Atender ligação whatsapp web

O WhatsApp liberou nesta quinta-feira (4) chamadas de voz e vídeo pelo computador, por meio dos aplicativos para Windows e Mac.

A ferramenta, no entanto, não funciona no WhatsApp Web, que é aberto pelo navegador do computador. É preciso baixar o aplicativo para o computador.

Além disso, só é possível fazer ligações individuais – o recurso de chamadas em grupo de até 8 pessoas ainda não está liberado.

A janela das chamadas de vídeo funciona nos modos paisagem e retrato, pode ser redimensionada, e está configurada para ficar sempre em primeiro plano em relação às outras janelas.

A liberação das chamadas no computador será feita de forma gradual, então é possível que a opção não apareça imediatamente para todas as pessoas. O WhatsApp, porém, está liberando a atualização no mundo todo.

Como fazer ligações pelo WhatsApp?

  1. Baixe o aplicativo do WhatsApp para Windows ou Mac;
  2. Faça o login com o seu WhatsApp. No Android, toque no ícone de três pontinhos localizado na parte de cia da tela e aperte em "WhatsApp Web". No iPhone, clique no ícone da engrenagem (Ajustes) que fica na parte de baixo e toque em "WhatsApp Web/Computador".
  3. Em seguida escaneie o QR Code;
  4. Abra uma conversa e ao lado da foto e do nome do seu contato, clique no ícone de ligação por voz ou vídeo.

Entenda a nova política de privacidade do WhatsApp

Atender ligação whatsapp web

Seis perguntas sobre a nova política de privacidade do WhatsApp

Veja dicas para se manter seguro na internet:

Além do celular, é possível fazer chamada de vídeo no WhatsApp Web. A versão do mensageiro para computadores também permite usar uma câmera para conversar com outras pessoas usando vídeo em tempo real.

  • Como usar o WhatsApp Web | Guia Prático
  • Como baixar e instalar o WhatsApp: erros e soluções

O recurso é gratuito e funciona mesmo se os usuários estiverem em países diferentes. Aprenda no tutorial a seguir como fazer chamada de vídeo no WhatsApp Web.

Como conversar por vídeo no WhatsApp Web

Por enquanto, fazer chamada de vídeo no WhatsApp Web só está disponível no programa para Windows e macOS. Ou seja, primeiro você precisa baixar o utilitário no seu computador e conectar sua conta do WhatsApp escaneando o QR Code.

Feito isso, siga os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo WhatsApp no computador;
  2. Selecione a conversa da pessoa que você quer falar por vídeo;
  3. Toque no ícone de câmera, no canto superior direito;
  4. Se necessário, autorize o acesso do app ao microfone e webcam do PC;
  5. Aguarde a outra pessoa aceitar o convite para a chamada de vídeo.
Atender ligação whatsapp web
Tela mostra como fazer chamada de vídeo no WhatsApp Web (Captura de tela: Caio Carvalho)

E pronto. Durante a chamada de vídeo, você ainda pode silenciar o microfone ou pausar a exibição da sua webcam usando os controles na janela do contato. Para encerrar a ligação, basta clicar no botão de vermelho.

Posso fazer chamada de vídeo no WhatsApp Web no navegador?

Não. O WhatsApp ainda não permite fazer chamada de vídeo na versão do mensageiro para navegadores web.

Posso fazer chamadas em grupo no WhatsApp Web?

Não. No momento, chamadas em grupo não são compatíveis com o WhatsApp para computador.

Por que não consigo fazer chamada de vídeo no WhatsApp Web?

O aplicativo desktop do WhatsApp é compatível com computadores rodando o Windows 10 (64-bit) versão 1903 e posterior, e com macOS 10.13 e posterior. Certifique-se que o sistema esteja dentro dos requisitos mínimos da plataforma.

Também verifique se o seu computador e celular estão conectados à internet, e que a webcam e microfone do dispositivo estejam conectados ao PC. Lembre-se ainda que o WhatsApp precisa da sua permissão para acessar a câmera e microfone. Então, se você recusou a primeira solicitação, talvez seja necessário reiniciar o programa.

Fonte: WhatsApp (1, 2, 3)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Em breve, você poderá realizar chamadas de voz e vídeo no WhatsApp pelo PC. O mensageiro começou a liberar a função de ligação na versão web para alguns usuários recentemente. O recurso estava em fase de desenvolvimento há cerca de dois anos, segundo informações do WABetaInfo.

  • Como acelerar áudios no WhatsApp Web
  • Como usar o WhatsApp Web [Guia prático]

Atender ligação whatsapp web

WhatsApp Web (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como já havíamos reportado anteriormente, quando as chamadas estiverem disponíveis para você, o WhatsApp Web irá exibir um ícone de telefone e câmera no cabeçalho. Elas são válidas tanto para conversas individuais quanto para grupos.

Atender ligação whatsapp web

WhatsApp Web testa ícones para chamadas de voz e vídeo (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Ao receber uma ligação no WhatsApp Web, o mensageiro exibirá uma pequena janela flutuante, na qual você pode atender ou recusar a ligação.

Enquanto uma chamada estiver ativa, também será possível visualizá-la em uma seção dedicada, como mostra a imagem a seguir. Nesta área, é possível saber o tempo de duração da conversa, ativar ou desativar o microfone e a câmera, e encerrar a ligação.

Atender ligação whatsapp web

Realizando uma chamada de voz no WhatsApp Web. (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Disponibilidade das chamadas no WhatsApp Web

Ainda não se sabe quando o WhatsApp irá liberar a função para todos os usuários, mas é provável que isso ocorra nas próximas semanas. Por enquanto, o recurso está em testes e pode se comportar de forma instável para os usuários selecionados.

Com informações: WABetaInfo

WhatsAppWhatsApp Web

Tem como atender ligação do WhatsApp no PC?

Ao receber uma ligação no WhatsApp Web, o mensageiro exibirá uma pequena janela flutuante, na qual você pode atender ou recusar a ligação. Enquanto uma chamada estiver ativa, também será possível visualizá-la em uma seção dedicada, como mostra a imagem a seguir.

Como aceitar ligação no WhatsApp web?

Como mencionado, a versão experimental de vídeo chamada WhatsApp Web ainda não permite ligações pelo navegador. Por isso, é necessário fazer o download do programa diretamente na plataforma desktop. O WhatsApp disponibiliza o software gratuitamente para sistemas Windows e Mac.

Como atender chamada de vídeo no WhatsApp web?

Como conversar por vídeo no WhatsApp Web.
Abra o aplicativo WhatsApp no computador;.
Selecione a conversa da pessoa que você quer falar por vídeo;.
Toque no ícone de câmera, no canto superior direito;.
Se necessário, autorize o acesso do app ao microfone e webcam do PC;.

É possível fazer chamadas pelo WhatsApp web?

A novidade está disponível no aplicativo do WhatsApp para os sistemas Windows 8 e posterior, e no macOS. Por ora, a função não funciona no WhatsApp Web, pelo navegador, e nem para chamadas em grupo. A seguir, confira como fazer ligações de áudio e vídeo pelo WhatsApp no computador.