Como fazer creme de chocolate sem leite

Calda de chocolate sem leite condensado

Calda de chocolate sem leite condensado é uma receita prática de fazer ideal com ingredientes fáceis de encontrar nos armários de casa. Doce pode ser consumido puro, ser usado como calda de bolos e até mesmo ser servido como fondue.

Sobremesa combina com o lanche da tarde, aniversário, recepção, festa infantil e até em receitas com chocolate para a Páscoa e inverno.

Um dos segredos do preparo está no uso da essência de baunilha, que traz um sabor todo especial ao doce. Confira o passo a passo!

Dificuldade de preparo

Fácil

Veja como preparar calda de chocolate sem leite condensado. Receita leva achocolatado em pó, leite, manteiga e essência de baunilha.

Calda de chocolate sem leite condensado — Foto: Receitas

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 copos de leite
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 10 colheres de sopa de achocolatado em pó

Ingredientes para calda de chocolate sem leite condensado — Foto: Receitas

Modo de Preparo

  1. 1 Em uma panela derreta a manteiga e acrescente o leite.
  2. 2 Coloque a essência de baunilha, o achocolatado em pó e misture bem.
  3. 3 Mexa até o fundo da panela aparecer e desligue o fogo.

Calda de chocolate sem leite condensado pode ser consumida com frutas — Foto: Receitas

Calda de chocolate é um ingrediente versátil que pode ser usado em cobertura de bolos e tortas. Bolo de chocolate simples, bolo de chocolate molhadinho e bolo de chocolate na Air Fryer são receitas algumas receitas que podem ser incrementadas.

Veja outras receitas com chocolate deliciosas

  • Aniversário
  • Casamento
  • Cozido
  • Doces e Sobremesas
  • Festa infantil
  • Inverno
  • Lanche da Tarde
  • Páscoa

Como fazer creme de chocolate sem leite

Existem diversas coberturas para bolos mas, com certeza, uma das mais populares é o ganache de chocolate.

Esse tipo de receita costuma ser bastante versátil, já que permite os mais diferentes usos. Pode servir como recheio e cobertura para uma grande variedade de produtos de confeitaria: bolos, tortas, cupcakes, bombons, cookies, brownies, macarrons, etc., assim como base para preparar trufas.

Um ganache simples é feito com quantidades iguais de creme de leite e chocolate, ainda que essas quantidades possam variar de acordo com o tipo de chocolate. Além disso, o tempo de resfriamento antes de usar a cobertura vai depender do quão sólida ela precisa ser (quanto mais quente, mais líquida, quanto mais fria, mais sólida). Mas se você quer aprender como fazer cobertura de chocolate sem creme de leite, confira esta receita sem leite do umCOMO.

8 convidados Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

  • 200 gramas de chocolate preto para derreter (62% cacau)
  • 10 gramas de café instantâneo (opcional)
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal (opcional)
  • Calda
  • 100 ml de água
  • 200 gramas de açúcar

Passos a seguir:

1

Para começar a receita de ganache de chocolate sem creme de leite, prepare uma calda de água e açúcar. Quando estiver pronta, retire-a do fogo. Se você quiser uma cobertura leve, é só dissolver o açúcar, esperar ferver e retirá-lo do fogo. Já se você quer uma cobertura mais espessa, deixe-a no fogo por mais tempo. Quando estiver pronta, espere até que endureça um pouco por cerca de 5 minutos.

Como fazer creme de chocolate sem leite

2

Despeje a calda no chocolate. Mexa até o chocolate derreter completamente, usando um fouet, e, quando não conseguir mexer mais tão bem com o utensílio, troque-o por uma espátula (de preferência de silicone).

3

Prepare um banho-maria e despeje o chocolate derretido. Dessa forma, a cobertura de chocolate sem creme de leite vai terminar de adquirir a textura desejada. O banho-maria consiste em colocar uma panela grande com água e, dentro dela, uma menor. É nessa panela pequena que você deve despejar o chocolate.

Como fazer creme de chocolate sem leite

4

Adicione o café e mexa bem. Este passo é opcional, mas vale levar em consideração que o café potencializa o sabor do chocolate.

5

Incorpore a manteiga e deixe que ela fique integrada por completo na receita. Este ingrediente opcional proporciona mais brilho e textura para a cobertura de bolos e tortas. Mexe por mais uns 5 minutos e retire do fogo.

6

Se você estiver fazendo essa receita para decorar um bolo, este é o momento de colocar a cobertura em um outro recipiente antes de aplicar o ganache. Opte por um prato fundo ou bandeja, para que não suje a superfície quando for decorar o bolo de chocolate.

7

Cubra o bolo com a cobertura de chocolate. Despeje o ganache com cuidado ao centro, pois ao cair ele deve cobrir as laterais.

Como fazer creme de chocolate sem leite

8

Deixe descansar em temperatura ambiente. Quando esfriar, pode colocar o bolo na geladeira para que a cobertura endureça bem, o que vai demorar entre 1 e 2 horas. A quantidade de ingredientes dessa receita de cobertura de chocolate sem creme de leite serve para que você cubra um bolo inteiro de cerca de 20 cm.

9

Existem outras coberturas sem creme de leite. Agora que você já sabe como fazer cobertura de chocolate sem creme de leite, apenas usando a calda de água e açúcar, mas quer preparar coberturas com outros derivados do leite, confira as opções a seguir:

Cobertura com leite integral ou leite evaporado

  1. Esquente 150 gramas de leite integral junto com 30 gramas de manteiga. Mexa bem até que a manteiga derreta e, depois, cozinhe por mais dois minutos. Você pode substituir o leite integral por leite evaporado. Outra alternativa interessante é combinar dois tipos de leite (75 gramas de cada um deles), ou misturar três (50 gramas de cada um).
  2. Coloque 150 gramas de chocolate em uma tigela e despeje o leite com a manteiga. Dissolva o chocolate com a ajuda de um fouet.
  3. Cubra a mistura com papel filme. Acomode o papel de modo que ele fique em contato direto com a cobertura, faça isso usando as pontas dos dedos. Deixe o ganache descansar em temperatura ambiente, durante 1 hora. Se você quiser usar o ganache como recheio, deixe descansar por um período de 2 a 3 horas e, caso queira usá-lo como decoração com saco de confeitar, espere de 4 a 5 horas.
  4. Bata a mistura na batedeira antes de usá-la. Se quiser, você também pode adicionar uma colher de sopa de doce de leite à cobertura, batendo bem até que fique homogênea. Se não, bata a mistura anterior na batedeira e pronto!

Cobertura com leite condensado

  1. Derreta 1 barra de manteiga com sal. Em seguida, adicione 4 colheres de sopa de chocolate em pó e dissolva bem.
  2. Incorpore 1 lata de leite condensado. Integre-a por completo.
  3. Cozinhe durante 30 minutos. Mexa a cada 5 minutos com uma colher de pau.
  4. Cubra o ganache de chocolate com papel filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Em seguida, decore o bolo com a cobertura de chocolate e deixe descansar novamente.

Descubra outras opções para decorar bolos e fazer coberturas deliciosas com estas receitas:

  • Como fazer calda de chocolate branco
  • Como fazer glacê sem ovo
  • Como fazer merengue

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cobertura de chocolate sem creme de leite, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Se você derreter o chocolate sozinho, sem adicionar mais nada, a cobertura tende a quebrar.
  • Compre um chocolate de qualidade, no mínimo 62% cacau.
  • Use manteiga em temperatura ambiente.
  • O doce de leite também pode ser encontrado como arequipe em algumas regiões.
  • Você pode dar sabor ao ganache de chocolate com licores (por exemplo, licor de laranja, avelã ou conhaque).
  • Algumas pessoas adicionam gelatina sem sabor ao ganache espelhado.
  • Há receitas de ganache que usam amido de milho em vez de creme de leite.