Como e feita a classificação dos elementos químicos?

  A tabela periódica organiza os elementos em grupos , que são as colunas  e períodos , que  são as linhas  horizontais . O sistema de numeração usada atualmente é    recomendado  pela União  Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC ). Cada uma das linhas (horizontais) recebe o nome de “Período”. Todos os elementos    classificados  num mesmo período têm o mesmo número de níveis ou camadas  eletrônicas   (K = 2, L = 8, M = 18, N = 32, O = 32, P = 18  e  Q = 2).

Como e feita a classificação dos elementos químicos?

       Os períodos são numerados de acordo com o número de níveis eletrônicos de 1 a 7, de cima para baixo. Assim, ohidrogênio (H) e o hélio (He) estão situados no primeiro    período, enquanto que o frâncio (Fr) está localizado no sétimo período. À exceção           do primeiro, os períodos começam com um metal e terminam com os gases nobres. Os   períodos diferem em comprimento, variando de 2 elementos, no primeiro período, o mais curto, a 32 elementos no sexto período, o mais longo.

Como e feita a classificação dos elementos químicos?

        Cada coluna (na vertical) recebe o nome de “Grupo” ou “Família“, e os elementos de uma mesma família apresentam a mesma distribuição eletrônica na camada de valência e propriedades químicas semelhantes.  A numeração dos grupos ou famílias é feita em algarismos arábicos de 1 a 18 , crescendo da esquerda para a direita. Apesar disso, ainda é comum usar o sistema de      numeração antigo, onde existiam as famílias A e as famílias B.

Como e feita a classificação dos elementos químicos?

Representação da coluna Vertical

Como e feita a classificação dos elementos químicos?

         Os elementos podem ser: Metais (possuem todas as propriedades metálicas, como o brilho característico, tipo de ligação, etc.), Não-metais ou Ametais (elementos que não  possuem nenhuma semelhança com os metais e, geral, são gasosos), Semi-metais ou Metalóides (elementos que possuem propriedades de metais e de não-metais) e Gases     nobres (gases que, por possuírem o último nível de valência completo, não são capazes de   estabelecerem ligações químicas com outros elementos, exceto em casos especiais).

Como e feita a classificação dos elementos químicos?

Olá, querido aluno, tudo bem?

Neste post vamos falar sobre a classificação dos elementos na tabela periódica, assunto importante dentro da Química e que costuma pegar muitos estudantes no vestibular e no Enem.

Por isso, caderno na mão e vamos juntos!

O que é a tabela periódica e como ela surgiu?

Antes de analisarmos a classificação dos elementos na tabela periódica, vamos conhecê-la um pouco melhor.

A tabela periódica foi criada pelo químico russo Dmitri Mendeleev, ainda no século XIX. Depois de diversas tentativas mal sucedidas da comunidade científica em organizar os elementos, coube a ele criar uma classificação que levasse em conta a massa atômica e respeitasse as propriedade químicas de cada elemento.

Conforme a ciência avançava, porém, a tabela periódica sofre reformulações ao longo dos tempos.

São 118 elementos conhecidos e classificados na tabela periódica. Existem aqueles que são naturais, isto é, que constituem a matéria do nosso mundo, e os artificiais, que são elementos que foram obtidos em laboratório por meio de pesquisas nucleares.

Tabela periódica: como são classificados os elementos?

Na tabela periódica, a distribuição dos elementos é feita de duas formas: em linhas (chamadas de períodos ou séries) e em colunas (chamadas de grupos ou famílias). Os elementos são dispostos em ordem crescente de acordo com o número atômico que possuem.

Os grupos (colunas verticais) são numerados de 1 (metais alcalinos) a 18 (gases nobres). Os elementos que pertencem a uma mesma família apresentam propriedades químicas semelhantes, já que têm a mesma quantidade de elétrons na última camada ( camada de valência).

Por sua vez, são sete os períodos (linhas horizontais) na tabela periódica, em que cada um corresponde ao número de camadas ocupadas pelos elétrons (no primeiro período, temos elétrons até a primeira camada e assim sucessivamente).

Isso posto, os critérios para a classificação dos elementos químicos na tabela periódica partem das semelhanças das suas propriedades físicas e químicas em conjunto com seu o número de elétrons na camada de valência.

Os elementos químicos são classificados em cinco grandes grupos na tabela periódica:

Metais

Constituem a maior parte dos elementos conhecidos – 87 ao todo. Como exemplos temos elementos como prata, ouro, cobre, alumínio, ferro, entre tantos outros.

As principais características dos elementos desse grupo são:

  • Condutibilidade térmica e elétrica;
  • Ductilidade (pode formar fios);
  • Dureza;
  • Maleabilidade (pode ser moldado);
  • Possuem brilho;
  • Sólidos à temperatura ambiente (a única exceção é o Mercúrio (Hg), metal que apresenta-se na forma líquida);
  • Têm tendência a perder elétrons, formando cátions (íons de carga positiva).

Ametais ou não metais

Apesar de serem apenas 11 deles na tabela periódica, são os elementos mais abundantes na natureza. São eles: carbono (C), nitrogênio (N), fósforo (P), oxigênio (O), enxofre (S), selênio (Se), flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) e astato (At).

Suas principais características são opostas às dos metais, ou seja:

  • Apresentam baixa capacidade de condutibilidade térmica e elétrica;
  • Não possuem brilho;
  • São bons isolantes;
  • Têm tendência a ganhar elétrons, formando ânions (íons de carga negativa).

Semimetais

Grupo que abrange sete elementos ao todo: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po).

Importante destacar que a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) já não reconhece essa classificação. No entanto, é comum nos depararmos com tabelas periódicas que trazem elementos classificados dessa forma, uma vez que apresentam características intermediárias entre os metais e os ametais.

Assim, suas principais características são:

  • Apresentam brilho;
  • Baixa condutibilidade elétrica;
  • Quebradiços.

Gases Nobres

Grupo que abrange apenas seis elementos: Hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn).

São elementos que, como o próprio nome sugere, encontram-se na forma gasosa quando em condições ambientes. São considerados altamente estáveis e, por isso, não costumam se ligar com outros elementos espontaneamente. Além disso, costumam ser encontrados na natureza de forma isolada.

Hidrogênio

O Hidrogênio (H) é colocado em sua própria classificação por não se encaixar em nenhum outro grupo da tabela periódica. Em alguns casos, costuma aparecer na família 1 (metais alcalinos), uma vez que possui apenas um elétron na sua camada de valência. No entanto, suas propriedades são completamente diferentes.

O hidrogênio é o elemento mais abundante em todo o universo. É encontrado na forma de gás, sendo altamente inflamável, além de abundante nas diferentes camadas da atmosfera – geralmente combinado com outros elementos.

Espero que estas dicas tenham sido úteis para auxiliar você no seu processo de estudos! E se você quiser uma ajuda extra para complementar suas aulas, Entre AGORA no melhor e mais completo curso de química para vestibular e Enem do Brasil!

Durante anos, eu vi muitos alunos se esforçarem e estudarem horas e horas a fio, mas quando chegava a hora de fazer a prova, não lembravam os assuntos que realmente importavam e tiravam notas baixíssimas, perdendo o ano e principalmente destruindo a auto confiança para novas tentativas e foi aí que eu decidi criar a minha Plataforma de Química. 

Nela, você encontra + de 120 aulas gravadas, + de 20 aulas de resoluções dos principais testes de vestibulares e ENEM, + de 20 aulas de aprofundamento dos vestibulares mais concorridos (Medicina e Engenharias). Além de planos de ensino completo focado em reforço escolar exclusivo para o Ensino Médio, ENEM e os principais vestibulares do PR e de SC.

Tem dúvidas sobre a minha metodologia? Acesse agora um módulo gratuitamente da minha plataforma e conheça um pouco do meu curso de Química. Clique aqui para solicitar o acesso gratuito. 🙂

Como e feita a classificação dos elementos químicos?


CONTINUE ESTUDANDO

👉 Como montar um cronograma de estudos perfeito
👉 Estequiometria Básica: o que você não pode deixar de saber
👉 Ácidos: Funções Inorgânicas

👉 10 dicas para estudar Química para o vestibular e o Enem

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, e se inscreva no Youtube 🙂

Como e feita a classificação dos elementos químicos?

Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.

Por que foi feita uma classificação periódica dos elementos químicos?

Com o passar dos anos a Tabela Periódica surgia devido à crescente descoberta de elementos químicos e das suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo as suas características.