Como fazer o cabelo crespo crescer rápido em uma semana

Como fazer o cabelo crespo crescer rápido em uma semana

Quer que o cabelo crespo cresça mais rapidamente? Uma rotina de cuidados básicos vai ajudar nessa tarefa (Foto: iStock)

Muita gente acredita que o cabelo crespo demora para crescer, mas não é bem assim. Na verdade, por conta do formato do fio, ele acaba tendo maior fator encolhimento, o que faz com que o real comprimento do cabelo fique escondido.

Porém, algumas técnicas e truques ajudam a minimizar o encolhimento e também podem ajudar no crescimento.

Colunistas do UOL

Veja também

  • 6 itens essenciais para quem tem cabelo cacheado ou crespo
  • Como manter os cachos perfeitos por mais tempo? Veja essas 5 dicas simples
  • Cabelo cacheado e crespo: veja 5 dicas para reduzir o fator encolhimento

Essas dicas fáceis e simples vão te ajudar a conquistar fios mais longos:

Corte sempre o cabelo

Calma, não precisa fazer um supercorte toda hora. É preciso aparar as pontas ao menos a cada três meses, para manter a saúde dos fios, o que vai ajudar a estimular o crescimento.

Capriche nos tratamentos

Pode parecer muito clichê, mas investir em uma rotina de tratamentos, com hidratação, nutrição e reconstrução, vai contemplar todas as necessidades do seu cabelo. Lembre-se: um cabelo sem cuidados não vai crescer mesmo.

Faça uma massagem capilar

Na hora de lavar o cabelo, não esfregue os fios. Com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares lentamente: isso irá aumentar o fluxo sanguíneo, estimulando o crescimento. Além disso, vai relaxar o seu couro cabeludo.

Alimente-se bem

Uma alimentação saudável é essencial para o crescimento do cabelo. Busque se alimentar bem!

Não durma com o cabelo úmido nem preso

Esses maus hábitos ajudam a enfraquecer os fios e favorecem a queda. Cuidado!

Não prenda o cabelo com força

Fazer isso com muita frequência quebra os fios e também enfraquece o cabelo. Se for prender os fios, não exagere nas voltas do elástico.

Como fazer o cabelo crespo crescer rápido em uma semana
Tudo que você precisa para fazer seu cabelo crespo e cacheado crescer!

Quem é fã de cabelo longo sabe que quanto maior o comprimento, melhor. Seja para quem deseja acelerar a transição capilar, ou para quem quer ver os fios longos após apostar em um visual curtinho, o desejo é o mesmo: um cabelo comprido, saudável, livre de ressecamento e das pontas danificadas e duplas. Mas entre diversos fatores, como o uso de química, a má-alimentação e o fator encolhimento, é preciso estar atento aos hábitos e vícios que podem dificultar o crescimento.

Um crescimento capilar lento pode ser justificado por diversas razões: pontas duplas, cabelos quebradiços e fracos, falta de vitaminas e a velocidade do seu metabolismo. No caso dos cabelos cacheados e crespos, o fator encolhimento ainda faz com que o crescimento pareça quase imperceptível. Seja qual for o motivo para a lentidão, a boa notícia é que é totalmente possível reverter o quadro e estimular o cabelão: com bastante dedicação e as informações que reunimos abaixo, você consegue atingir as madeixas dos sonhos!

Como fazer o cabelo crescer rápido em uma semana?

Como fazer o cabelo crespo crescer rápido em uma semana
 É possível fazer o cabelo crescer em uma semana?

Você provavelmente já deve ter esbarrado em alguma receita ou produto milagroso que promete fazer o cabelo crescer rápido em apenas 1 semana, certo? Mas para isso é importante entender como é o ritmo de crescimento natural dos fios: a cada mês, as madeixas crescem, em média, de 0,5 a 1 centímetro, chegando ao total de 12 centímetros por ano. Portanto, é impossível que o cabelo cresça de forma perceptível em apenas 1 semana.

Além disso, o comprimento também depende da velocidade do metabolismo, do funcionamento do organismo, da alimentação, da ingestão de água e dos cuidados capilares que você adota para estimular o cabelão, podendo ser menor ou maior do que a média.  

O que pode estar interferindo no seu crescimento capilar?

Como fazer o cabelo crespo crescer rápido em uma semana
Má alimentação, uso de químicas ou metabolismo lento podem diminuir o crescimento do cabelo

O primeiro passo para uma rotina de cuidados que priorize o comprimento longo é identificar quais hábitos e rotinas estão impedindo que os fios cheguem ao tamanho desejado. Muitos são os fatores que podem impedir o cabelo de crescer. São eles:

Má alimentação interferem no crescimento capilar

Uma má alimentação pode custar caríssimo para o organismo e fazer com que a deficiência nutricional afete o crescimento dos fios. Por isso, é muito importante ingerir alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais, além de ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia. As proteínas, por exemplo, ajudam a formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo, enquanto as vitaminas, minerais e nutrientes são responsáveis por deixar os cabelos mais fortes, saudáveis e bonitos. 

Vícios como cigarro afetam no crescimento do cabelo

É consenso médico que o cigarro é um vilão para a saúde. O tabagismo não só prejudica o organismo, mas no que se refere ao cabelo, afeta o fluxo sanguíneo, o que impede que os nutrientes, vitaminas, minerais e água cheguem aos fios. Não à toa, o cigarro é um dos principais responsáveis pela queda acentuada de cabelo, sendo a calvície um dos efeitos colaterais do tabagismo prolongado.

Uso de ferramentas de calor e produtos químicos

O uso frequente de aparelhos como secador, prancha alisadora e modelador de cachos, assim como as químicas como coloração, descoloração, alisamento e relaxamento, faz com que os fios se partam e percam a força. Reduza o máximo que puder o uso de ferramentas de calor e, quando for utilizar, não esqueça de aplicar um protetor térmico — ele ajuda a proteger as madeixas das altas temperaturas.

Prender o cabelo com muita força influenciam no crescimento capilar

Se você tem o hábito de prender as madeixas com muita força, é bom deixar isso de lado já! Afinal, muita pressão pode causar quebra e até mesmo a queda capilar. O hábito de prender o cabelo molhado também é péssimo e deve ser evitado. Mas atenção: um rabo de cavalo ou uma trança bem feita ajuda a exercer uma pressão moderada nos fios e, pode sim, contribuir para o crescimento dos cabelos.

Uso excessivo de chapéus e bonés

Se você adora adotar acessórios como chapéus, bonés, ou lenços que cubram o couro cabeludo, saiba que pode estar comprometendo a saúde dos fios, prejudicando a raiz. Além de abafar a região, este hábito dificulta o crescimento e aumenta também o risco de desenvolvimento de fungos. Ou seja, nada de usar por longos períodos, ou diariamente, principalmente em dias mais quentes. 

Doenças no couro cabeludo atrapalham o cabelo crescer

O couro cabeludo é uma extensão da pele e, assim como qualquer outra parte do corpo, pode ser atingido por várias doenças que prejudicam a região e, consequentemente, seu crescimento. Entre as mais comuns estão a dermatite seborreica (conhecida também como caspa), a foliculite, a psoríase, a pitiríase e a alopecia. Todas elas têm tratamentos específicos e devem ser cuidadas com um profissional tricologista.

Como fazer o cabelo crespo crescer rápido em uma semana
Saiba como acelerar o crescimento dos cabelos!

Da alimentação balanceada à forma como você prende os cabelos, tudo isso interfere no crescimento dos fios. Atenção aos cuidados que você precisa ter caso queira um cabelo longo:

Massagear o couro cabeludo

Uma massagem relaxante bem feita no couro cabeludo é simplesmente incrível, né?! Ela deve ser feita durante a lavagem dos fios em toda a região com as pontas dos dedos. Isso aumenta a circulação sanguínea do local e favorece o crescimento dos cabelos.

Atenção ao condicionador e a máscara

Na hora de aplicar o condicionador e máscara de tratamento, tome muito cuidado para não aplicar os produtos na raiz. O acúmulo de resíduos de produtos pode obstruir os poros do couro cabeludo, impedindo-o de respirar e prejudicando o crescimento das madeixas. Portanto, aplique esses produtinhos somente no comprimento e pontas.

Hidrate os fios com frequência

Uma rotina de cuidados com os fios contribui para um crescimento forte e saudável. Deste modo, o ideal é, ao menos quatro vezes ao mês (ou seja, uma vez por semana), fazer uma hidratação poderosa com a sua máscara preferida. Ela vai ajudar a repor água e todos os nutrientes perdidos ao longo do tempo. 

Não abra mão do protetor térmico

Sempre que usar as ferramentas de calor, é necessário proteger os fios com a ajuda do protetor térmico, que blinda os fios das altas temperaturas. Além de melhorar o crescimento, ele também contribui para uma aparência mais bonita e saudável das madeixas. Outra dica de ouro é fazer o uso de produtos com proteção UV. Eles ajudam a proteger a cabeleira da piscina e dos raios solares.

Cortar regularmente faz o cabelo crescer

Pode parecer contraditório, afinal, se você está tentando fazer os cabelos crescerem, porque os cortaria? Mas a verdade é que cortar os fios regularmente ajuda no crescimento. Isso porque as pontas duplas e finas que aparecem temporalmente podem atrapalhar o crescimento do cabelo e o ganho de peso na estrutura dele. Logo, o ideal é a cada três meses aparar as pontinhas para manter a densidade dos fios.

Se antes somente as misturinhas caseiras eram capazes de estimular o crescimento dos fios, hoje o que não faltam são produtinhos cosméticos cada vez mais eficientes quando o assunto é crescimento saudável. Um excelente exemplo é a Linha S.O.S Bomba da Salon Line. Ela trouxe o primeiro shampoo com crescimento comprovado do mercado em que após 15 dias de uso já é possível notar a diferença. Além dele, a linha conta também com condicionador, máscara, creme para pentear e muitos outros produtos que cuidam desde a lavagem até a finalização do hair. Vale a pena investir!

Sugestões de vitamina para o cabelo crescer

Como fazer o cabelo crespo crescer rápido em uma semana
 Ingestão de vitaminas podem acelerar o crescimento capilar.

Além da ingestão de alimentos ricos em proteínas, a ingestão de vitaminas também é um procedimento complementar ao crescimento. Junto com um profissional nutricionista, veja quais são as mais indicadas:

Vitamina C faz o cabelo crescer

A vitamina C é um importante antioxidante que ajuda a manter a pele e os cabelos saudáveis. Ela protege as madeixas de agressões diárias e evita que o sebo produzido naturalmente pelo corpo irrite o couro cabeludo. Sem contar que ainda deixa os fios super brilhantes.

Biotina ajuda o cabelo crescer

A biotina participa da formação da queratina — importante proteína que auxilia na fibra capilar. Além disso, ela ajuda a manter a hidratação da pele, do couro cabeludo e dos fios, deixando-os mais resistentes. Quer mais? Previne a queda prematura do cabelo.

Ferro para crescer o cabelo

Certamente é um dos nutrientes mais benéficos e completos para o corpo. Ele evita a anemia — importante causa de queda de cabelo —, estimula a circulação sanguínea e melhora a saúde dos fios.

Zinco e o crescimento capilar

A deficiência de zinco pode deixar os fios enfraquecidos e sua ingestão ajuda a equilibrar a qualidade do sebo que, dependendo, provoca diversos problemas capilares, como, por exemplo, a dermatite do couro cabeludo.

Receitas caseiras para fazer o cabelo crescer

Além de uma alimentação rica em proteínas e vitaminas, os ingredientes caseiros também são uma excelente opção para crescer os fios. O bacana é que todos eles podem ser feitos facilmente em casa e o bolso ainda agradece. Então vamos lá!

Ovo e óleo de coco

Esse é considerado um dos tratamentos mais completos em questões de nutrientes. Isto porque o ovo é rico em biotina e outras vitaminas que ajudam com o crescimento do cabelo. Já o óleo de coco é um poderoso aliado na reposição de nutrientes perdidos.

Para utilizar, basta misturar as gemas do ovo com óleo de coco, e aplicar nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 20 minutos. Enxágue com o seu shampoo, máscara de tratamento e condicionador favoritos.

Óleo de rícino

O óleo de rícino ativa a circulação do couro cabeludo e acelera o crescimento dos fios. Além disso, nutre de maneira intensa e diminui a oleosidade, colaborando com o fortalecimento das madeixas.

Para utilizar, basta aplicar o óleo de rícino nos cabelos, podendo deixar de um dia para o outro, ou por 2 horas. Enxágue com o seu shampoo e finalize com sua máscara de tratamento e condicionador favoritos.

Produtos que vão ajudar o cabelo crescer mais rápido

Como fazer o cabelo crespo crescer rápido em uma semana

Por aqui, nós somos fãs das misturinhas caseiras, mas hoje em dia, o que não faltam são produtos cosméticos de alta eficiência quando o assunto é crescimento capilar saudável. A Salon Line se especializou em cabelos grandes e saudáveis!

A linha SOS Bomba Original da Salon Line conta com Shampoo, Condicionador, Máscara de Hidratação, Ativador de Cachos, Tônico, Creme para Pentear e Defrizante. Sua fórmula conta com whey protein, vitamina A, D-pantenol, biotina, óleo de rícino e café para garantir hidratação, força, saúde e crescimento saudável e acelerado, sendo possível notar o resultado após 15 dias de uso.

Importante: pessoas com cabelos cacheados e crespos tendem a achar que seu fio demora muito para crescer. Mas, isso só acontece por conta do fator encolhimento que é característico desses tipos de curvaturas. Na real eles crescem normalmente, só é preciso ter um pouquinho mais de paciência, viu?! ☺

Agora que você já está munida de tudo o que precisa para ter um cabelão, se liga nestes conteúdos da Salon Line:

– Como montar um cronograma capilar para crescimento

– Quem foi que disse que cabelo cacheado não cresce? Veja 8 dicas de como acelerar o crescimento do cabelo

O que é bom para acelerar o crescimento do cabelo crespo?

Confira as dicas!.
Massagear o couro cabeludo faz com que o cabelo crespo cresça mais rápido. Depois de um dia de trabalho estressante, nada como uma boa massagem. ... .
Hidratar as raízes também é dica para para estimular o crescimento dos fios. ... .
Evite trançar os fios ou prendê-los em penteados muito apertados..

Como fazer o cabelo crescer 7 cm em uma semana?

9 dicas para o cabelo crescer mais rápido.
Comer alimentos ricos em proteínas. ... .
Massagear o couro cabeludo e pentear o cabelo. ... .
Aplicar óleos essenciais no couro cabeludo. ... .
Usar corretamente o condicionador. ... .
Prender o cabelo. ... .
Hidratar o cabelo 1 vez por semana. ... .
Tomar vitaminas para o cabelo crescer. ... .
Deixar de fumar..

Porque o cabelo crespo não cresce?

Mas, afinal, o cabelo crespo demora pra crescer? Não! O que acontece, na verdade, é que o crescimento desse tipo de fio é mascarado pelo fator encolhimento. O formato em espiral do cabelo 4 dificulta a percepção do crescimento do cabelo, fazendo com que as madeixas pareçam mais curtas do que realmente são.

Quanto tempo para cabelo crespo crescer?

Fios saudáveis, seja seu cabelo cacheado, crespo, ondulado ou liso, crescem um centímetro ao mês, ou 12 cm por ano, em média.