Como deve ser a interação entre professor e alunos?

Evita problemas comportamentais na relação entre um e outro Dessa forma, as relações positivas entre estudante e professor ajudam a estabelecer um ambiente de aprendizagem em que os educadores e os alunos mostram respeito mútuo um para com o outro.

Como ocorre às interações no contexto escolar?

Fica evidenciado que o processo de aprendizagem ocorre em decorrência de interações sucessivas entre as pessoas, a partir de uma relação vincular. Entende-se, assim, que é, portanto, através do outro que o indivíduo adquire novas formas de pensar e agir e, dessa forma apropria-se (ou constrói) novos conhecimentos.

O que é interação pedagógica?

É nesse contexto de interação professor / aluno que se configura a relação entre as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a eles disponibilizadas, o que envolve o domínio do conhecimento pelo professor, sua competência de ensinar pesquisando, as características socioculturais e o perfil ...

Qual deve ser a relação entre professor e aluno?

O professor é um facilitador da aprendizagem. Professor, você tem um convívio saudável com seus alunos? A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se sentirá mais receptivo à matéria.

Como ocorrem as interações sociais na escola?

Ela aparece quando se toma a reciprocidade nas interações professor-aluno como sinônimo de bidirecionalidade implicando, portanto, simetria. Nestas interações, soma-se ao desequilíbrio característico das situações onde alguém ensina e alguém aprende, aquele próprio das relações adulto-criança.

O que é o processo de interação?

Em ciências sociais, interação social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois, ou até mais indivíduos durante as quais há compartilhamento de informações. ... Os contatos sociais e a interação constituem condições indispensáveis à associação humana.

O que é o processo de aprendizagem?

Aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Um fenômeno ou método diretamente relacionado com o ato ou efeito de aprender. ... Ela é um processo contínuo, pois as pessoas estão a todo momento assimilando novos conhecimentos e informações – seja de modo formal ou informal.

Como seria um processo de ensino e aprendizagem ideal?

Esse processo tem que ser entendido de forma dinâmica e não estática ou como um ritual burocrático que todos devem, necessariamente, cumprir, tendo como parâmetro um modelo ideal. ...

PUBLICIDADE

Como deve ser a interação entre professor e alunos?
O professor é um facilitador da aprendizagem.

Professor, você tem um convívio saudável com seus alunos?

A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se sentirá mais receptivo à matéria.

A reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno proporcionam um trabalho construtivo, em que o educando é tratado como pessoa e não como número, ou seja, mais um.

Os objetivos da Educação seriam mais facilmente alcançados se muitos dos problemas disciplinares fossem resolvidos com maior cautela, sem dramatização, onde um simples comentário bem feito solucionasse o problema.

Atividades variadas previnem a indisciplina dentro da sala de aula.

A elaboração de provas justas e bem dosadas estimula o aluno a estudar mais, e diminui ou até mesmo elimina a “famosa cola”, afastando um dos maiores atritos que existem entre ambas as partes.

Outra forma de melhorar essa relação é aplicando trabalhos interessantes que desafiem a capacidade do estudante, e que não gerem angústia e nem desânimo pelo grau de dificuldade.

Procure aplicar aulas diferentes, usando dos recursos disponíveis e sendo criativo para improvisar materiais que levem a um melhor entendimento da disciplina por parte do aluno.

Não é possível educar sem dialogar.

Buscando um melhor relacionamento, o professor será tratado com respeito e como educador, dando oportunidade ao diálogo.

Às vezes o professor usa de expressões ameaçadoras para com os alunos, como: Calem a boca! É para ser feito assim, pronto e acabou! Dessa forma, deixa transparecer que quem está à frente (o educador) não tem controle sobre a situação, atitudes e sentimentos.

Existem quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar: o processo, a matéria, o aluno e o professor, sendo esse último o fator decisivo na aprendizagem, levando em conta a influência que exerce sobre a classe para ministrar as aulas.
O professor tem que estar sempre aberto às novas experiências, aos sentimentos e aos problemas de seus alunos. É claro que a responsabilidade da aprendizagem está ligada ao aluno, mas essa deve ser facilitada pelo professor levando o aluno à auto-realização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Como o professor deve interagir com os alunos?

O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.

Como é a interação professor e aluno?

Entende-se a interação professor-alunos como as estratégias empreendidas pelos professores com o intuito de motivar, envolver e despertar o interesse dos alunos nas aulas. Portanto, mais que cordialidade, essa deve fomentar oportunidades para que a sala de aula seja, de fato, um lugar de crescimento intelectual.

Qual a importância da interação entre professor e aluno?

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.

Quais os tipos de relações devem ser estabelecidos entre professor e aluno?

O professor deve esforçar-se para conhecer seu aluno: seu modo de pensar, suas características individuais, seus gostos etc. Só assim, o docente conseguirá tornar-se próximo do educando, tendo a possibilidade de desenvolver a partir da afetividade, uma relação livre de desavenças e transtornos.