Como fazer uma redação falando sobre mim para entrevista de emprego?

Atendendo a pedidos, eu elaborei um modelo de redação com o tema “Quem sou eu” para quem vai participar de uma entrevista de estágio ou emprego. Peço que não copiem, até porque a maior parte do texto conta a minha história. E se você fez enfermagem ou engenharia, não vai colocar que estudou jornalismo, certo?

É um texto para você se basear. Observe as informações que coloquei e busque-as na sua vida para, então, substituir.

“Meu nome é Arytânia Correia, tenho 27 anos, sou natural de Recife. Eu estou solteira e não tenho filhos. Desejei ser jornalista desde criança. Sentava diante da TV e fingia apresentar o jornal. Usava o rádio antigo e as fitas cassete da minha mãe para gravar meus próprios programas. Trabalhar com comunicação sempre foi meu ideal de vida.

Recebi uma educação muito severa dos meus pais e cresci aprendendo a valorizar cada coisa que tenho e a correr atrás dos meus objetivos. Aprendi que nada na vida vem tão facilmente e que o trabalho, a boa educação e o respeito ao próximo fazem de nós pessoas melhores.

Sempre estudei em escola pública e nunca encarei isso como barreira. Eu precisava me superar todos os dias: o problema com meu peso, a simplicidade das minhas roupas e minha solidão. Aos poucos fui aprendendo a construir e manter as relações de amizade e as profissionais também. Tornei-me bastante comunicativa e percebi que havia me superado.

Durante minha formação profissional precisei sacrificar um pouco do lazer e da vaidade para pagar o curso de Jornalismo, pois Letras eu cursei em uma universidade pública. Todo esforço foi válido. Hoje, sigo buscando ser uma profissional melhor e continuo me capacitando. Não sou uma pessoa perfeita, mas estou todo o tempo buscando melhorar. Afinal, sabemos que o amadurecimento vem com o tempo e com as experiências, e eu sempre busco aprender com as minhas.

Valorizo muito a minha família e, ainda mais, os momentos que passo com ela. Ela é um pilar importante na minha formação, na minha educação e no meu dia a dia. Eu sei o quanto é importante lutar pelo que queremos e sonhamos, faço isso todos os dias. Hoje me descobri uma pessoa determinada, focada, forte e persistente, lutando sempre por melhores oportunidades.

Arytânia Correia”

Percebe que a maior parte das informações são pessoais? Valorize e enfatize seus pontos fortes tanto na sua formação quanto na sua personalidade e boa redação.

Como fazer uma redação falando sobre mim para entrevista de emprego?

Tem vídeo falando sobre isso lá no CI no Youtube:

Veja como escrever um texto que demonstre suas competências e seja bem avaliado pelo recrutador

Se você não sabe como como fazer uma redação no processo seletivo, esta é a hora de se preparar para isso.

Talvez você ainda não tenha passado por essa situação, mas é comum que algumas empresas peçam que os candidatos escrevam um texto em alguma etapa da seleção.

  • Por que as empresas pedem redação no processo seletivo?
  • Como fazer redação para conseguir emprego
    • 1. Como escolher o tema da redação
    • 2. Divida o texto em três partes
    • 3. Faça um “esquema”
    • 4. Use linguagem simples e direta
    • 5. Evite gírias e excesso de termos em inglês
    • 6. Traga clareza e coerência ao texto
    • 7. Pratique a escrita

Por que as empresas pedem redação no processo seletivo?

Quando as empresas pedem que os candidatos escrevam uma redação no processo seletivo normalmente elas querem avaliar alguns pontos, como:

  • A capacidade que você tem de se expressar de forma escrita;
  • A forma como você organiza ideias e conduz sua argumentação;
  • O conhecimento que você tem do idioma e da gramática.

Por isso, é importante ficar atento para não cometer erros de português

Como fazer redação para conseguir emprego

A redação do processo seletivo tem normalmente cerca de 20 ou 30 linhas. O tema pode ser livre ou pré-determinado.

A redação não é muito diferente daquela que você aprendeu a fazer na escola, quando treinava para o vestibular.

Quer lembrar? Confira estas dicas:

1. Como escolher o tema da redação

Se o tema for livre, você pode escolher um assunto que seja confortável para você.

O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua.

É importante escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal. Esse, aliás, pode ser um grande diferencial porque torna sua argumentação diferente da feita pelos concorrentes.

Se você investe continuamente na sua formação, uma ideia, por exemplo, é falar sobre educação continuada. Você pode começar falando sobre a importância de se manter atualizado, contar sua experiência – o que você estudou, o que cada curso trouxe para sua carreira etc.

Evite assuntos polêmicos, tanto os assumidamente polêmicos como política, religião e futebol quanto os que podem ser mal interpretados, como família (ter ou não filhos) etc.  

2. Divida o texto em três partes

É muito provável que você tenha de escrever uma dissertação. Lembra o que é isso? Aquele texto bastante comum nos vestibulares que é dividido em três partes: ideia, argumentação e conclusão.

Na primeira parte do texto você deve apresentar o assunto – mesmo que ele seja proposto pela empresa. Exponha a ideia que você vai defender. O melhor é escolher um caminho apenas e seguir.

Ou seja, mesmo que você acredite que um assunto é “relativo”, escolha um lado e argumente. Essa escolha clara reduz a chance de você se perder na argumentação.

Na segunda parte, mostre seus argumentos. Por que você pensa dessa forma? O que você já leu sobre isso que possa citar? Mencionar escritores, jornalistas, pesquisadores e casos reais sempre dá mais peso para sua argumentação.

Na terceira parte, retome a ideia inicial e apresente sua conclusão, fechando o que foi apresentado no texto.

3. Faça um “esquema”

Para não se perder no texto, crie um pequeno esquema do que você pretende escrever, no cantinho da página ou mesmo mentalmente.

Se o assunto proposto for “educação continuada”, por exemplo, como sugerimos acima, pense que ideia você vai defender, o que vai argumentar e que conclusão vai apresentar. Coisa simples. Veja o exemplo:

Ideia: educação é indispensável para crescer na carreira;

Argumentos: tudo muda rápido, conhecimento da graduação fica antigo, fiz pós e fui promovido, fiz MBA e consegui outro emprego (contatos, conhecimento gerencial);

Conclusão: investir em educação continuamente fez toda diferença na minha carreira.

4. Use linguagem simples e direta

Se escrever não for seu ofício e nem o seu hobby, possivelmente essa tarefa vá deixar você nervoso. Isso significa que não é hora de arriscar.

Use preferencialmente frases curtas, seguindo a fórmula infalível sujeito + verbo + complemento. Seja objetivo e evite palavras que você não tem certeza do significado.

É comum, por exemplo, pessoas usarem “assertividade” como qualidade de quem “acerta”. Assertividade é a característica de quem é “assertivo”, ou seja, alguém que demonstra firmeza nas atitudes e palavras, alguém que é direto, independentemente de estar certo ou errado.

Evite arriscar para não comprometer o entendimento do leitor. E, claro, muita atenção à gramática, pontuação, coesão e coerência do texto.

5. Evite gírias e excesso de termos em inglês

Mesmo que você seja fluente no idioma, evite termos que não são amplamente utilizados no Brasil. Claro que você pode dizer smartphone ou e-mail.

Evite, por exemplo, dizer forecast no lugar de previsão, profit em vez de lucro etc. Gírias também não trazem qualquer benefício para o seu texto.

6. Traga clareza e coerência ao texto

Pense que o texto deverá por si só ser compreensível para quem vai ler. Se você tiver de acompanhar para explicar o que está dizendo, ele não está bom o suficiente.

7. Pratique a escrita

Escrever é uma habilidade que você desenvolve apenas praticando. Isso significa passar um tempo escrevendo (sim!) e lendo (algo de qualidade, por favor).

Infelizmente, conhecer estas dicas não é o suficiente para saber como fazer uma redação. O ideal é que você treine a escrita, fazendo uma redação por dia ou, pelo menos, uma redação por semana.

Acredite: seu texto vai melhorar muito de uma para outra.

Por fim, pense que escrever é colocar no papel ou na tela do computador o que você quer dizer para alguém. Não é mais complicado que isso.

Você precisa apenas tomar mais cuidado com as palavras que vai usar e ter certeza de que a mensagem está sendo transmitida com eficiência.

Afinal, você não estará lá para responder dúvidas ou para perceber, pela expressão do recrutador, que ele não entendeu alguma coisa. 😉

Confira também erros que podem prejudicar seu currículo e como evitá-los.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

Como escrever uma redação sobre mim em uma entrevista de emprego?

Como fazer uma redação "quem sou eu" Fale sobre eventos importantes da sua vida pessoal no segundo parágrafo; Mencione os seus sonhos no terceiro parágrafo; Explique o que é necessário para alcançar seus sonhos no quarto parágrafo; Diga que esta vaga pode te ajudar com isso.

Como fazer uma redação falando sobre mim?

Fale sobre quem você é Esta redação é, nada mais, nada menos, que um texto sobre você. Portanto, você deve se apresentar: dizer seu nome, idade, onde mora, com quem mora etc. Pode, também, contar um pouco sobre sua família, sua infância e sua trajetória até chegar aonde chegou.

O que falar sobre mim na entrevista texto pronto?

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Quem sou eu exemplo de redação pronta?

Hoje, sigo buscando ser uma profissional melhor e continuo me capacitando. Não sou uma pessoa perfeita, mas estou todo o tempo buscando melhorar. Afinal, sabemos que o amadurecimento vem com o tempo e com as experiências, e eu sempre busco aprender com as minhas.