Como diferenciar alergia de sarampo

Sabemos que o sarampo está de volta aos noticiários, matérias em jornais revistas e blogs, os quais nos alertam sobre o retorno do vírus e todos os seus malefícios!

Sabemos também que os principais sintomas ligados ao quadro clinico são: febre alta acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento nasal, manchas avermelhadas no rosto que progridem em direção aos pés, em casos mais graves, infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, diarreias, e por fim, lesão cerebral e morte.

Mas existe um ponto que talvez não esteja tão esclarecido! Você sabe qual é a relação entre a vacina contra o sarampo e pacientes alérgicos à proteína do leite?!

Pois é! A Tríplice Viral (sarampo, caxumba, e rubéola) oferecida nos postos de saúde do fabricante Serum Institute of India possui traços de lactoalbumina em sua composição. No ano de 2014 foram registrados alguns caso de crianças alérgicas a leite que tiveram anafilaxia (irritação na pele, náuseas, vômitos, dificuldade respiratória e choque hemorrágico) após receberem a vacina Tríplice Viral!

Na rede particular já é possível encontrar vacinas sem a presença da lactoalbumina, tanto a Tríplice Viral, como a opção Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola, e varicela).

Mas, afinal, qual é a relação?
A reação anormal do sistema de defesa do organismo às proteínas dos alimentos é conhecida como alergia alimentar (AA). A proteína é fundamental ao nosso organismo, e está presente em quase todos os alimentos, sendo que é através das proteínas que são produzidas enzimas,tecidos, músculos e hormônios.

Ocorre que, se uma pessoa com predisposição genética absorver um epítobo (região mais alergênica das proteínas alimentares) o seu organismo ao reconhecer o agente, irá produzir anticorpos, que acarretarão em reação alérgica.
Entre os alimentos mais alergênicos encontra-se o leite de vaca. Por isso, pacientes com histórico a alergia a leite, devem estar atentos!

Gostaria de saber um pouco mais sobre a Alergia à Proteína do Leite? Leia aqui!

Hoje é perfeitamente possível encontrar vacinas contra o sarampo que não possuam a lactoalbumina, e sendo assim, não é justificável a não prevenção em função deste motivo (os riscos do sarampo são muito grandes para se evitar a vacinação. Não vamos cometer essa irresponsabilidade!). Segundo a Sociedades Brasileiras de Imunizações (SBIm) e de Pediatria (SBP)a vacinação é a única forma preventiva válida, e as crianças devem ser submetidas a vacinação rotineira. Por isso não deixe de buscar imunização para você e sua família. Porém, ter atenção a esse fator, é essencial, em caso de dúvidas busque orientação do seu médico de confiança!

Um beijo,

  • Para mais informações entre em contato conosco em nosso telefone:
     (11) 5083-1818
  • Ou envie sua mensagem em nosso WhatsApp:
     (11) 99866-1107
  • www.vacinadescomplicada.com.br

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, crianças durante o primeiro ano de vida. No entanto, a doença também pode acontecer em maiores de 1 ano ou em adultos que não tenham sido vacinados contra o sarampo. Os primeiros sintomas do sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e podem ser facilmente confundidos com uma gripe ou um resfriado forte.
Você sabia? O sarampo atinge muito mais bebês e crianças!

O que é sarampo?

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

Como se transmite?

O sarampo é espalhada pela tosse, espirros, beijos, pelas gotículas que saem quando se fala e qualquer outra forma de contato com fluidos do nariz de uma pessoa infectada e boca, diretamente ou através de objetos (como copos e talheres). É altamente contagiosa, 90% das pessoas que ainda não possuem imunidade são contaminadas caso compartilhem o mesmo ambiente com uma pessoa infectada por algumas horas por dia.
O período de incubação da pessoa infectada dura em média 10 dias, mas pode variar de 7 a 18 dias. Isto significa que esta é a média de tempo desde a data da exposição ao vírus até o aparecimento dos sintomas.

Quais são os sintomas do sarampo?

Fique atento aos principais sintomas do sarampo! Se acha que você ou alguém pode estar com sarampo, faça o teste com os sintomas que surgiram: 

  • Está com febre acompanhada de tosse?
  • Seu nariz está escorrendo ou entupido?
  • Sente mal-estar intenso?
  • Está com dor de garganta e tosse seca?
  • Está com dor muscular?
  • Sente cansaço excessivo?
  • Está com manchas vermelhas na pele que não coçam?
  • Está com manchas brancas no interior da boca?
  • Está com olhos vermelhos ou conjuntivite?

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas do sarampo, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Sarampo em bebês:

O sarampo em bebês começa repentinamente com uma temperatura alta em torno de 39°C, que geralmente dura três dias. Após esse período pode acontecer pode aparecer erupções de coloração rosada nos braços e nas pernas do bebê. É comum que o bebê fique mais irritado.
Bebês costumam ser o principal alvo do sarampo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença costuma se manifestar entre seis meses de idade e 2 anos.

Como confirmar se é sarampo?

Caso exista suspeita de estar com sarampo é muito importante evitar passar a doença para outras pessoas, uma vez que o vírus é facilmente transmitido por tosse ou espirros, e, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para proteger a boca. Também é recomendado que a pessoa que esteja infectada passe por um período de incubação para não transmitir a doença.
Além disso, deve-se consultar um pediatra, no caso das crianças, ou um clínico geral para confirmar o diagnóstico, pois os sintomas do sarampo também são muito parecidos com os da rubéola, catapora, roséola e até com uma alergia a medicamentos. 

Como prevenir?

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A primeira vacina contra o sarampo ocorre aos 12 meses, com a vacina tríplice viral (vacina para sarampo, rubéola e caxumba). Já aos 15 meses, o bebê deve tomar a vacina tetra viral (vacina para sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Elas são oferecidas nos postos de saúde.
As duas doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos, já que aproximadamente 15% das crianças vacinadas apenas com a primeira dose não desenvolvem imunidade.
Para crianças que ainda não foram vacinadas, uma prevenção é evitar o contato com pessoas que apresentam os sintomas de sarampo.
Além disso, adultos e adolescentes de até 29 anos que não foram vacinados ou não tiveram sarampo anteriormente podem se vacinar nos postos de saúde.
Para esse público são oferecidas duas doses com intervalo de 30 dias. Pessoas que têm entre 30 e 49 anos podem ser imunizados com uma dose oferecida pelo sistema público.

  • Todas as crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias (independente da vacinação de rotina)
  • Todas as pessoas entre 15 e 29 anos, independente do número de doses anterior
  • Profissionais da saúde

Quem não pode tomar a vacina contra o sarampo?

  • Gestantes;
  • Bebês menores de 6 meses;
  • Pessoas com doenças crônicas (como hipertensão, Aids, câncer, diabetes);
  • Pessoas com doenças autoimunes (como lúpus, esclerose, artrite reumatoide).

Quem entra em contato com alguém com sarampo deve tomar a vacina de novo?

Caso tenha entrado em contato com uma pessoa infectada, mesmo já tendo tomado vacina, precisa de uma dose de reforço caso tenha entrado em contato com uma pessoa infectada.
Essa dose extra para quem se expôs ao vírus é chamada de vacina de bloqueio, que é um procedimento em momentos de surto, nos quais os agentes de saúde inclusive podem visitar as pessoas em suas casas ou no trabalho.
As vacinas de bloqueio serve para minimizar o risco de transmissão e praticamente zerar a probabilidade de falha vacinal – quando a aplicação das injeções, mesmo se correta, não surte efeito no sistema imune, o que é raro no caso do sarampo.

Como é feito o tratamento?

O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença. Essa doença é mais comum em crianças e o seu tratamento é feito de forma a controlar os sintomas desagradáveis como febre, mal estar geral, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para pequenas feridas (ulcerações).

Como que é alergia de sarampo?

O sarampo apresenta os seguintes sintomas: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Como é a mancha de sarampo?

As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.

Como saber se é sarampo ou Roséola?

A roseola é uma infecção viral habitualmente benigna, manifestada principalmente por exantema (manchas na pele) que aparecem apos alguns dias de febre. Nao há vacina para esta doença. Ja o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, cursa com febre, sintomas respiratorios, conjuntivite e manchas no corpo.

Quais são os primeiros sinais do sarampo?

Os principais sintomas do sarampo são:.
febre acompanhada de tosse;.
irritação nos olhos;.
nariz escorrendo ou entupido;.
mal-estar intenso;.