Como as pessoas citadas no texto se posicionam em relação ao ato de Princip qual argumento apresentam para justificar sua posição?

Estratégias argumentativas são mecanismos fundamentais para que a sua redação – se a proposta for um texto opinativo, por exemplo – alcance o seu objetivo: defesa de posicionamento.

Como as pessoas citadas no texto se posicionam em relação ao ato de Princip qual argumento apresentam para justificar sua posição?
Ter conhecimento sobre as estratégias argumentativas é fundamental para desenvolver um bom texto de opinião

Em um texto de opinião, nosso objetivo é apresentar e defender um posicionamento crítico. Como bem sabemos, para que isso seja alcançado, são necessários alguns cuidados com a elaboração de nosso projeto de texto e o desenvolvimento de cada ideia selecionada por nós.

No texto dissertativo-argumentativo, temos esta organização textual:

Introdução: problematização do tema;

Desenvolvimento: argumentação/fundamentação/defesa do ponto de vista;

Conclusão: balanço da discussão realizada ao longo do texto.

Com essa divisão textual, podemos notar que o desenvolvimento é o maior representante da função principal de um texto dissertativo-argumentativo, uma vez que a parte de maior concentração da argumentação está localizada ali.

Hoje, o sítio de Português, pensando na relevância do desenvolvimento de um texto de opinião, separou três estratégias argumentativas para auxiliá-los na produção de textos argumentativos melhores.

→ Argumentação por exemplificação

Um exemplo é sempre um elemento que traz força para a defesa de um ponto de vista, visto que é a melhor forma de comprovar uma opinião. Além desse benefício, há outro ganho ao fazer uso dessa estratégia: é um mecanismo bastante acessível. O que isso quer dizer? Há, no geral, três formas de exemplificação, e isso faz com que as possibilidades de uso pelos falantes sejam inúmeras. Observem:

– Fatos divulgados na mídia

“O artigo 5° da Constituição Federal diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza''. Mas, na prática, a legislação brasileira confere o privilégio de não ficar em cárcere comum até o trânsito em julgado de uma decisão penal condenatória para alguns grupos. Como os detentores de diploma de curso superior. Com a decisão do Supremo, esse tempo vai se encurtar, mas a cela especial continua lá.

O Senado Federal havia derrubado essa aberração presente no artigo 295, inciso VII, do Código de Processo Penal, mas a Câmara os Deputados barrou a mudança. Isso é bastante paradigmático em um país em que milhares de pobres seguem presos sem julgamento de primeira instância – um escárnio.”

Leonardo Sakamoto. Acesso em: 23/02/16

*Legenda:

  • o que está destacado na cor verde é a reflexão crítica/opinião do autor em relação ao tema.

  • o que está destacado na cor vermelha é o fato divulgado na mídia.

- Dados estatísticos

“Pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, encomendada pelo Catraca Livre para a campanha “Carnaval sem assédio'', apontou que 61% dos homens abordados afirmaram que uma mulher solteira que vai pular carnaval não pode reclamar de ser cantada e, para 49% dos mancebos, bloco de carnaval não é lugar para mulher “direita”. Além disso, 70% acreditam que as mulheres se sentem felizes quando ouvem um assobio e 59% acham que elas ficam felizes quando ouvem uma cantada na rua.

Nessa hora, não tem como não sonhar com o meteoro vindo e dando reset nas coisas.”

Leonardo Sakamoto. Acesso em: 23/02/16

* Legenda:

  • o que está destacado na cor verde é a reflexão crítica/opinião do autor em relação ao tema.

  • o que está destacado na cor laranja refere-se aos dados estatísticos.

- Situações fictícias

“Noite de quarta-feira em Ipanema, bairro carioca de classe média alta. Restaurante da moda, repleto de jovens bem-nascidos, sofre o terceiro ‘arrastão’ do mês. Clientes e funcionários são assaltados e ameaçados de morte. Eis aqui o cotidiano violento da cidade maravilhosa.’’

* Legenda:

  • o que está destacado na cor verde é a reflexão crítica/opinião do autor em relação ao tema.

  • o que está destacado na cor rosa refere-se a uma situação fictícia.

→ Argumento de autoridade

A argumentação de autoridade consiste em apresentar e interpretar a opinião de outros autores. Por que fazer isso em nosso texto? É simples essa resposta: com o objetivo de dar maior sustentação às nossas ideias e credibilidade ao nosso texto, acessamos reflexões de autoridades no assunto (líderes políticos, artistas, filósofos, historiadores) a fim de que as nossas ideias tenham como fundamentação os argumentos de especialistas no tema abordado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os argumentos de autoridade podem ser colocados em prática por meio de:

Citações: é quando citamos, precisamente, a ideia de determinado autor. Nesse caso, as palavras do autor devem estar entre aspas.

“O sociólogo Michel Foucault afirma que 'nada é político, tudo é politizável, tudo pode tornar-se político'. A publicidade politiza o que é imprescindível ao consumidor à medida que abarca a função apelativa associada à linguagem empregada na disseminação da imagem de um produto, persuadindo o público-alvo a adquiri-lo.”

Lucas Almeida Francisco, Sergipe. Acesso em: 23/02/2016

* Legenda:

  • o que está destacado na cor vermelha é a citação.

Paráfrases: é quando, com as nossas palavras, apresentamos a ideia de outro autor.

Frase de Karl Marx: “A religião é o ópio do povo.”

“Marx considera que a religião é uma forma de alienação. Nela verifica-se a fractura entre o mundo concreto e um mundo ideal, entre o mundo em que o homem vive e o mundo em que ele desejaria viver. Por que razão surge esse mundo ideal? Marx diz que o mundo celeste é o resultado de um protesto da criatura oprimida contra o mundo em que vive e sofre. Ou seja, procura-se um refúgio no mundo divino porque o mundo em que o homem vive é desumano.”

Luis Rodrigues. Acesse em: 23/02/16

* Legenda:

  • o que está destacado na cor azul é a paráfrase.

→ Argumento por alusão histórica

Assim como na argumentação por citação, a intertextualidade é uma das intenções dessa estratégia. Há, além disso, a relação com a argumentação por exemplificação, uma vez que fatos históricos também são meios que podem comprovar determinada afirmação/reflexão crítica.

Dessa forma, temos, com a alusão histórica, dois benefícios: possibilidade de comprovar a nossa opinião e dar maior credibilidade ao texto, uma vez que ser entendedor da história é demonstrar autoridade no assunto recortado.

O autor, ao fazer uso dessa estratégia argumentativa, estará comparando o passado e o presente e, a partir dessa comparação, tecerá sua reflexão crítica em relação ao recorte histórico realizado. Observem:

“Há exatos 122 anos, era declarada ilegal a propriedade de um ser humano sobre outro no Brasil.

Contudo, a Lei Áurea – curta, grossa e lacônica – não previu nenhuma forma de inserir milhões de recém-libertos como cidadãos do país, muitos menos alguma compensação pelos anos de cárcere para que pudessem começar uma vida independente. Para substituir os escravos, veio a imigração de mão-de-obra estrangeira, agora assalariada. Os fazendeiros não precisavam mais comprar trabalhadores, podiam apenas pagar-lhes o mínimo necessário à subsistência. Ou nem isso.

Enquanto isso, o trabalho escravo moderno deu lugar a formas contemporâneas de escravidão, em que trata-se o trabalhador como animal, explora-se sua força física aos limites da exaustão e cria-se maneiras de prendê-lo à terra, seja por dívidas ilegais, seja por qualquer outra forma.”

Leonardo Sakamoto. Acesso em: 23/02/16

* Legenda:

  • o que está marcado na cor laranja são as referências ao passado que se relacionam com aspectos do presente.

 

Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Como as pessoas citadas no texto se posicionam em relação ao ato de Princip qual argumento apresentam para justificar sua posição?

Como as pessoas citadas no texto se posicionam em relação ao ato de Princip qual argumento apresentam para justificar sua posição?

Aprenda a fazer um excelente projeto de texto

Nesta live, o professor Guga explica de modo simples e prático, como fazer um projeto de texto...

Como as pessoas citadas no texto se posicionam em relação ao ato de Princip qual argumento apresentam para justificar sua posição?

Como as pessoas citadas no texto se posicionam em relação ao ato de Princip qual argumento apresentam para justificar sua posição?

Argumento por analogia

Quando se quer ter uma proximidade maior com o leitor, a analogia é um caminho muito bom, pois ela...

Como as pessoas se posicionam em relação ao ato de Princip que argumento apresentam?

Resposta verificada por especialistas As pessoas citadas no texto se posicionaram de maneira antagônica. Enquanto algumas pessoas acreditam que a atitude de Princip foi um ato heroico, outras defendem que ele é um terrorista.

Que argumento o autor do texto utiliza para tentar convencer o governo de seu país a invadir o Brasil?

O autor argumenta dizendo o quanto o escriba é valorizado por saber ler e escrever, enaltece com bastante evidência o fato de que um escriba tem privilégios, é poupado de trabalhos mais difíceis, etc.

Quem foi o príncipe porque ele se tornou tão conhecido que razões o levaram a esse ato?

Resposta: Ele era um estudante sérvio da Bósnia e autodeclarado anarquista radical. Se tornou conhecido pois foi o terrorista responsável por uma guerra de proporções mundiais, a 1 guerra mundial, sendo a pessoa q matou Francisco Ferdinando, príncipe austro-húngaro.