Certidão dos tabelionatos de protestos do local de residência dos últimos cinco anos

A Certidão de Protesto é um documento que pode ser solicitado por qualquer pessoa. Basta informar o CPF ou CNPJ a ser pesquisado para que os dados dos protestos existentes sejam fornecidos. Caso não existam protestos, será expedida uma Certidão Negativa, que comprova a inexistência de protesto no documento.

A certidão de protesto é emitida para comprovar a existência de inadimplência ou a quitação dessa dívida. A consulta pode ser feita para pessoas físicas e jurídicas.

Desenvolvemos esse conteúdo para explicar como o documento funciona, para que ele serve e como solicitar a certidão pela internet.

Aproveite a leitura.

Peça a segunda via da certidão de protesto online sem sair de casa.

O que é certidão de protesto.

A certidão de protesto indica se existem ou não pendências financeiras relacionadas a uma determinada pessoa ou empresa.

Vamos explicar melhor: quase todo mundo já fez uma compra a prazo por boleto, emitiu um cheque ou assinou uma nota promissória, certo?

Se a compra a prazo foi realizada em uma loja, teve que assinar um contrato e o comerciante emitiu um carnê ou o pagamento foi com um cheque pré-datado.

Em ambos os casos, um compromisso foi firmado e o comprador pode ter muita dor de cabeça se não pagar. Nestes casos, o credor pode levar seu título ao Cartório de Protesto.

Ao fazer o registro de protesto, a situação de inadimplência é formalizada diante do cartório.

O que é certidão negativa de protesto.

Então, como vimos, a certidão em pauta é emitida quando é necessário comprovar se há ou não algum registro de protesto sobre determinado CPF ou CNPJ, podendo ser:

  • negativa: a certidão de protesto negativa indica que não há pendências relacionadas ao CPF ou ao CNPJ consultado;
  • positiva: caso o nome consultado tenha qualquer pendência, a certidão de protesto será positiva.

A certidão positiva apresentará o nome da empresa ou pessoa responsável por registrar o protesto e, também, o valor protestado.

Enquanto o pagamento da dívida não for realizado, o nome do devedor constará em todas as certidões como uma pendência protestada, o que configura como certidão positiva de protesto.

Para que serve a certidão de protesto.

A certidão de protesto serve para atestar a presença ou a ausência de dívidas protestadas.

Veja, se você precisa consultar e comprovar a existência de algum protesto em seu nome ou em nome de outras pessoas, uma certidão de protesto será emitida.

A certidão também serve para indicar a quitação da dívida que havia sido protestada.

O protesto de um título deve ser registrado diretamente no Cartório de Protesto, assim como a solicitação de sua baixa quando o débito for quitado.

Certidão dos tabelionatos de protestos do local de residência dos últimos cinco anos
Certidão dos tabelionatos de protestos do local de residência dos últimos cinco anos

Como saber se meu nome foi protestado?

É possível fazer uma consulta simples, inicialmente. Para isso, basta acessar o site da Central das Certidões e ir na aba “Serviços Cadastrais”. 

Tipos de certidão de protesto.

Existem alguns tipos de certidão de protesto e cada um deles apresenta características diferentes. É importante entender essas diferenças para saber quando usar cada certidão.

A seguir você pode entender quais são e para que servem os quatro tipos de certidão de protesto.

Certidão de protesto (negativa ou positiva).

Como explicamos logo no início desse conteúdo, o objetivo desta certidão de protesto é verificar se há pendências em aberto registradas no cartório.

Se a certidão de protesto for negativa, representa que não há registro de inadimplência para o CPF ou CNPJ consultado no cartório de protesto. Também há possibilidade de solicitar pendências em nome do casal.

Caso a consulta seja feita em um cartório diferente daquele onde o protesto foi realizado, a certidão também constará como negativa.

Por isso, é importante saber o nome do cartório onde o protesto foi registrado no momento da consulta.

Certidão do instrumento de protesto.

Essa é a via com o teor do protesto emitida pelo cartório e entregue ao credor da dívida. Se o débito não for pago pelo devedor dentro do prazo informado, o instrumento de protesto somente poderá ser retirado com o credor da dívida.

Certidão positiva de cancelamento.

A certidão positiva de cancelamento é emitida quando o devedor quita sua dívida com o credor.

Para isso, é necessário que o devedor vá até o Cartório de Protesto com o instrumento de protesto em mãos, para realizar a baixa da inadimplência.

Neste caso, a dívida protestada constará como paga no Cartório de Protesto e será emitida uma certidão positiva de cancelamento.

Certidão de Inteiro Teor.

A certidão de inteiro teor traz as informações completas do protesto, como dados do credor, dados do devedor, descrição detalhada da negociação da compra e valor da dívida, por exemplo.

Como pedir certidão de protesto pela internet.

Te falta tempo para ir até o cartório ou mora em uma cidade diferente de onde o registro de protesto foi feito? Para resolver isso, você pode solicitar o documento online pela Central das Certidões.

Veja como fazer esse pedido:

  • acesse o site da Central das Certidões;
  • clique em “pedir certidão”;
  • preencha os dados solicitados, indicando que você deseja emitir a certidão de protesto;
  • informe em qual cartório você deseja realizar a busca;
  • pronto, agora é só aguardar o documento chegar até você.

Vale destacar que a cidade de São Paulo conta com uma central de protesto de títulos, que permite consultar os 10 Cartórios de Protesto da capital.

Caso o protesto que deseja consultar tenha sido registrado em São Paulo, selecione a opção “Dez Cartórios de Protesto” ao indicar em quais cartórios a busca deve ser realizada.

Outro ponto importante é que a Central das Certidões entrega documentos para o Brasil e para o exterior, garantindo comodidade, segurança e praticidade a você.

Documentos necessários.

Para pedir a certidão de protesto, é preciso informar o CPF e RG da pessoa física ou o CNPJ da pessoa jurídica. 

Solicitar certidão de protesto varia conforme o estado? E qual o valor dela? 

Na Central das Certidões, você pode pedir a certidão de protesto de qualquer estado do Brasil. 

O detalhe é que o valor da certidão de protesto pode variar de acordo com os estados. Diante disso, o melhor é verificar, diretamente em nosso site, quanto a certidão pode custar para o seu caso. 

Certidão dos tabelionatos de protestos do local de residência dos últimos cinco anos
Certidão dos tabelionatos de protestos do local de residência dos últimos cinco anos

Quanto tempo demora para sair uma certidão de protesto?

O prazo, assim como o valor, também é variável. Na Central das Certidões, você pode realizar o pedido e já ver quanto o serviço ficará para você. 

Quais os documentos que podem ser protestados?

Os documentos que podem ser protestados pelo cartório são: 

  • notas promissoras;
  • cheques;
  • letras de câmbio;
  • cédulas de crédito bancário;
  • dentre outros. 

Peça a segunda via da certidão de protesto online e receba o documento em casa.

Resumindo.

Como vimos, ao longo deste conteúdo, a certidão de protesto é fundamental para atestar a presença ou a ausência de débitos para empresas e pessoas físicas.

O documento serve não apenas para consultar e comprovar a dívida, mas também para certificar a quitação do débito pelo devedor.

A Central das Certidões está aqui para cuidar de todo o processo para você, desde a consulta de dados, até a emissão da certidão de protesto, seja ela negativa ou positiva.

Você não precisa se preocupar em ir até o cartório: basta fazer o pedido online e aguardar a entrega da certidão na sua casa.

O que é certidão dos tabelionatos de Protestos do local de residência?

O que é uma Certidão de protesto. A Certidão de protesto é um documento emitido pelo cartório em formato digital ou em papel, que informa a existência ou não de protesto em um CPF/CNPJ. Informando que NÃO CONSTAM PROTESTOS no CPF/CNPJ pesquisado.

Como tirar certidão dos tabelionatos de protesto?

Como pedir certidão de protesto pela internet..
acesse o site da Central das Certidões;.
clique em “pedir certidão”;.
preencha os dados solicitados, indicando que você deseja emitir a certidão de protesto;.
informe em qual cartório você deseja realizar a busca;.
pronto, agora é só aguardar o documento chegar até você..

Como tirar certidão de protesto de graça?

Através do site da Central Nacional de Protesto (CENPROT), www.PesquisaProtesto.com.br, você pode fazer uma Consulta Gratuita de Protesto e obter informações sobre a existência de protesto, além de ter toda a orientação de como regularizar essa situação.

Como solicitar certidão de protesto no cartório?

Como solicitar uma certidão de protesto para qualquer cartório do Brasil. Como o credor poderá autorizar online o cancelamento de protesto. Como cancelar o seu protesto com autorização para o cancelamento. enviar títulos a protesto.