia anterior.

Inner Planets>

Os dois os planetas internos, Vênus e Mercúrio, são visíveis da Terra a olho nu. Eles levam muito menos de um ano para dar a volta ao sol. Observadores na Terra os vêem em lados opostos do sol ao longo do ano. Vênus e Mercúrio aparecem logo após o pôr do sol ou pouco antes do nascer do sol perto do sol em diferentes épocas do ano.

Movimento Retrógrado dos Planetas Externos

Os três planetas exteriores a seguir são visíveis da Terra com os nus olho: Marte, Júpiter e Saturno. Estando mais longe do sol e da Terra, eles demoram mais para dar a volta ao sol. Quando um dado planeta exterior está do lado oposto do céu, ele parece recuar em relação a estrelas de fundo durante parte do ano. Se você estivesse acima do sistema solar olhando para o tempo, você veria a Terra entre o sol e o planeta exterior. A Terra estaria ultrapassando o planeta exterior à medida que avança mais rápido em sua órbita, produzindo esse movimento retrógrado temporário.

Sabemos que o céu é enxergado como se fosse uma grande esfera celeste envolvendo o nosso Sistema Solar. Apesar de tudo no universo estar em movimento, em nossa perspectiva, as estrelas parecem estar paradas em relação umas às outras, já que estão extremamente longe de nós. Podemos observar um movimento aparente da esfera celeste como um todo ao longo dos dias e do ano, por causa do movimento de rotação e translação da Terra, respectivamente. 

Com o passar dos dias, podemos observar o movimento dos objetos do Sistema Solar no céu, próximos a uma linha imaginária que chamamos de eclíptica. Essa linha é definida pelo plano de órbita da Terra ao redor do Sol e nela podemos o enxergar o movimento aparente do Sol de um dia para o outro, ao longo do ano. Como o plano de órbita dos outros planetas é pouco inclinado em relação ao nosso, nós podemos observar que eles aparecerão no nosso céu próximos a essa mesma linha.

Ao longo do ano o sol parece realizar um movimento a frente das constelações do zodíaco

Gif disponível em https://bit.ly/34TpKGV 

A região que envolve a eclíptica é chamada de Zodíaco. O fato de esta região ser onde sempre vamos observar os objetos do nosso Sistema Solar é o que destaca as constelações do Zodíaco das demais.

As constelações do Zodíaco são 13, dentre as 88 que a União Astronômica Internacional definiu ao dividir o céu em regiões que são identificadas por um desenho, formado ao ligar algumas estrelas. Se você quiser saber um pouco mais sobre de onde vieram as constelações, você pode encontrar mais informações no texto “Como surgiram as constelações“, aqui no Blog do Espaço.

Ao longo do ano o sol parece realizar um movimento a frente das constelações do zodíaco

As constelações do Zodíaco

O Zodíaco é formado pelas constelações de Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Essas constelações, assim como as outras, têm sempre alguma história interessante que as envolve.

Ao longo do ano o sol parece realizar um movimento a frente das constelações do zodíaco

Representação da constelação de Escorpião

A constelação de Escorpião, por exemplo, representa um animal que foi enviado pelos deuses para perseguir Órion até a morte, sendo Órion também representado em uma constelação, mas que não é do Zodíaco. Observamos essa perseguição todos os dias pelo movimento aparente do céu. Quando Órion se põe ao oeste, o escorpião aparece ao leste e vice versa, sempre uma constelação indo atrás da outra, mas nunca presentes no céu noturno ao mesmo tempo. 

Um fato interessante é que podemos usar dessa constelação para saber em qual estação estamos. Os gregos e romanos, no hemisfério norte, olhavam para o céu no início da noite e enxergavam o escorpião, durante o verão. No nosso caso, que estamos no hemisfério sul, nós vemos esta constelação no céu no início da noite, no inverno.

Ao longo do ano o sol parece realizar um movimento a frente das constelações do zodíaco

Representação da constelação de Virgem

Outra história interessante é a da constelação de Virgem. Virgem representa Deméter, a deusa grega da colheita e agricultura. Ela tem o nome de Ceres na mitologia romana e é desse nome que vem a palavra “cereal”. Hades, o deus do mundo inferior, se apaixonou pela donzela Perséfone, que era filha de Deméter, e a sequestrou, levando-a para o submundo. Isso entristeceu a sua mãe, que acabou por deixar de cuidar da colheita e da agricultura por conta de seu desespero em ter sua filha de volta.

Zeus se meteu na história, para tentar conciliar os problemas, e ele então combinou com Hades que Perséfone ficaria uma parte de do ano no Submundo, e na outra parte ela subiria para o encontro com sua mãe. Dessa forma, as duas teriam tempos felizes juntas e Deméter conseguiria se sentir disposta para cuidar da colheita. A constelação de Virgem aparece próximo ao leste, no início da noite, sempre nos 3 meses que correspondem à primavera no hemisfério norte e ao outono no hemisfério sul. 

Quer saber mais sobre as constelações? Visite o nosso canal no Youtube e assista às lives do programa “Descobrindo o céu” (clique aqui para acessar a playlist). Recomendamos, especialmente, o vídeo “Contação de histórias: as constelações greco-romanas“.

Referências:

  1. https://spaceplace.nasa.gov/starfinder2/en/
  2. https://www.iau.org/public/themes/constellations/
  3. http://www.observatorio.ufmg.br/dicas13.htm 
  4. https://brasilescola.uol.com.br/fisica/constelacoes-zodiacais.htm#:~:text=O%20Sol%20em%20seu%20movimento,N%C3%A3o%20pare%20agora…

[Texto de autoria de Letícia Rioga, estagiária do Núcleo de Astronomia]

Por que o movimento do Sol à frente das constelações do zodíaco é apenas aparente?

Esse movimento aparente do Sol é uma consequência do movimento de translação da Terra ao redor do Sol.

O que significa dizer que o Sol está em uma determinada constelação do zodíaco?

Seria o signo solar que define como alguém se apresenta ao mundo. Funciona assim: ao nascer, a posição do Sol em relação à constelação pela qual transita irá ditar o signo solar. Por exemplo, um indivíduo que nascer no dia 30 de março, terá Áries como signo solar.

Quais são as constelações do zodíaco?

O Zodíaco é formado pelas constelações de Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio e Aquário.

Qual a relação entre os signos do zodíaco é as constelações?

Astrologia e Astronomia, qual a relação? Hoje, as constelações do zodíaco são mais citadas no contexto da astrologia ocidental, pois as 12 (ou 13) constelações correspondem aos 12 signos do zodíaco.