Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?

Em um anúncio relalizado em sua página oficial, o WhatsApp avisou que está liberando o recurso para proteger o aplicativo via impressão digital no Android, de forma parecida com o que já ocorria no iPhone graças ao Touch ID e ao Face ID. A nova função, vale lembrar, não bloqueia chamadas, mas dificulta o acesso ao aplicativo após um período de inatividade para que outras pessoas não leiam suas mensagens.

publicidade

Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?

Este mesmo recurso chegou a ser liberado anteriormente na versão beta do WhatsApp no mês de agosto, mas apenas agora, no final de outubro, começa a ser disponibilizado para a versão final do aplicativo. Assim que o recurso for liberado para você, veja como fazer para ativar a novidade:

Importante

Por enquanto, o bloqueio por digitais do WhatsApp está sendo liberado aos poucos e pode não aparecer para todos os usuários, mesmo ao fazer a atualização do aplicativo para a última versão. Caso queira ter um acesso imediato ao novo recurso, é possível instalar a versão Beta dele para verificar se ele aparece para você. Confira aqui como fazer para entrar para o programa de testes do WhatsApp.

É bem fácil ativar o recurso. Seguindo os passos abaixo, em questão de minutos suas conversas estarão devidamente protegidas:

  1. Caso ainda não tenha feito, configure o bloqueio de impressões digitais do Android em suas “Configurações”;
  2. Atualize o WhatsApp para a sua última versão a partir da Google Play;
  3. Abra o WhatsApp normalmente e toque no ícone de “três pontos” para abrir o menu de configurações;
    Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?
  4. Entre em Configurações e vá em Conta;
    Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?
  5. Na nova tela, entre em Privacidade e deslize a tela para baixo. Então, toque em Bloqueio por impressão digital;
    Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?
  6. Agora, habilite a chavinha de “Desbloquear com impressão digital” e coloque o seu dedo no leitor de impressões digitais do aparelho. Por fim, selecione o período de tempo em que a sua digital deverá ser solicitada para desbloquear o WhatsApp.
    Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?

A partir deste momento, toda vez que o tempo configurado para o bloqueio for atingido, o WhatsApp acabará solicitando a sua impressão digital para ter o seu conteúdo exibido.

Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?

Pronto! Agora, você já sabe como ativar o bloqueio por impressão digital do WhatsApp para deixar as suas conversas protegidas no Android.

O WhatsApp para Android está liberando para todos os usuários um recurso que promete mais segurança e privacidade: você pode exigir que o acesso ao aplicativo seja desbloqueado com a impressão digital, protegendo mensagens e conversas. Essa funcionalidade chegou à versão beta em agosto, e estava disponível para iPhones desde o início do ano.

  • WhatsApp permite bloquear contatos de adicionarem você a grupos
  • Como o sensor de impressão digital para bloqueio de tela funciona?

Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?

Para ativar isso, abra o WhatsApp em seu dispositivo Android e faça o seguinte:

  • toque para abrir o menu;
  • siga o caminho Configurações > Conta > Privacidade;
  • role a lista até o fim e toque em Bloqueio por impressão digital;
  • ative a opção Desbloquear com impressão digital;
  • confirme sua impressão digital.

É possível escolher se o WhatsApp será bloqueado imediatamente, em 1 minuto ou em 30 minutos. Por padrão, ele não exige autenticação para atender chamadas VoIP nem para visualizar e responder mensagens nas notificações.

Se você quiser, pode desativar a opção “Mostrar conteúdo nas notificações”. Desta forma, os alertas do Android não mostrarão o remetente nem o texto das mensagens: você só verá um aviso do tipo “x novas mensagens”.

Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?

WhatsApp para Android não tem desbloqueio por código

O WhatsApp, assim como qualquer outro aplicativo no Android, não pode acessar os dados da sua impressão digital: o processo de autenticação é feito através de APIs. Ou seja, ele pergunta ao sistema se a digital é válida, o sistema verifica e responde “sim” ou “não”.

Mas há um problema nessa implementação do WhatsApp: você é obrigado a usar a impressão digital, e não há uma alternativa para desbloquear o aplicativo — através de um código, por exemplo.

Ou seja, caso seu leitor de digitais pare de funcionar, o WhatsApp não poderá ser desbloqueado. O app sugere que você desligue o sensor nos ajustes do Android: “se o sensor de impressão digital não estiver funcionando, desative-o nas configurações do seu celular”. Eu fiz isso em um Moto Z, mas não deu certo — o aplicativo continuou pedindo minha digital.

Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?

WhatsApp tem bloqueio por Face ID ou Touch ID no iPhone

No iPhone, é diferente: se acontecer alguma falha no Touch ID ou Face ID, o WhatsApp oferece a opção “Digitar código” para realizar o desbloqueio.

Para ativar esse recurso no iPhone, faça o seguinte:

  • dentro do WhatsApp, siga o caminho Ajustes > Conta > Privacidade;
  • no final da lista, toque em Bloqueio de tela;
  • ative a opção Solicitar o Touch ID/Face ID.

O WhatsApp para iOS pode exigir a biometria imediatamente, após 1 minuto, após 15 minutos ou após 1 hora.

Como entrar no WhatsApp bloqueado por Digital?

Como entrar no WhatsApp bloqueado com Digital?

Ativar o bloqueio por impressão digital.
Abra o WhatsApp e toque em Mais opções > Configurações > Conta > Privacidade..
Deslize até o final da tela e toque em Bloqueio por impressão digital..
Ative Desbloquear com impressão digital..
Toque no sensor de impressão digital para confirmar sua impressão digital..

Como desbloquear o WhatsApp com impressão digital de outra pessoa?

Ao abrir as opções, clique em “Configurações”. Depois, clique em “Conta” e, em seguida, “Privacidade”. No final da lista, aparecerá a opção “Bloqueio por impressão digital”. Selecione-a e ative “Desbloquear com impressão digital”.

Como tirar o bloqueio por digital no WhatsApp?

Entre nas “Configurações” do seu Android No modelo, o usuário precisa acessar as “Configurações” e, depois, “Tela de bloqueio”. Feito isso, é preciso clicar na aba “Tipos de tela de bloqueio”. Para tirar a senha, localize as opções de segurança e toque sobre “Nenhum”.

Como desbloquear um celular com senha de impressão digital?

Configurar uma impressão digital.
Abra o app Configurações do smartphone..
Toque em Segurança. Desbloqueio por impressão digital..
Siga as etapas que aparecem na tela. Se você ainda não tem um bloqueio de tela, adicione uma senha, um PIN ou um padrão alternativo..
Faça a leitura da sua primeira impressão digital..