Como alfabetização e letramento devem ser trabalhados na Educação Infantil?

O presente trabalho teve como objetivo pesquisar a prática da alfabetização e do letramento nos anos iniciais da educação infantil. Distinguir qual a diferença entre alfabetização e letramento e como tornar esse período mais atraente e interativo. Pretende-se investigar como o professor pode oferecer um espaço alfabetizador em sua sala de aula, apresentando conteúdos no qual a criança sinta-se estimulada a aprender esses processos de forma prazerosa e lúdica. Conclui-se a importância de um espaço lúdico na sala de aula da educação infantil para realização de suas atividades, desta forma, o sujeito entrará no Ensino Fundamental preparado para assumir os novos desafios da próxima série com mais segurança.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar de que forma a Alfabetização e o Letramento devem ser trabalhados na Educação Infantil. Nossos questionamentos giram em torno da necessidade ou não de alfabetizar as crianças na educação infantil e como inserir o letramento nas atividades que são adequadas a essa faixa etária.

Essa antecipação do 1º ano do Ensino Fundamental tem nos preocupado: como alfabetizar crianças com menos de 7 anos de idade sem que percam um período importante de suas vidas que envolvem a ludicidade? Entendemos que no espaço da educação infantil, as atividades lúdicas são fundamentais para o processo de aprendizagem e a partir da brincadeira a criança é capaz de realizar atividades essenciais para o seu desenvolvimento.

Assim, para consecução desta pesquisa refletimos sobre as funções dadas à educação infantil e objetivos de alfabetização e letramento, mostrando como podemos oferecer um espaço de acesso para leitura e escrita antes do Ensino Fundamental forma prazerosa.

O QUE É ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO?

Alfabetização e letramento não tem o mesmo significado, trata-se de dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente. Alfabetizar é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever; quando faz uso social da leitura e da escrita torna-se letrado.

Um indivíduo pode ser alfabetizado e não ser letrado, saber ler e escrever, porém não cultivar nem exercer práticas de leitura e de escrita, não ler livros, jornais, revistas, ou se incapaz de interpretar um texto lido, tendo dificuldades para escrever uma carta ou mesmo um telegrama, este sujeito é considerado alfabetizado e não letrado.

O ato de “letrar” implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais, fazendo uso de diversos portadores de textos:

Por mais que as atividades de alfabetização e letramento se diferem tanto em relação às operações cognitivas quanto em relação às ações sistemáticas de ensino e aprendizagem, devem desenvolver-se de forma integrada.

Caso sejam desenvolvidas de forma dissociada, a criança certamente terá uma visão parcial e consequentemente distorcida do mundo da escrita. Alfabetização e letramento são uma aditiva e não uma alternativa, reconhecendo-se, assim, que ambos os processos devem ter presença na educação infantil: O letramento será a base, já que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação, enquanto a alfabetização deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.

Assim, a história lida pode desencadear em várias atividades de escrita, como também provocar certa curiosidade que leve à criança em busca de informações em outras fontes, as frases ou palavras da história podem vir a ser objeto de atividades de alfabetização.

O essencial é que crianças estejam imersas em um contexto letrado e que sejam aproveitadas de maneira planejadas e sistemáticas oportunizando-as para continuidade aos processos de alfabetização e letramento.

É preciso reconhecer que o acesso inicial a língua escrita não se reduz ao processo de aprender a ler e escrever no sentido de grafar e decodificar palavras, o letramento possui um caráter abrangente como nos mostra uma matéria na Revista Amai Educando (8/2009:9).

Esse fato demonstra a importância do papel social da escola em inserir, desde bem cedo, as crianças no universo das práticas letradas, para que se apropriem da leitura e da escrita a partir da participação em práticas sociais de leitura e escrita.

Percebemos assim, a importância do “letramento” para o processo de alfabetização, de se alfabetizar numa perspectiva de letramento, ou seja, de se alfabetizar letrando.

O QUE É EDUCAÇÃO INFANTIL?

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil deve ser visto como uma proposta que seja flexível e não obrigatória. Sua primeira versão foi analisada por mais de 500 especialistas em âmbito nacional. O documento demostra as conquistas políticas documentais (Constituição, LDB) e denota a incorporação, pelo MEC, da “Educação Infantil no sistema educacional regular”.

A educação infantil é ministrada normalmente no período compreendido entre o zero e os cinco anos de idade. Neste período as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, iniciando o processo de alfabetização.

Tal definição de educação infantil é resultado de um longo processo histórico sobre o próprio conceito de infância e desenvolvimento infantil. Inicialmente, a incorporação das teorias sobre o desenvolvimento infantil assumiu um caráter higienista, que ensinava práticas sanitárias, principalmente quando inseriam as crianças de baixa renda.

Com o decorrer do tempo e a contribuição de estudos sobre o desenvolvimento humano, muitas coisas se modificaram. O período da infância hoje já não se define apenas por sua condição biológica, mas como uma fase do desenvolvimento humano que envolve aspectos ideológicos e culturais.

As crianças, desde pequenas devem ser estimuladas no desenvolvimento de sua autoestima, autonomia e cidadania, pois como seres sociais, tornam-se pertencentes a uma classe social que apresenta uma linguagem decorrente das relações ali estabelecidas. Como diz LIMA (2009, p.27):

“Ao adulto cabe o importante desafio de tornar efetivas as possibilidades de desenvolvimento da espécie, principalmente proporcionando à criança pequena um contexto de desenvolvimento que priorize as formas de atividades que ela precisa realizar para aprender, que facilite os processos interativos entre as crianças e as outras pessoas, que torne acessíveis todos os bens culturais, que permita a experimentação e a exploração próprias da idade. Enfim, que traga uma qualidade de ação e interação com a criança de forma que ela possa tirar o máximo proveito das mediações para seu desenvolvimento”.

A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR

Mesmo singelas atividades presentes de modo significativo na educação infantil, consideradas de cunho lúdico como a repetição de parlendas, a brincadeira com frases e versos, trava-línguas, cantigas de roda, memorização de poemas, são considerados importantes passos em direção à alfabetização.

Curiosamente atividades bastante comuns na educação infantil como os rabiscos, desenhos, jogos e brincadeiras de faz-de-conta não são consideradas atividades de alfabetização, quando na verdade representam a fase inicial da aprendizagem da língua escrita, constituindo segundo Vygotsky (1984), a pré-história da linguagem escrita, ocasião em que a criança atribui aos rabiscos, desenhos ou objetos a função de signos.

Neles o indivíduo está descobrindo sistemas de representação precursores e facilitadores da compreensão do sistema de representação do que é a língua escrita.

Essa fase considerada a pré-história da escrita, explica por que a criança pequena supõe estar escrevendo quando está desenhando, fazendo rabiscos ou produzindo garatujas.

Este evento representa sua tentativa de imitar a escrita cursiva dos adultos, o que já representa um avanço em seu processo de alfabetização, um reconhecimento arbitrário da escrita. É o primeiro nível, entre os níveis por que passam as crianças em seu processo de conceitualização do sistema alfabético, identificados tão claramente por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2001), descritos nos chamados níveis icônicos:

  1. ESCRITA PRÉ-SILÁBICA – Utiliza letras para escrever e realiza escritas diversas; há a preocupação com quantidade mínima de letras e variação de caracteres; acredita que coisas grandes são escritas com muitas letras e coisas pequenas com poucas letras; a leitura é global.
  1. ESCRITA SILÁBICA – A criança pressupõe que a escrita representa a fala. É a fase que se inicia o processo de fonetização. Cada sílaba é representada por uma letra com ou sem conotação sonora.
  1. ESCRITA SILÁBICO- ALFABÉTICA – A criança apresenta uma escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas.
  2. ESCRITA ALFABÉTICA –  Este é o último estágio da evolução da escrita, a criança já escreve alfabeticamente não necessariamente ortograficamente, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

Como comprovam inúmeras pesquisas e observações em instituições de educação infantil, os sujeitos de 4 e 5 anos com raras exceções evoluem rapidamente em direção ao nível alfabético se são orientadas e incentivadas através de propostas apropriadas e de natureza lúdica. (VYGOTSKY 1984).

Aprender por meio da brincadeira é uma premissa da Educação Infantil. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.27).

“Na brincadeira, os sinais, os gestos, os objetos, os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparenta ser, através do brincar, a criança tem em suas mãos a possibilidade de lidar estabelecer relações com os outros e com ela mesma”.

A brincadeira constitui como importante fonte de desenvolvimento e aprendizagem, possibilitando a criança adquirir conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade. “Através do brinquedo o sujeito aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações”.

A brincadeira estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. (VYGOTSKY apud KISHIMOTO, 1997, p.51)

Pensando na relação entre o lúdico e a alfabetização, Zorzi (2003) enfatiza correlação entre consciência fonológica e progresso na aprendizagem da leitura e da escrita.

Logo, jogos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológicos uma vez realizados sistematicamente na Educação Infantil, criam condições propicias e inclusive necessárias para a apropriação do sistema alfabético de forma lúdica e prazerosa para a criança.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os professores da Educação Infantil devem valorizar os movimentos, os gestos e a expressividade facial porque constituem um sistema de comunicação e estabelecem as bases para o desenvolvimento da linguagem, porque é através do movimento que ela explora seu corpo, que ela entra em interação com outras crianças e assim seu o ambiente a qual está inserida. Segundo LIMA (2002:80):

“O movimento está presente na relação como os objetos: dirigir-se ou distanciar- se deles, alcançá-los, manipula-los, transformá-los. Ele está presente nas relações com as outras crianças, nas brincadeiras e nos conflitos, nas relações com os adultos, conhecidos e estranhos.”

Por isso, o currículo deve ter muita música, movimento, dança e atividades lúdicas ativas e brincadeiras. A maioria das crianças também se beneficiará do aprendizado de alguns sinais (dos sistemas de linguagem de sinais), mesmo que tenham audição normal, pois esses sinais enriquecem suas habilidades de comunicação, autoconfiança e linguagem falada.

Ferreira (2004) contribui salientando que o brincar é uma ação social não separada do mundo real. Embora envolva situações imaginárias, como costumamos chamar de faz de conta. Professores voltados à educação infantil devem nutrir a escuta e a fala das crianças, porque são instrumentos importantes de dar sentido ao mundo.

A capacidade de expressão oral ajuda os Indivíduos a se tornarem parte de uma comunidade e de uma cultura, enquanto as palavras e estruturas da linguagem falada são blocos básicos de construção da capacidade de ler e escrever. Segundo Freire (2002, p.83), somente o diálogo, que resulta um pensar crítico, é capaz, também, de gerá-lo.

Sem ele não há comunicação e sem esta não há educação. É fundamental que o desenhar esteja no centro do currículo dos primeiros anos, devemos dar às crianças todas as oportunidades para utilizarem essa forma de comunicação.

O seu interesse por uma ampla gama de sinais, símbolos, logos e figuras deve ser estimulados de todas as maneiras possíveis. Geralmente, as salas de aula já possuem inúmeros materiais necessários para a realização de atividades lúdicas, previamente planejadas com intuito de desenvolver as habilidades necessárias. Podemos criar vários cantinhos interessantes em sala de aula para estimular a descoberta, a leitura e a futura escrita.

Por um lado, esta proposta leva o sujeito, a se identificar com a materialidade do texto escrito: conhecer o objeto dos livros ou revistas, descobrir que as marcas na página, sequências de letras, escondem significados que textos são para ler da esquerda para direita e cima para baixo, que os livros têm autor, ilustrador, editor, capa etc.

Por outro, a leitura de histórias é uma atividade que enriquece o vocabulário da criança e proporcionando o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos escritos, de interferência, de avaliação e de estabelecimentos de relações entre fatos. Tais habilidades serão transferidas posteriormente para a leitura independente, quando o indivíduo se torna apto a realizá-la.

Soares (2009), afirma que na educação infantil deve estar presente tanto atividades de introdução da criança ao sistema alfabético e suas convenções alfabetização, quanto às práticas de uso social da leitura e da escrita – letramento.

Enfim, são várias propostas que podem ser aproveitadas para que as crianças percebam a função da escrita para fins diversos e a utilizem em práticas de interação social.

O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Entendemos a mediação pedagógica como condição maior do trabalho docente, inclusive dos profissionais que atuam na educação infantil. Requer que o professor dote sua prática pedagógica de intencionalidade, no sentido de ter como referência o produto de sua ação perante as crianças para que os objetivos traçados sejam alcançados.

Desta forma cabe ao professor ampliar e qualificar o que foi iniciado pelas crianças, fazendo intervenções sempre que necessário para garantir que elas se apropriem das capacidades humanas proporcionadas naquele momento da história.

 No planejamento das atividades, é importante que o educador defina alguns objetivos para que atinja suas metas no processo de ensino- aprendizagem, para isso se faz necessário seguir algumas orientações, como exemplo:

*             Favorecer a aquisição de habilidades que permitam à criança analisar de forma crítica o mundo que a cerca, para que seja capaz de enfrentar novos problemas e conviver com os outros de forma cooperativa;

*             Atender necessidades psicossociais, possibilitando a ampliação de suas experiências, com base nas próprias vivências e situações concretas do cotidiano.

 *            Desenvolver e explorar, de forma interdisciplinar, todas as áreas do conhecimento;

*             Ampliar o vocabulário e desenvolver a linguagem, sob o enfoque descritivo e narrativo;

*             Incentivar a curiosidade, o entusiasmo, a imaginação, a representação gráfica. (Revista Amae Educando 8/2009, p 9).

Portanto, a escola é um espaço propicio para estimular o letramento na educação infantil, porém o trabalho deve ser direcionado em um ambiente facilitador, estimulante e atraente, assim desenvolverá o prazer de frequentar a escola e, consequentemente estará criando futuros leitores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos a partir deste estudo que a alfabetização pode e deve ser introduzida na Educação infantil, desde que ela seja inserida adequadamente quanto à faixa etária dos nossos alunos.

Acreditamos que uma prática pedagógica que propicie o desenvolvimento de atividades significativas pode contribuir muito para que nossos alunos desenvolvam conhecimentos sobre o sistema de escrita desde a Educação Infantil.

Porém é necessário ter clareza para não fazer uso de uma pratica pedagógica voltada para conteúdos segmentados e fragmentados, com sujeitos cumprindo tarefas e passando a maior parte do tempo sentada dentro de uma sala de aula fazendo atividades como cópia de letras, silaba e palavras.

Devemos proporcionar aos nossos alunos na Educação Infantil, uma pratica pedagógica que vise o desenvolvimento integral das crianças com o trabalho voltado às atividades lúdicas, aprendizagens significativas capazes de promover o aprimoramento das habilidades necessárias à construção do conhecimento a fim de que possamos garantir que nossas crianças se desenvolvam, construam e adquiram conhecimento e se tornem autônomas e cooperativas.

REFERÊNCIAS

BASSEDAS, Eulália et al. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

CARRETEIRO, Mario. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

FERREIRA, Manuela. Do “avesso” do brincar ou as relações entre pares. In: MANUEL,

  1. J.; CERISARA, A.B. Crianças e miúdos: perspectivas sócio pedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Asa Editores, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003

FREIRE, Paulo Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

LIMA, Souza Elvira. Brincar Para quê? São Paulo: Inter Alia Comunicação e Cultura, 2009.

LIMA, Souza Elvira. Conhecendo a Criança Pequena. São Paulo: Inter Alia Comunicação e Cultura, 2002.

MOLLICA, Maria Cecília. Letramento e Inclusão Social. São Paulo: Contexto, 2007. MOYLES, Janete ET all (2006) A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

São Paulo. Orientações curriculares: expectativas da aprendizagem e orientações didáticas para Educação Infantil/Secretaria Municipal de Educação- São Paulo: SME/ DOT, 2007.

Brasil. Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

SANCHES, Célia Revista: Nosso jeito de ser. São Paulo: Amae educando- Agosto-2009. SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

ZORZI, J. L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: Questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

POR: REGINA FREIRE COSTA

Como a alfabetização e letramento devem ser trabalhados na Educação Infantil?

Uma ideia é ensinar uma cantiga e, depois, escrever sua letra, no quadro, junto com as crianças. Com isso, elas associarão o som das palavras a sua escrita. Para prender, ainda mais, a atenção aos sons, procure por letras de cantigas com rimas ou que iniciem, cada estrofe, com palavras semelhantes.

Como se trabalhar o letramento na Educação Infantil?

Se pegarmos os direitos de aprendizagem como referência, vemos que eles se constituem em estratégias pedagógicas que podem favorecer esse trabalho com o letramento.” Ela cita como exemplos conviver com diferentes suportes de textos; brincar com parlendas, canções, histórias e palavras; participar da elaboração de ...

Quais práticas podem ser desenvolvidas para promover a alfabetização é o letramento?

Alfabetização: 6 práticas essenciais.
1 Identificar o que cada criança da turma já sabe. O que é ... .
2 Realizar atividades com foco no sistema de escrita. O que é ... .
3Realizar atividades com foco nas práticas de linguagem. O que é ... .
4 Utilizar projetos didáticos para alfabetizar. ... .
5Trabalhar com sequências didáticas..

Como trabalhar alfabetização e letramento juntos?

Os jogos e brincadeiras, assim como a contação de histórias e a música são os principais meios para tornar essas atividades eficazes. Brincar é fundamental na aprendizagem, é brincando que as crianças aprendem. Por isso os jogos, brincadeiras e atividades lúdicas favorecem a alfabetização e o letramento.