Como é chamado o encontro do grão de pólen com a parte feminina da planta?

Questão 4

(ACAFE) Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

A polinização consiste no transporte do grão de pólen desde a antera até o estigma. Quando ela é processada pela ação _________, é denominada polinização _________. Nesse caso, as glândulas odoríferas estão _____________ e o nectário está ________________.

a) do vento – anemófila – ausentes – ausente.

b) dos insetos – entomófila – presentes – ausente.

c) dos morcegos – quiropterófila – presente – presente.

d) das aves – falenófila – ausentes – presente.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. O grão de pólen é o micrósporo do vegetal, ou seja, o esporo que apresenta o gametófito masculino.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. O grão de pólen é produzido na antera da flor, que é a porção terminal dos estames.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. O grão de pólen, ao germinar, origina o tubo polínico, que garante o transporte dos gametas masculinos até a oosfera.

Resposta Questão 4

Alternativa “a”. “Quando ela é processada pela ação do vento, é denominada polinização anemófila. Nesse caso, as glândulas odoríferas estão ausentes e o nectário está ausente.”


Por Priscilla Moniz

Professora de Biologia do Colégio Qi

Definições

As angiospermas são plantas que possuem as sementes protegidas pelo fruto, é o grupo com maior número de espécies - mais de 250 mil - e o termo angio significa vaso, enquanto esperma quer dizer semente. Em conjunto com as gimnospermas, formam um grupo de plantas fanerógamas (fânero = “visível”; gamos = “casamento”), ou seja, são plantas que possuem órgãos reprodutores facilmente observáveis. 

Abaixo, podemos observar a estrutura completa de uma flor, que é responsável pela reprodução sexuada das angiospermas. 

Como é chamado o encontro do grão de pólen com a parte feminina da planta?
Estrutura da angiosperma (Foto: Reprodução/Colégio Qi)

O carpelo, que está no interior da flor formando um vaso, é o local onde as sementes irão se desenvolver, e parte deste se transformará em fruto. A planta propriamente dita é o esporófito, sendo que o gametófito encontra-se incluso nos tecidos do esporófito em tamanho reduzido. 

Os verticilos são conjunto de folhas modificadas ou esporófitas, geralmente apresentando quatro destes: cálice (conjunto de folhas protetoras – sépalas); corola (conjunto de pétalas); androceu (andro = “masculino”) formado por folhas modificadas responsáveis pela reprodução – estame; gineceu (gino = “feminino”) formadas pelo conjunto de carpelos ou pistilos que também é responsável pela reprodução – estigma, estilete, ovário e óvulo. 

As angiospermas possuem tamanhos variáveis e apresentam raiz, caule, folha e flor.

Reprodução das angiospermas

As angiospermas possuem um ciclo chamado de haplodiplobiôntico, tendo uma fase haplóide bem reduzida. Os sacos polínicos que correspondem a microesporângios são encontrados nos estames responsáveis pela produção de micrósporos, as células-mães em cada saco polínico sofrem meiose originando esporos haplóides. Os esporos sofrem mitose formando grão de pólen que são os gametófitos masculinos.  

No interior do ovário, são encontrados macroesporângios que correspondem ao óvulo. A célula-mãe sofre meiose dando origem a quatro megásporos haplóides, alguns sofrem três divisões nucleares nas quais surgem os gametófitos femininos chamados de saco embrionário.

A polinização pode acontecer pela ação do vento, sendo que, na maioria das vezes, são por insetos ou outros animais que se alimentam do néctar da planta, o que torna a fecundação independente da água e, além disso, a probabilidade do grão de pólen ser levado para uma planta da mesma espécie é maior já que cada planta possui atrativos como tamanho da flor, cor ou cheiro que atraem certos tipos de polinizadores.

Algumas angiospermas que não possuem essas flores atrativas, como é o caso das gramíneas (capim, trigo, entre outros), possuem adaptações para que consigam ser polinizadas pelo vento. Estas possuem como adaptação, estigmas grandes, bem expostos e com ramificações em forma de plumas para facilitar a interceptação do grão de pólen.

Quando a polinização acontece pela ação do vento, esta é chamada de anemofilia, por insetos é a entomofilia, por aves é ornitofilia e por morcegos, quiropterofilia. 

Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes, conforme a imagem abaixo. O fruto que apresenta uma parede chamada de pericarpo é formado por três regiões – epicarpo, mesocarpo (parte comestível, acúmulo de reserva nutritiva) e endocarpo.

Como é chamado o encontro do grão de pólen com a parte feminina da planta?
(Foto: Reprodução/Colégio Qi)

O fruto coopera para dispersão da semente através de sua reserva nutritiva que atrai animais e, além disso, a semente possui uma membrana protetora fazendo com que a semente não seja digerida e que saia nas fezes ajudando na disseminação das sementes. Alguns frutos que não possuem essa reserva nutritiva conseguem se espalhar por conta de adaptações, como é o caso do carrapicho que se prende aos pelos dos animais facilitando sua dispersão ou outros que se adaptaram na dispersão pelo vento. 

Quando a disseminação do fruto acontece por animais, esta é chamada de zoocoria, quando ocorre pelo vento é a anemocoria e pela água, hidrocoria. 

As angiospermas também podem se reproduzir de forma assexuada a partir de seus botões vegetativos ou gemas, esse tipo de reprodução é chamada de propagação vegetativa.

Classificação

As angiospermas são divididas em duas classes: Monocotyledoneae (monocotiledôneas) e Dicotyledoneae (dicotiledôneas) por conta do número de cotilédones na semente (FIGURA 4). 

Como é chamado o encontro do grão de pólen com a parte feminina da planta?
(Foto: Reprodução/Colégio Qi)

Exercícios

(FUVEST-2010) Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta, 
a) forma flores, frutos e sementes. 
b) forma sementes, mas não produz flores e frutos. 
c) vive exclusivamente em ambiente terrestre. 
d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação. 
e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada.

Resposta: E
Se há sementes, certamente, trata-se de uma espermatófita (gimnosperma/angiosperma). Assim, a planta pode ou não produzir frutos, o que elimina as opções A e B. Há representantes, principalmente, de angiospermas em ambiente aquático, o que elimina a opção C. Nesses grupos, o tubo polínico trouxe a independência da água para a reprodução (opção D incorreta). Todas as espermatófitas são traqueófitas, isto é, possuem vasos condutores de seiva.

(FGV SP - 2009) Em algumas espécies de plantas, ocorre autoincompatibilidade entre o grão de pólen e o estigma da mesma flor. Esse mecanismo, geneticamente determinado, impede que nessas espécies ocorra a: 
a) polinização. 
b) partenogênese. 
c) autofecundação. 
d) fecundação interna. 
e) fecundação cruzada.

Resposta: C
A maioria das flores das angiospermas é hermafrodita (apresenta androceu e gineceu), facilitando a autofecundação, contudo a autofecundação apresenta desvantagem para as espécies, impedindo a variabilidade de caracteres. Para impedir a autofecundação, as flores possuem adaptações que impedem o processo e facilitam a fecundação cruzada (entre flores diferentes).

(Unicamp-2008) A polinização das angiospermas é feita por agentes abióticos (vento e água) ou por vários tipos de animais. Nesse processo se observa relação entre as características florais e os respectivos agentes polinizadores. 
a) Considerando as informações sobre as flores das quatro espécies apresentadas na tabela abaixo, escolha, para cada uma delas, o possível agente polinizador dentre os seguintes: vento, morcego, beija-flor e abelha. 
b) Explique o papel do grão de pólen no processo de formação de sementes.

Como é chamado o encontro do grão de pólen com a parte feminina da planta?
(Foto: Reprodução/Colégio Qi)

Resposta: 
a) 1. beija-flor (ornitofilia); 2. vento (anemofilia); 3. morcego (quiropterofilia); 4. abelha (entomofilia)
b) O grão-de-pólen aloja o material genético do progenitor masculino em núcleos espermáticos para formação do embrião (2n) e do endosperma (3n) da semente. É precursor do tubo polínico (gametófito masculino), o que torna a fecundação independente da água. Além disso, apresenta estrutura de fácil dispersão por agentes polinizadores bióticos e abióticos, facilitando a reprodução sexuada entre os vegetais.

(Mack-2008) Todas as plantas apresentam alternância de gerações, isto é, uma fase assexuada, seguida de uma sexuada. Nas Briófitas, a fase Gametofítica predomina sobre a fase Esporofítica. Nas demais plantas (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), a fase Esporofítica é a predominante sobre a Gametofítica. Células haplóides de uma Angiosperma podem ser observadas: 
a) na parede do ovário e no grão-de-pólen. 
b) no interior do óvulo e no grão-de-pólen. 
c) no endosperma da semente e no tubo polínico. 
d) no saco embrionário e na parede da antera. 
e) no pistilo e no filete do estame.

Resposta: B
Nas angiospermas, são estruturas haploides: o saco embrionário encontrado no interior do óvulo e os núcleos do grão de pólen.

(PUC RJ-2008) Em relação aos indivíduos do reino vegetal, pode-se afirmar que os(as): 
a) briófitas não dependem diretamente da água para sua reprodução. 
b) fungos são vegetais aclorofilados. 
c) flores das pteridófitas são frutos modificados. 
d) gimnospermas possuem flores e frutos verdadeiros. 
e) frutos das angiospermas se originam a partir do desenvolvimento do ovário.

Resposta: E 
Após a fecundação, o ovário se transforma em fruto e os óvulos, em sementes.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Como se chama a parte feminina da flor para onde o pólen e levado?

A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie.

Como se chama o grão de pólen?

O grão de pólen ou também denominado de micrósporo, representa a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas, e são produzidos por meiose no microsporângio.

Como acontece o encontro dos grãos de pólen com a estrutura feminina da flor?

Ao ser depositado na parte feminina da planta, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico. Esse tubo, então, transporta o gameta masculino (núcleo espermático) até o óvulo para que possa fecundar a oosfera.

Qual parte da flor recebe os grãos de pólen?

Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta. O estigma é a porção que recebe o grão de pólen e através do estilete liga-se ao ovário.