Aparelho digestivo ou sistema digestório, como recomenda a nova nomenclatura

2701 palavras 11 páginas

Questões sobre Sistema Digestório 1. Após a digestão das proteínas no sistema digestivo humano, os aminoácidos passam para a corrente sangüínea. É CORRETO afirmar que, no organismo, a absorção de aminoácidos ocorre no:
a) estômago
b) fígado
c) intestino delgado
d) intestino grosso

2. A digestão ocorre através da mistura dos alimentos, do movimento destes ao longo do tubo digestivo e da decomposição química de grandes moléculas de alimento para moléculas menores. Considerando-se que o processo químico se diferencia para cada tipo de alimento, é CORRETO afirmar que:
a) no estômago inicia-se a digestão das proteínas, que se finaliza no intestino delgado pela atuação do suco pancreático e secreções biliares.
b) o amido ingerido

…exibir mais conteúdo…

_________________________________
b) A acidez do quimo, que chega ao duodeno, estimula certas células da parede intestinal a liberar, especialmente, o hormônio colecistoquinina, que agirá no pâncreas, estimulando-o a liberar, principalmente, bicarbonato de sódio.________
c) A secreção do suco gástrico é estimulada por impulsos nervosos e pelo hormônio gastrina, produzido no estômago.
d) A digestão da carne inicia-se no estômago a qual sofre ação dos movimentos peristálticos

8. A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada.
Analise estas duas figuras, em que está representada uma região do intestino delgado em um indivíduo normal – I – e em um indivíduo com doença celíaca – II

Considerando-se a alteração estrutural representada na Figura II, é INCORRETO afirmar que indivíduos portadores de doença celíaca podem apresentar
a) baixa produção de hemoglobina.
b) diminuição da densidade mineral óssea.
c) aumento da absorção de água.
d) retardo do crescimento corporal.

9. Aparelho digestivo ou sistema digestório, como recomenda a nova nomenclatura, é composto de uma série de órgãos tubulares interligados, formando um único tubo que se estende desde a boca até o ânus.
Alguns órgãos que compõem esse sistema estão evidenciados na figura abaixo. Observe-a:

Considerando a figura e o

Relacionados

  • digestório

    857 palavras | 4 páginas

    Questionário de Sistema Digestório 1) Quais os órgãos que compõe este sistema? Onde se inicia e termina? 1.Cavidade da boca 2. Faringe 3. Esôfago 4. Estomago 5. Fígado 6. Pâncreas 7. Duodeno ( jejuino – íleo) 8- intestino grosso 9. Cavidade anal 2) Diferencie vestíbulo da boca da cavidade própria da boca. O que é diastema ? O vestíbulo da boca é o espaço semelhante a uma fenda entre os dentes e a gengiva e os lábios e as bochechas. A cavidade própria da boca é o espaço entre os arcos dentais….

  • digestorio

    974 palavras | 4 páginas

    QUESTÕES - SISTEMA DIGESTIVO 1. É um espaço em forma de fenda limitado externamente pelos lábios e bochechas e internamente pelas gengivas e dentes. Este espaço é denominado: a) orifício da boca b) cavidade oral propriamente dita c) vestíbulo d) rima bucal e) ístmo das fauces 2. O PALATO DURO é formado por: a) processo palatino da maxila e osso palatino b) processo palatino da mandíbula e osso palatino c) processo mandibular do palatino….

  • Sistema digestório

    2005 palavras | 9 páginas

    EXERCÍCIOS SISTEMA DIGESTÓRIO 01. (VUNESP) Observe o esquema; Identifique: a) os órgãos apontados pelas setas de um a sete. b) o local onde tem início a digestão das proteínas. c) o órgão que produz a bile. d) a região onde ocorre a absorção dos alimentos. 02. (FUVEST) Analise o esquema que representa parte do sistema digestivo do homem. a) Qual o nível de acidez (pH) no estômago? b) No intestino delgado o pH gira em torno de oito. A que se deve a alcalinidade….

  • Sistema digestorio

    1783 palavras | 8 páginas

    Sistema digestório -INTRODUÇÃO Para que nosso organismo se mantenha vivo e funcionando bem ,ele precisa receber a todo tempo nutrientes,pois é uma substância presente na alimentação de que o organismo pode se utilizar crescer ,para se manter vivo. A nutrição consiste basicamente de quatro etapas que envolvem o aproveitamento pelo organismo dos nutrientes presentes nos alimentos. A primeira etapa é a ingestão dos alimentos pela boca. Aí os alimentos sólidos são triturados pelos dentes e misturados….

  • sistema digestorio

    4164 palavras | 17 páginas

    QUESTÕES: SISTEMA DIGESTÓRIO Instruções: Leia atentamente os exercícios e tente resolvê-los. A sugestão de resposta elaborada pelo professor você irá encontrar clicando no link "Sugestão de Resposta" situado logo abaixo da pergunta. 01. (VUNESP) Observe o esquema; Identifique: a) os órgãos apontados pelas setas de um a sete. b) o local onde tem início a digestão das proteínas. c) o órgão que produz a bile. d) a região onde ocorre a absorção dos alimentos. Sugestão de Resposta:….

  • Sistema digestório - supra diafragmatico

    1700 palavras | 7 páginas

    INTRODUÇÃO O sistema digestório é responsável por fornecer para o organismo suprimentos nutritivo, para que o mesmo se mantenha vivo e funcionante. Transforma todo o alimento que ingerimos em energia para as células. O sistema digestório, em sua porção supra diafragmática, a qual se refere este trabalho, inicia-se na cavidade bucal e tem limite final no músculo diafragma. O sistema digestório supra diafragmático possui órgãos anexos, como as glândulas salivares, que fazem a secreção da saliva….

  • Sistema digestório das aves

    979 palavras | 4 páginas

    SISTEMA DIGESTÓRIO AVES Sistema Digestório FUNÇÃO: A digestão é o conjunto das transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e abssorvíveis. Sistema Digestório Boca Esôfago Papo Pro ventrículo Moela Intestino Fígado Pâncreas Cloaca Sistema Digestório A anatomia do canal alimentar das aves é diferente da dos mamíferos na área da boca, na presença de um papo no esôfago….

  • PEÇA DE TEATRO SISTEMA DIGESTÓRIO

    886 palavras | 4 páginas

    Peça de teatro sistema digestório A professora chega à sala de aula, e se depara com dois alunos que estão lanchando na sala de aula. Obs: seria bom que todos alunos do grupo participasse da aula, tipo escolinha do barulho. Professora: Boa noite queridos!!!!! Alunos: boa noite querida professora. Professora: percebo que vocês dois ai estão muito bem, lanchando acabando de encher o estômago. Alunos que estão lanchando: Sim professora, está maravilhoso estou tirando a barriga da miséria, kkkkkkkkk….

  • lista-evolução sistema digestorio

    2187 palavras | 9 páginas

    1. (Ufrj 2002) O grupo sangüíneo MN é determinado por dois alelos codominantes. A freqüência dos genótipos desse grupo sangüíneo foi amostrada em duas populações humanas e os resultados são apresentados na tabela a seguir. POPULAÇÃO MM MN NN TOTAL EUROPEUS DO NORTE 16% 48% 36% 100% EUROPEUS DO SUL 36% 48% 16% 100% Calcule a freqüência do alelo M nas duas populações e determine se a população da Europa como um todo é uma população panmítica, isto é, uma população em que….

  • Sistema digestório das aves

    1808 palavras | 8 páginas

    DIGESTÃO DAS AVES O processo digestivo nas aves é bastante complexo se formos analisar a grande variedade de espécies de aves existentes em nosso planeta. Entretanto, um dos pontos importantes em medicina veterinária é o estudo, basicamente, das aves domésticas e focando no gênero Gallus. Inicialmente devemos nos reportar à cavidade bucal das aves e em especial à preensão dos alimentos pelo bico. Ao analisarmos o bico de uma ave já podemos ter em mente o tipo de alimento ela costuma ingerir e de….

Trabalhos Populares

Qual e correto sistema digestório ou digestivo?

O Sistema Digestório é também conhecido como Sistema Digestivo ou Aparelho Digestivo. Ele é formado por um conjunto de órgãos que atuam no corpo humano. A ação desses órgãos está relacionada ao processo de transformação do alimento, que tem o objetivo de ajudar na absorção dos nutrientes.

Qual e o nome do aparelho digestivo?

O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

E correto dizer que o sistema digestivo começa a trabalhar antes mesmo de você colocar o alimento em sua boca?

Resposta verificada por especialistas Podemos afirmar que sim, o sistema digestório começa a trabalhar antes mesmo de você colocar o alimento em sua boca, e que continua trabalhando mesmo depois que você come.

O que quer dizer a expressão aparelho digestório completo?

Designação do tubo digestivo com duas aberturas, nomeadamente uma boca para a entrada de alimentos e um ânus para eliminação dos resíduos alimentares não absorvidos.