Como fazer uma redação sobre violência contra mulher?

A nota da Redação do Enem é uma das mais importantes para quem deseja realizar o sonho do curso superior. 

Algo bastante relevante e com chances de aparecer nas provas futuras é a proposta de uma redação sobre violência doméstica. 

Além de ser um assunto em plena discussão na sociedade nos últimos anos, ganhou ainda mais foco durante a pandemia, quando os números de violência doméstica e feminicídio aumentaram no Brasil.

Vale lembrar que o Enem já propôs uma redação sobre violência doméstica em 2015, falando sobre a “A persistência da violência contra a mulher”. 

Porém, é possível abordar o problema com outras nuances.  

Neste artigo, vamos aprofundar o assunto para você se preparar para escrever uma redação nesse possível tema. 

Você vai conferir:

Os tipos de violência doméstica
Números da violência doméstica no Brasil
Pontos de atenção na redação sobre violência doméstica
A estrutura ideal de uma redação sobre violência doméstica

Como fazer uma redação sobre violência contra mulher?

Os tipos de violência doméstica

Uma redação sobre violência doméstica pode partir de diferentes pontos e problemáticas, principalmente considerando que existe mais de um tipo de violência. 

Confira abaixo os principais tipos de que existem: 

Violência física 

É o tipo de violência mais conhecido, pois é mais facilmente identificado. 

Entre os crimes relacionados à violência física é possível citar espancamento, estrangulamento e sufocamento, arremesso de objetos contra a outra pessoa, ferimentos e lesões com armas brancas ou armas de fogo.  

Violência psicológica 

É uma das mais difíceis de identificar, inclusive pela própria vítima, porque é algo que pode acontecer gradualmente. 

Esse tipo de violência nem sempre é entendido como uma violência pela sociedade. 

Manipulações, humilhações, insultos, ameaças, constrangimento em público ou na vida privada, chantagem emocional ou material, isolamento provocado ou qualquer retirada de liberdade são tipos de violência psicológica.  

Violência sexual 

É um dos tipos de violência mais comuns, mas que nem sempre é denunciado, e pode acontecer dentro da violência doméstica. 

Nesse caso, é considerada violência sexual o estupro ou abuso, práticas sexuais que não vão conforme o desejo do outro, práticas sexuais consideradas repulsivas para uma das partes e cerceamento dos direitos reprodutivos.  

Violência patrimonial 

A violência patrimonial está bastante relacionada com a falta de liberdade e, principalmente, dependência financeira por uma das partes. 

É bastante comum no contexto da violência doméstica, pois acontece muito entre cônjuges.  

A partir disso, podem ocorrer situações como privação do dinheiro, bens ou pensão alimentícia para uma das partes, furtos e extorsão, estelionato ou destruição de documentos e objetos, seja de valor ou não.

Violência moral 

É toda aquela violência que causa degradação da moral da mulher em sociedade, fazendo com que seja mal vista, sofra discriminação e preconceitos. 

Entre os atos degradantes é possível citar acusações de traição, calúnias, difamações e injúrias relacionadas a sua conduta, seja na vida privada ou pública, estando ligado ao relacionamento ou não.  

Números da violência doméstica no Brasil 

Apresentar dados é uma etapa muito importante para escrever uma redação sobre violência doméstica para o Enem. 

Isso porque eles trazem suporte e podem confirmar ou desmentir uma ideia ou preconceito.

Na maioria das vezes, esses dados são fornecidos pelos textos motivadores da prova de redação. 

Por isso é importante ler com atenção e interpretar bem o que está sendo dito 

Além disso, colocar algum outro dado de conhecimento próprio também mostra que o candidato está bem informado sobre os acontecimentos da sociedade. 

Nesse caso, cite sempre a fonte. 

Para se ter ideia, um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que apenas em 2019 cerca de 17,8% das mulheres em todo o mundo sofreram violência física ou sexual, sendo que 1 em cada 5 mulheres sofreram a violência por alguém com quem tiveram vínculo afetivo.  

No Brasil, um levantamento do Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que, em 2018, mais de 500 mulheres foram agredidas por hora, com 76% tendo os agressores como conhecidos, sendo companheiros, ex-companheiros e vizinhos.  

Além disso, também é preciso considerar a estimativa de que apenas cerca de 10% dos casos são comunicados à polícia. 

Assim, a subnotificação ainda é uma questão que pode ser abordada em uma redação sobre violência doméstica.

Como fazer uma redação sobre violência contra mulher?

Pontos de atenção na redação sobre violência doméstica

O ponto principal da redação do Enem é dar espaço para o candidato mostrar seu conhecimento sobre a sociedade e interesse por tópicos que estão em alta. 

A partir disso, o estudante precisa mostrar que consegue “discutir” o tema e até propor possíveis soluções.  

Por isso, a redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo. 

Ou seja, é preciso apresentar o tema e argumentar problemáticas e soluções sobre ele, em prosa (texto corrido). Precisa ter pelo menos 7 linhas, o número mínimo de linhas exigido.  

Em uma redação sobre violência doméstica é importante se atentar para especificar a violência que acontece dentro de casa, geralmente entre casais. 

Isso porque tratar da violência contra mulher de maneira geral pode ser considerado fuga do tema, apesar de estarem relacionados.  

Outro ponto muito importante é que toda e qualquer frase que vá contra os direitos humanos de maneira geral faz com que a redação seja zerada.  

A estrutura ideal de uma redação sobre violência doméstica 

O texto dissertativo-argumentativo do Enem precisa ser construído com uma introdução, desenvolvimento e uma conclusão. 

Veja como criar essa estrutura e o que colocar em cada uma dessas partes: 

  • Introdução (1 parágrafo - 7 linhas, em média): é preciso apresentar qual será o tema discutido, fazendo uma contextualização do assunto, indicando porque ainda é algo que vale a discussão. É o momento de utilizar os dados que tiver sobre o assunto, dando uma visão geral sobre ele. 
  • Desenvolvimento (2 parágrafos - 8 linhas cada, em média): momento de desenvolver a ideia e mostrar seu ponto de vista sobre o assunto, indicando quais são os problemas envolvidos. É interessante explicar a problemática e usar dados sobre isso, mostrar quais outros temas estão relacionados (como dependência financeira, feminicídio, etc.). É preciso ter mais de um argumento, pois isso enriquece seu texto. 
  • Conclusão (1 parágrafo - 7 linhas, em média): no último parágrafo do texto é obrigatório que o candidato mostre as possíveis soluções para o problema, falando quem será o agente responsável (agente), qual ação será tomada (ação), como será feita (modo) e qual o objetivo (finalidade). É interessante focar em um dos argumentos apresentados. 

Além da redação sobre violência doméstica, outros temas também estão muito em alta, principalmente aqueles que envolvem toda a sociedade. 

Veja os dados e saiba como escrever uma redação sobre mudanças climáticas ou Direitos Humanos, dois temas que podem aparecer no Enem!

Como fazer uma redação sobre violência contra mulher?

Como fazer uma boa redação sobre o tema violência?

Em uma redação sobre violência, o mais importante é conseguir embasar todo o texto sobre argumentos coerentes e que façam sentido entre si. Ao elaborar o seu texto, pense no agente da proposta de intervenção, nos meios que serão utilizados e quais ações serão tomadas. E não se esqueça de nomeá-los!

Como começar a redação?

Frases para iniciar uma introdução.
“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”.
“Muito se discute a importância de …”.
“Pode-se afirmar que, em razão de …”.
“Observando o cenário…”.
“É de conhecimento geral que…”.
“Em face do cenário atual…”.
“Segundo a pesquisa…”.
“Tendo em vista que…”..

Como fazer uma introdução sobre a violência?

Matéria (Data, Periódico, Estado, Cidade de ocorrência, Caracterização da violência, Motivação do conflito, Local da violência, Tipo de instituição e Nome da escola); Vítima (Número de vítima, Idade da vítima, Sexo da vítima, Seqüela e Identificação da Vítima);

Como fazer uma boa redação passo a passo?

Pegue papel e caneta e anote todos os passos abaixo:.
Atente-se ao tema. Toda redação tem um tema, certo? ... .
Entenda as etapas de uma boa redação. ... .
Anote as ideias principais que servirão como argumentos. ... .
Estruture seu texto adequadamente. ... .
Organize cada parágrafo do texto. ... .
Revise seu texto. ... .
Informe-se. ... .
Calcule o tempo..