Como é chamado o indivíduo que apresenta um par de alelos diferentes para uma determinada característica?

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor define um organismo homozigoto.

a) Organismos homozigotos são aqueles que apresentam um alelo capaz de expressar a característica que carrega.

b) Organismos homozigotos são aqueles que apresentam dois alelos diferentes para determinada característica.

c) Organismos homozigotos são aqueles que apresentam dois alelos iguais para a mesma característica.

d) Organismos homozigotos são aqueles que apresentam alelos que não se expressam em pares.

e) Organismos homozigotos são aqueles em que ambos os alelos são dominantes.

Uma determinada espécie de mamífero possui indivíduos com pelagem branca e com pelagem negra. A pelagem negra é dominante sobre a branca. Com isso, podemos concluir que um indivíduo branco:

a) é homozigoto dominante.

b) é homozigoto recessivo.

c) é heterozigoto.

d) é heterozigoto dominante.

e) é heterozigoto recessivo.

(CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:

a) hemizigoto

b) heterozigoto

c) heterogamético

d) homozigoto

e) haploide

(PUC-SP) "Casais de pigmentação da pele normal, que apresentam genótipo __(I)__ podem ter filhos albinos. O gene para o albinismo é __(II)__ e não se manifesta nos indivíduos __(III)__. São albinos apenas os indivíduos de genótipo __(IV)__."

No trecho acima, as lacunas I, II, III e IV devem ser preenchidas correta e respectivamente por:

a) AA, dominante, homozigoto e aa.

b) AA, recessivo, homozigoto e Aa.

c) Aa, dominante, heterozigotos e aa.

d) Aa, recessivo, heterozigotos e aa.

e) aa, dominante, heterozigotos e AA.

Alternativa “c”. Organismos homozigotos apresentam dois alelos iguais para determinada característica. Eles podem ser homozigotos dominantes ou homozigotos recessivos.

Alternativa “b”. Para que uma característica recessiva expresse-se, é necessário que os alelos estejam aos pares, portanto, o indivíduo branco é homozigoto recessivo.

Alternativa “d”. Denominamos de organismos homozigotos aqueles que possuem alelos iguais para determinada característica.

Alternativa “d”. O albinismo é uma característica recessiva e, portanto, só ocorre em organismos homozigotos recessivos (aa). A única possibilidade de casais de pigmentação normal da pele terem filhos albinos é se ambos forem heterozigotos, ou seja, possuírem um alelo normal e outro para o albinismo. Por ser recessivo, o gene do albinismo não se expressa em heterozigotos.

Os alelos dominantes são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose.

Hoje em dia é bem clara a ideia de que as características de cada ser vivo são determinadas pelos genes, uma sequência de nucleotídeos localizada no DNA. São eles que controlarão as atividades celulares e, consequentemente, determinarão as características de cada indivíduo.

Denominamos de genótipo o conjunto de todos os genes de um indivíduo, ou seja, sua composição genética. A maneira como esses genes se expressam, ou seja, as características que observamos em cada ser vivo, é chamada de fenótipo. É muito importante ressaltar que apesar de indivíduos apresentarem o mesmo genótipo, pode ocorrer de os fenótipos serem diferentes. Isso se deve ao fato de que o ambiente afeta essas características. O principal exemplo é a coloração da pele, que pode variar de acordo com a exposição ao sol, isso significa que o fenótipo variou, e não o genótipo.

Os genes estão localizados em cromossomos, sendo a sua posição chamada de lócus gênico. Na espécie humana, os cromossomos são encontrados em pares, um herdado da mãe e outro do pai, possuindo mesmo tamanho e forma. Esses cromossomos são chamados de homólogos.

Em cromossomos homólogos, os genes para determinada característica ocupam o mesmo lócus, ou seja, eles possuem os genes distribuídos da mesma maneira. Esses genes, entretanto, podem se apresentar de maneiras distintas, que são chamadas de alelos. Porém, mesmo contendo informações diferentes, eles estão relacionados com determinada característica e são o mesmo gene.

Os alelos podem ser dominantes ou recessivos. Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Representamos didaticamente os genes através de letras, sendo a letra maiúscula utilizada para a representação de alelos dominantes e as minúsculas utilizadas para os alelos recessivos. Por convenção, usamos sempre a letra da característica recessiva e a letra maiúscula antes da minúscula. Quando um indivíduo possui os dois alelos iguais, dizemos que ele é homozigoto (ex.: BB e bb); já quando ele apresenta alelos diferentes (ex.: Bb), dizemos que ele é heterozigoto.

Para ilustrar melhor o que é recessividade e dominância, vamos tomar como exemplo o albinismo, uma condição que impossibilita a produção de melanina. Representaremos o alelo dominante por A e o recessivo por a. Essa característica é determinada por um par de alelos recessivos, ou seja, uma pessoa só é considerada albina se ela possuir um alelo recessivo herdado da mãe e outro do pai. Chamamos o albinismo de herança recessiva.

Como o albinismo só ocorre quando o indivíduo é aa, uma pessoa AA ou Aa possui fenótipo normal. Isso demonstra que a presença de apenas um alelo dominante já é responsável pela produção de melanina. Vale destacar que uma pessoa AA não possui a pele mais escura que uma pessoa Aa, podemos concluir apenas que elas são capazes de produzir pigmentação.

Entre as heranças dominantes, podemos citar a capacidade de enrolar a língua e a polidactilia (presença de mais de cinco dedos nas mãos ou pés).

É o indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica?

Denomina-se de heterozigoto, ou híbrido, o indivíduo que possui uma determinada característica condicionada por dois alelos diferentes.

Como é denominado o indivíduo que apresenta genes alelos diferentes?

Os organismos que apresentam dois alelos diferentes para um gene, por sua vez, são chamados de heterozigotos. Um indivíduo homozigoto produz apenas um tipo de gameta, já os indivíduos heterozigotos produzem gametas diferentes.

Como se chama o conjunto de alelos de um indivíduo?

Genótipo = Conjunto de genes do indivíduo. Heredograma = Representação das relações de parentesco entre indivíduos. Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa).

O que é um par de alelos?

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul.