Com a retração do binomio taylorismo

Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada do tipo taylorista e fordista. Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis por meio de empregos formais.

ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaio sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

Uma nova característica dos trabalhadores requerida pelas mudanças apresentadas no texto é o(a) 

A)

formação em nível superior. 

B)

registro em organização sindical. 

C)

experiência profissional comprovada. 

D)

flexibilidade no exercício da ocupação.

E)

obediência às normas de segurança laboral. 

Reportar

A alternativa correta é a letra D)

Bora salvar o seu Enem 2022? Aumente sua nota com nossas práticas inteligentes.

Com a retração do binomio taylorismo

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Como a retração do Binomio taylorismo?

(Enem 2021) Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada do tipo taylorista e fordista.

Qual é o principal objetivo do taylorismo?

A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário.

Qual das características do taylorismo e correta?

O Taylorismo enfatiza a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais se busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário. Portanto, é um sistema de racionalização do trabalho concebido em moldes científicos.

Quais são as principais características do taylorismo e fordismo?

O taylorismo tem como característica o controle de qualidade ao longo das últimas etapas da produção. Já no fordismo, esse controle de qualidade é realizado no fim do processo produtivo, quando o produto já está acabado.