As mudanças climáticas globais são consequências principalmente das concentrações

Saiba tudo sobre as variações do clima e como pode te afetar. 

Não existem dúvidas quando ouvimos alguém dizer que nós somos responsáveis pelas Mudanças Climáticas, ou mesmo, pelo aumento das concentrações atmosféricas de dióxido de carbono (CO2) e outros gases que estimulam ainda mais o efeito estufa.  

Nem sequer temos argumentos, pois realmente somos.  

Muitos ainda não sabem quais são as consequências de nossos hábitos, mas fique sabendo que o aumento de temperatura e as mudanças climáticas são exemplos de impactos negativos que temos na Terra.  

Continue lendo este artigo caso queira entender mais sobre o seu impacto no meio ambiente e como reverter os danos.  

Vamos nessa?  

As mudanças climáticas globais são consequências principalmente das concentrações

Nesse artigo abordaremos os seguintes temas:  

O que é Aquecimento Global? 

O que é o Efeito Estufa?

Quais as consequências das mudanças climáticas?  

O que são as mudanças climáticas? 

Consequências das mudanças climáticas 

Fatores que influenciam nas consequências das mudanças climáticas 

Mudanças climáticas exigem adaptação climática 

Como implementar a adaptação climática nas cidades? 

Por que devemos promover a adaptação climática? 

Continue a leitura e confira!

O que é Aquecimento Global? 

Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2). 

O que é Efeito Estufa? 

 O Efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, essa camada composta principalmente por gás carbônico (CO²), metano (CH4), N²O (óxido nitroso) e vapor d água, é um fenômeno natural fundamental para manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies. 

Quais as consequências das mudanças climáticas?  

As consequências das mudanças climáticas podem atingir a sociedade de diversas formas: Impactando as áreas social, cultural e ambiental.  

A saúde humana, a infraestrutura das comunidades, os sistemas de transporte, os suprimentos de água e a comida também são exemplos de segmentos que podem ser prejudicados por esse fenômeno.  

No entanto, desafios maiores podem ser mais visíveis em alguns grupos sociais, como pessoas que vivem em áreas mais pobres e vulneráveis ou idosos e comunidades de imigrantes. 


SAIBA MAIS

As mudanças climáticas globais são consequências principalmente das concentrações


O que são as mudanças climáticas? 

As mudanças climáticas são as variações climáticas na temperatura, precipitação e nebulosidade em escala global. Elas podem ser causadas por fatores naturais, como as alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra.  

Porém, a ação humana está provocando o aumento da temperatura no planeta, aos longos dos últimos 250 anos.  

E é sobre as consequências dessas ações que falaremos no artigo, confira!  

Consequências das mudanças climáticas 

Desertificação 

A desertificação é causada, além de fenômenos naturais, pelas atividades humanas e alterações climáticas. Dentre as ações causadora, as queimadas e os desmatamentos destacam-se, bem como a prática da monocultura. 

É estimado que cerca de 135 milhões de pessoas estão sob o risco de perder suas terras por conta da desertificação. Segundo a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, a África pode perder cerca de 2/3 de suas terras produtivas até 2025, enquanto a Ásia e a América do Sul podem perder 1/3 e 1/5, respectivamente.  

Algumas áreas inteiras podem se tornar inabitáveis como consequência dos crescentes efeitos das mudanças climáticas, além da agricultura predatória, mananciais sobrecarregados e explosões demográficas.  

Elevação do nível do mar 

O Brasil é um dos países mais vulneráveis ao aumento do nível dos oceanos, uma vez que possui uma linha costeia imensa e com várias cidades com ata densidade demográfica, como a cidade do Rio de Janeiro e Santos.  

O nível do mar deve subir em média de 18 a 59 cm até o final do século XXI, o que implicaria no desaparecimento de muitas ilhas e em alguns casos, países inteiros. 

Com os danos fortes em várias áreas costeiras, além de causar enchentes e erosão. Uma elevação de 50 cm no nível do oceano Atlântico poderia, por exemplo, consumir 100 metros em algumas praias no Norte e Nordeste do Brasil. 

As mudanças climáticas globais são consequências principalmente das concentrações

Perda de cobertura de gelo 

O Ártico já perdeu cerca de 7% de sua superfície de gelo desde 1900, sendo que na primavera esta redução chega a 15% de sua área. Nos próximos anos, pode ser que tenha uma diminuição ainda maior na cobertura de gelo da Terra tanto no Ártico quanto na Antártica. 

Algumas projeções indicam ainda o desaparecimento quase total do gelo marinho ártico no final do verão. Os processos de derretimento deste gelo são lentos.  

Todos esses gelos estão derretendo e contribuindo para o aumento do nível do mar.  

Disponibilidade de recursos hídricos 

Outra consequência das mudanças climáticas diz respeito às alterações no regime das chuvas, onde áreas áridas poderão se tornar ainda mais secas.  

Na Amazônia, por exemplo, as chuvas poderão diminuir em 20% até o final deste século. Poderá ocorrer também a escassez de água potável em regiões críticas, que já enfrentam estresse hídrico. 

Mudanças nos ecossistemas 

As alterações climáticas previstas afetarão os ecossistemas e poderão colocar em risco a sobrevivência de várias espécies do nosso planeta.  

Não é à toa que o tema da Semana do Meio Ambiente 2021, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) é a restauração dos ecossistemas.  

Uma vez que a consequência das mudanças climáticas, afeta diretamente a biodiversidade de vários ecossistemas.  

A antecipação ou retardamento do início do período de migração de pássaros e insetos e dos ciclos reprodutivos de sapos, a floração precoce de algumas plantas, a redução na produção de flores e frutos de algumas espécies da Amazônia, a redução da distribuição geográfica de recifes de corais e mangues, o aumento na população de vetores como malária ou dengue e a extinção de espécies endêmicas são alguns exemplos dos impactos da mudança climática global sobre a biodiversidade do planeta. 

Esses são alguns exemplos de como as mudanças climáticas provocam alterações nos ecossistemas. 


SAIBA MAIS 

As mudanças climáticas globais são consequências principalmente das concentrações


 Danos a propriedades e infraestruturas 

O relatório “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas” traça os possíveis cenários para as cidades da costa do Brasil caso as mudanças climáticas continuem se intensificando.  

Cidades localizadas no litoral, que abrigam 60% da população brasileira e geram 30% do PIB nacional, devem ser as mais afetadas.  

Isso deve acontecer devido ao aumento do nível dos oceanos, que pode afetar a população e a infraestrutura da região, além de prejudicar as atividades agropecuária e industrial. 

Impactos na saúde e bem-estar da população humana 

As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global aumentam a intensidade, a frequência e o impacto de eventos climáticos extremos, sejam de frio ou de calor.

Esses eventos, além de impactarem o ambiente, causam efeitos nocivos à saúde humana, como aumento do risco de suicídio, problemas respiratórios e cardiovasculares, entre outros. 

Um estudo mostrou que as alergias causadas por pólen também podem aumentar. Isso porque as mudanças climáticas e na distribuição de espécies decorrentes do aquecimento global fazem com que as pessoas fiquem expostas a novos tipos de pólen. 

Outro estudo mostrou que a desaceleração do aquecimento global observada no final do século passado refletiu na diminuição da transmissão de malária nas terras altas da Etiópia.

Isso sugere que esse fenômeno está diretamente relacionado à diminuição ou aumento da transmissão de algumas doenças. 

Fatores que influenciam nas consequências das mudanças climáticas 

Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, estão:  

  • A queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia,  
  • Atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de resíduos sólidos (lixo) e desmatamento.  

Todas estas atividades emitem grande quantidade de CO² e de gases formadores do efeito estufa.

 No Brasil, as mudanças do uso do solo e o desmatamento são responsáveis pela maior parte das nossas emissões e faz o país ser um dos líderes mundiais em emissões de gases de efeito estufa.

Isto porque as áreas de florestas e os ecossistemas naturais são grandes reservatórios e sumidouros de carbono por sua capacidade de absorver e estocar CO².  

Mas quando acontece um incêndio florestal ou uma área é desmatada, esse carbono é liberado para a atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global. 

Mudanças climáticas exigem adaptação climática 

Adaptação às mudanças climáticas pode ser entendida como uma série de respostas aos impactos atuais e potenciais da mudança do clima, com objetivo de minimizar possíveis danos e aproveitar as oportunidades potenciais.  

Essa adaptação climática diz respeito à capacidade de reduzir a vulnerabilidade biológica ou socioeconômica frente às mudanças climáticas, 

Como implementar a adaptação climática nas cidades? 

adaptação climática ultrapassa limites geográficos. Isso porque problemas como enchentes, deslizamentos de terra, secas, tempestades severas e outros desastres naturais são fenômenos que estão ligados a sistemas naturais amplos.

Cujas causas vão além de características de um território específico. Muitas vezes, essas causas estão ligadas a problemas ambientais globais, como as mudanças climáticas. 

As mudanças climáticas globais são consequências principalmente das concentrações

Injustiça ambiental 

A justiça ambiental é um conceito e um movimento político que se refere à necessidade de reduzir as assimetrias sociais e econômicas decorrentes do contexto ambiental de determinados grupos sociais. 

Escassez de recursos naturais, desequilíbrio de ecossistemas, desastres naturais e fenômenos climáticos não respeitam distribuições geográficas e impactam classes, gênero e raça de formas distintas. 

Da mesma forma, os impactos da mudança do clima não são distribuídos de modo igualitário na sociedade, caracterizando um contexto de injustiça ambientais. Populações urbanas, negras, indígenas e pobres são mais vulneráveis a impactos ambientais. 

Em nosso país, esses grupos costumam ser populações de baixa renda, mulheres, povos étnicos tradicionais, operários, extrativistas, comunidades de terreiro, faxinais, negros urbanos, ribeirinhos, indígenas e quilombolas. 

Dessa forma, a implementação da adaptação climática precisa levar em conta as características peculiares de cada território e sua população. 

Por que devemos promover a adaptação climática? 

Uma infraestrutura adaptada às mudanças climáticas promove vida, bem-estar e renda.

Atividades como reflorestamento, manejo florestal, reciclagem, recuperação de resíduos e desenvolvimento de transporte ativo (ciclovias e calçadas) geram mais empregos do que atividades impactantes como uso de lixões e aterros sanitários; desmatamento; e construção de estradas. 

Se você gostou deste artigo, acompanhe o nosso perfil do Instagram! Lá, postaremos quando tiver novos textos por aqui.

Quais as principais consequências das mudanças climáticas?

As mudanças climáticas afetam a disponibilidade de água, tornando-a mais escassa em mais regiões. O aquecimento global agrava os períodos de seca em regiões onde a falta de água já é comum e leva a um risco maior de secas agrícolas, afetando plantações, e secas ecológicas, aumentando a vulnerabilidade dos ecossistemas.

Quais são as principais causas das mudanças climáticas no planeta?

Confira abaixo uma lista com 10 eventos naturais que também causam variações climáticas..
Ciclos solares. ... .
Enxofre vulcânico. ... .
Flutuação climática a longo prazo. ... .
Variação orbital. ... .
Dióxido de carbono e termostato de meteorização. ... .
Placas tectônicas. ... .
Impacto de asteroides. ... .
Alterações evolucionárias..

Quais as principais causas e consequências das mudanças climáticas?

As atividades humanas afetam cada vez mais o clima e a temperatura da Terra, queimando combustíveis fósseis e derrubando florestas tropicais. Dessa forma, enormes quantidades de gases de efeito estufa são somados àqueles presentes naturalmente na atmosfera, aumentando o efeito estufa e o aquecimento global.

O que são as mudanças climáticas globais?

O termo mudanças climáticas, alterações do clima ou mudança do clima refere-se ao conjunto de alterações no clima global que ocorrem como resultado de interferências que tanto podem ter origem natural, como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra, quanto de atividades humanas, com emissões ...