Como atualizar BIOS direto na placa?

Atualização de BIOS - B660M DS3H Rev. 1.0

  1. Pessoal, boa noite!

    Tenho aqui um processador i5 12400 rodando com uma placa mãe Gigabyte B660M DS3H DDR4 Rev. 1.0.

    Pelo print da aba Mainboard do CPU-Z, vejam que a versão da BIOS instalada é a F1.

    Como atualizar BIOS direto na placa?

    Quando procuro no site pela versão mais recente da BIOS, existe até a versão F6b.

    Primeira dúvida: se caso eu decidir atualizar a BIOS, devo instalar uma por uma, até chegar na versão mais recente, ou posso simplesmente baixar a última versão e instalar ela direto?

    Segunda dúvida: eu estou pensando em atualizar a BIOS pelo simples motivo de ter ocorrido um travamento de vídeo ao jogar Mu Global (aconteceu uma única vez depois do meu PC voltar da garantia, hoje). O vídeo travou por 3 segundos, as duas sessões do Mu Global "caíram", pois é online, e o vídeo voltou ao normal, mas o jogo fechou. Será que uma atualização de BIOS resolveria esse possível problema? Eu analisei as temperaturas após o travamento e estavam todas normais.

    Como alguns sabem, tive um problema no mês passado de ter que enviar o PC para garantia, pois após este mesmo travamento ocorrer, no mesmo jogo, o PC simplesmente não deu mais vídeo depois (travou e ao tentar reiniciar, não apresentou mais vídeo).

    Terceira dúvida: é mais seguro realizar a atualização da BIOS via Q-Flash (botãozinho direto na placa-mãe onde eu apenas conector o pen drive com o PC desligado e clico nele) ou é mais seguro atualizar com o PC ligado direto pela BIOS?

    Obrigado!

  2. Bom dia!Não, pode partir direto para última, tem apenas inclusões do que já tem nas outras.Marcado em vermelho por mim. Qual foi o laudo da garantia?

    Jogo travando, podem ter vários motivos e o menos provável é o BIOS, já que funciona antes.
    Você pode analisar as versões do BIOS, se tem algo relacionado a instabilidade da placa de vídeo.

    Terceira dúvida: é mais seguro realizar a atualização da BIOS via Q-Flash (botãozinho direto na placa-mãe onde eu apenas conector o pen drive com o PC desligado e clico nele) ou é mais seguro atualizar com o PC ligado direto pela BIOS?

    As duas maneiras são seguras, a via botão é mais rápido e mais prático. Basta seguir toda a orientação no manual da placa-mãe para os procedimentos.

    Lembrando que atualizar o BIOS não é difícil, só deve tomar cuidado de pagar o arquivo certo e não ter queda de energia durante a operação. Pois se tiver queda de energia, a placa-mãe pode morrer, ai só regravando o BIOS.

    Edit.

    Essa versão do BIOS é voltada para compatibilidade da placa de vídeo, mas se for ter o trabalho de atualizar para colocar ela, é melhor colocar a última logo.

  3. Uma pergunta muito válida, você precisa atualizar o bios ?!

  4. Como atualizar BIOS direto na placa?

    Se o fabricante da placa mãe disponibiliza atualização de Bios, algo o levou a considerar essa necessidade. Cada usuário deve verificar se essa necessidade de atualizar o Bios se aplica a ele, para isso é recomendável ler o release de cada arquivo de Bios disponível para constatar se precisa atualizá-lo. Seguindo as orientações do manual da placa mãe, você conseguirá atualizá-lo sem problemas.

    Como atualizar BIOS direto na placa?

  5. TRONNER, boa tarde!

    Acredito que irei aguardar chegar minha placa de vídeo. Vou tentar instalar e ela e ver se consigo rodar sem nenhuma instabilidade.

Da F31 tem que passar primeiro pela F32, depois para a F40 e depois pode tentar a última, a F63c.

Vide a nota em vermelho lá na pagina de BIOS:

Note: Before updating BIOS to this new version, you MUST follow the steps as detailed under BIOS F40 description.

Nota: Antes de atualizar o BIOS para esta nova versão, você DEVE seguir as etapas detalhadas na descrição do BIOS F40.

A F32 atualiza o programa Q-Flash, que é usado nas atualizações.

  • Improve USB device compatibility - Melhora a compatibilidade de dispositivos USB
  • Improve Q-Flash compatibility - Melhorar a compatibilidade do Q-Flash.

A F40 atualiza os drivers AGESA 1.0.0.2 que dá suporte para os novos CPU Ryzen.

  • Update AGESA 1.0.0.2 for next Gen. AMD Ryzen™ CPUs full support - Atualiza o AGESA 1.0.0.2 com suporte completo para a próxima geração de processadores AMD Ryzen™
  • Note: If you are using Q-Flash Utility to update BIOS, make sure you have updated BIOS to F32 before F40. - Nota: Se você estiver usando o utilitário Q-Flash para atualizar o BIOS, certifique-se de ter atualizado o BIOS para F32 antes da F40.

Tem como atualizar a BIOS da placa

Acesse o site do fabricante da sua BIOS. Os passos do processo dependem da empresa; você pode ter que percorrer um caminho longo até chegar ao resultado necessário. Se o sistema do seu computador é personalizado, pesquise o nome da placa-mãe da máquina junto de “BIOS” e “atualização”.

Como atualizar a BIOS pelo prompt de comando?

Na caixa Executar ou Pesquisar, digite cmd, clique com o botão direito em "cmd.exe" nos resultados da pesquisa e selecione Executar como administrador. Se a janela Controle de Acesso de Usuário for exibida, selecione Sim. No prompt C:\>, digite biosflashname.exe /forceit e pressione a tecla Enter.

Como atualizar a BIOS da placa Intel?

Baixe o pacote de BIOS/firmware, com base no modelo da placa..
Execute o fs0: comando para alterar diretórios para o da unidade flash USB. ... .
Execute o comando Startup..