Banho de gel nas unhas faz mal

Reunimos as maiores dúvidas sobre as unhas de gel

Dúvidas não faltam quando o assunto é unhas de gel. Esmalte em gel é a mesma coisa que unha em gel? Dura muito? Estraga as unhas naturais? Com a ajuda da expert Eduarda Berkowitz, dona da esmalteria Palm Nail Bar (@palmrj), no Rio de Janeiro, desvendamos o que é mito e o que é verdade quando o assunto é o uso de gel nas unhas.

Unhas de gel: 7 mitos e verdades sobre a técnica (Foto: Reprodução/ Instagram @palmrj) — Foto: Glamour

1. Unha de gel é alongamento

Unhas de gel: 7 mitos e verdades sobre a técnica (Foto: Reprodução/ Instagram @nails.bab) — Foto: Glamour

Mito. Muita gente chama unha de gel tanto o alongamento, quanto o banho de gel. "No banho, aplicamos camadas de gel na unha natural sem alterar o comprimento. A vantagem é que a unha fica mais rígida", explica Eduarda.

Já o alongamento consiste em, com a ajuda de gel moldado, deixar as unhas mais longas.

2. Esmaltação em gel só pode ser feita em unhas de gel

Mito. A esmaltação em gel é aquela que usamos um esmalte que deve ser curado em uma cabine de LED ou UV e pode ser feita em qualquer tipo de unha.

3. O alongamento em gel pode enfraquecer as unhas

Unhas de gel: 7 mitos e verdades sobre a técnica (Foto: Reprodução/ Instagram @palmrj) — Foto: Glamour

Verdade. Ele pode deixar as unhas mais fracas - e você tem que ter ciência dessa possível consequência antes de colocar suas unhas. Para minimizar os danos, é importante manter a manutenção em dia. "Isso evita infiltrações, que podem causar fungos e bactérias e até um acidente que possa acabar descolando camadas das unhas naturais", explica Eduarda.

Mas é válido relembrar que, apesar de desagradáveis, os danos são temporários.

4. Dá para tirar o alongamento sozinha

Mito. A remoção do alongamento é a parte mais agressiva do processo e, se feita de forma errada, pode trazer inúmeros danos para a unha. "Descamação, enfraquecimento e até quebra".

5. Dá para tirar esmalte em gel em casa

Unhas de gel: 7 mitos e verdades sobre a técnica (Foto: Reprodução/ Instagram @noir__beauty) — Foto: Glamour

Verdade. Mas, atenta: os métodos para tirar o esmalte em gel em casa geralmente consistem em deixar as unhas de molho na acetona - segundo a expert, é eficiente, mas pode ressecar demais a região. Por isso, vale apostar em uma super hidratação nas unhas e mãos depois da remoção.

6. Dá para esmaltar um alongamento em gel com qualquer esmalte

Verdade. Você não precisa passar um esmalte gel no alongamento de gel. Eduarda ainda dá a dica: "O gel do alongamento preserva o esmalte e prolonga bastante a duração da esmaltação, mesmo tendo sido feita com esmaltes convencionais."

7. O alongamento dura semanas

Unhas de gel: 7 mitos e verdades sobre a técnica (Foto: Reprodução/ Instagram @the_gelbottle_inc) — Foto: Glamour

Verdade. A verdade é que ele pode durar até meses. "O importante é fazer sempre a manutenção em dia e ficar de olho nos cuidados cotidianos", as manutenções são feitas, em média, a cada 20 dias. "Quem vai dizer se é necessário remover o alongamento e fazer uma nova aplicação é um profissional", diz. Lembrando que a aplicação também fica nas mãos (literalmente) de profissional especializado

Banho de gel nas unhas faz mal

Qual é a primeira coisa que você observa numa mulher?

As tetas? Claro que não né kkkkk. EU observo as mãos, mais precisamente as unhas. Acho lindo unhas bem feitinhas. Pra mim, é sinônimo de capricho feminino.

Contudo, manter as unhas lindas é uma tarefa difícil, ainda mais para aquelas que lidam com os maravilindos trabalhos domésticos, ou qualquer tipo de atividade prazerosa (cof cof cof) que envolva muita água e produtos químicos (detergentes, sabão, desinfetante etc).

É desanimador pagar entre 25 a 40 reais para fazer as mãos, sabendo que o preço do litrinho tá 1,89 e que esse esmalte não vai durar dois dias.

Particularmente, as minhas unhas são bugadas e têm mil problemas: são finas demais, lascam demais e a dona delas é estabanada demais. Já consegui quebrar a unha colocando cinto de segurança, vestindo calça, penteando cabelo, espirrando e mais um tanto de situações muito bizarras.

Já tentei de tudo para fortalecer e manter as caralhas das unhas com um tamanho razoável, mas até a semana passada, nada havia funcionado. Já estava desistindo e ficando conformada com o fato de ter mãos de criança e com as unhas feiosas.

Digo “até a semana passada” porque fui testar uma aplicação chamada BANHO DE GEL e aproveitei a oportunidade para esclarecer as minhas dúvidas quanto aos outros tipos de aplicações.

Portanto, se você é como eu e não faz muita ideia do que o mundo das manicures está oferecendo, cola aí e vamos ver o que as “arranca bife” têm de mais bacana:

Unha normal/esmaltada

Aquela normalzona que você vai, fica uma hora e meia, tira os cascão dos pés, faz as patas e sai de lá linda, atualizada dos bafos da cidade, sabendo quem tá dando pra quem e quem tá largada no carnaval, MAS, basta lavar uma louça que já Elvis.

Ai gente, ninguém merece você fazer as unhas e logo em seguida fazer janta e lavar os trem. Quando eu faço a mão, todo mundo já sabe que eu vou entrar no modo EDWARD MÃOS DE TESOURA.

Banho de gel nas unhas faz mal

Vantagens: ir ao salão e fofocar; ficar com as mãos e pés lindos; preço razoável (25 a 35 pé e mão aqui na minha cidade. E na de vocês?).

Desvantagens: a durabilidade do esmalte é muito pequena. Em mim dura sem lascar no máximo por dois dias. Por isso, geralmente faço sexta no fim da tarde ou sábado de manhã pra maximizar o “uso da mão” kkkkkkkk.

Como retirar: acetona ou removedor de esmalte.

*Luiza invadindo o post da Mari pra perguntar se vocês já fizeram o curso de manicure da Faby Cardoso? Me contem o que acharam.

Unha postiça

Famosa “unhão de travesti”, também conhecida como unha de preguiçosa. Aquela vendida em farmácias e drogarias. Basta tirar o adesivo e colar nas unhas por um preço razoável (máximo 30 conto).

Desvantagens: tenho agonia de olhar por baixo e ver a minha unha; fica artificial demais; a sensação da unha postiça é ruim (ao menos pra mim), faz uma pressão esquisita na unha verdadeira e sai com muita facilidade.

Vantagens: facilidade e rapidez.

Como retirar: aplicação de água morna amolece a cola da unha postiça. Não é difícil de retirar.

Banho em gel

É uma aplicação direta na unha e que utiliza o gel para deixá-la dura como acrílico. No início eu pensei “nahhhhhh isso aí não vai virar nada”.

Primeiramente, a manicure parecia o professor de Breaking Bad com altas químicas e luzes. Fez a limpeza da cutícula e lixou normal. Depois passou antifúngico, colocou as minhas mãos na luz ultravioleta aí foi fazer a aplicação em gel. No fim, finalizou com a cor que eu escolhi e esmaltou.

Banho de gel nas unhas faz mal

Vantagem: Estou há 9 dias com as mãos feitas, bonitas e sem nenhuma lasquinha. Deu tempo de enjoar da cor do esmalte! Ceis não têm noção que isso nunca aconteceu comigo!

Nesse meio tempo, lavei louça todos os dias, fiz faxina, lavei pano de chão na mão, dei banho na Kiki e na Zumira, fiz lesco (sempre quebro as unhas no secso animal), lavei as madeixas e a minha unha não quebrou!

Banho de gel nas unhas faz mal

Desvantagem: preço (varia de 40 a 80 reais por aplicação); muito tempo com o mesmo esmalte; risco de dar fungos se o gel rachar e se não der manutenção no tempo adequado (10 em 10 dias). Tempo de espera só para fazer as mãos é de uma hora e meia.

Como retirar: não retira! Tem que esperar a unha crescer e “ir cortando” o gel. Contudo, dá pra retirar o esmalte com REMOVEDOR e esmaltar as unhas e o gel sem problemas. Não usem acetona, pois vai deixar o gel quebradiço (craquelado) e ele não vai sair totalmente.

Alongamento com fibra de vidro

Essa aqui é só pras rikas de plantão, porque pagar 150 a 180 Temers pra fazer só a mão é muito caro pra mim, Deus me livre. Prefiro gastar essa grana com dorgas kkk

Falei pra Glau: Glaucinéia, com 150 do bão você vai ter que ir lá na minha casa, fazer faxina, lavar as roupas, me fazer uma massagem e dar banho na Kiki e na Zumira. Eu sô pobre fia, e não tenho coragem de fazer, não.

Foi onde ela sugeriu o banho em gel que é a opção pobre do alongamento com fibra de vidro.

Imagine que o alongamento também tem manutenção de 10 em 10 dias, pagando a bagatela de 80 mangos. MASSSS fica lindo! Se você tiver grana sobrando e não for muquirana como eu, vale a pena.

Vantagem: unha linda, no tamanho que você escolher, super natural.

Desvantagens: risco de fungos e ser pobre.

Como retirar: não retira! Também vai demandar paciência e cortador de unha para retirar a fibra, porém, com o removedor de esmaltes, dá para esmaltar por cima e trocar a cor conforme a sua vontade.

PS: Em nenhum dos casos é legal utilizar a acetona, pois é muito agressiva para as unhas, então tenham sempre à mão um removedor de esmaltes!

*******************

É isso aí galera. Espero que tenham gostado e que procurem sempre um bom profissional, com materiais esterilizados e não reutilizados pra não contrair hepatite C e, sempre que puderem, levem seus esmaltes pra não correrem risco de contrair fungos.

Faz mal dar banho de gel nas unhas?

O banho de gel também não danifica as unhas naturais, pelo contrário, o banho preserva a saúde das unhas evitando a descamação, rupturas, danos e quebras das unhas.

Quanto tempo dura o banho de gel nas unhas?

O banho de gel faz com que as unhas não fiquem tão quebradiças e não descamem, além de aumentar a durabilidade do esmalte. “Esse processo tem duração ilimitada, bastando para isso fazer uma manutenção regular, repondo o gel para renovar o brilho.

Quais as vantagens e desvantagens do banho de gel nas unhas?

Vantagem: unha linda, no tamanho que você escolher, super natural. Desvantagens: risco de fungos e ser pobre. Como retirar: não retira! Também vai demandar paciência e cortador de unha para retirar a fibra, porém, com o removedor de esmaltes, dá para esmaltar por cima e trocar a cor conforme a sua vontade.

Quais os danos que a unha de gel pode causar?

Outro problema que pode acontecer é , quando as unhas em gel começam a descascar e descolar, a água pode se infiltrar nas unhas e isso pode abrigar bactérias e fungos. Quando o gel é removido de forma incorreta ,algumas camadas da unha provavelmente se desprendem junto, demorando até 6 meses para ser reparada.