Como funciona um canudo quando você o usa para beber um líquido qualquer?

Ao tomar aquele suco refrescante já se perguntou como o líquido sobe pelo canudinho? A diferença de pressão explica tudo.

Para demonstrar este efeito em sala de aula, apresentamos aqui uma sugestão bem simples: oferecer para a turma uma rodada de refrescos a serem tomados com o auxílio do canudinho.

Introduza o assunto expondo o conceito de pressão atmosférica: o planeta Terra está envolvido por uma espessa camada de ar (aproximadamente 800 km). Essa camada exerce pressão sobre tudo que está aqui, inclusive sobre você. A pressão nas regiões mais baixas (ao nível do mar) é de 1 atm (1 atmosfera).

Mas qual a relação de pressão atmosférica com tomar suco no canudinho? Se você não sugar pelo canudo o líquido continuará dentro do copo, ou seja, a pressão dentro e fora (pressão atmosférica) é a mesma.

Como funciona um canudo quando você o usa para beber um líquido qualquer?

A pressão dentro e fora do canudo são iguais

O líquido só sobe pelo canudo se modificarmos a pressão em seu interior, como se faz isso? É só sugar!
Quando fazemos isso, a pressão fora do canudinho continua a mesma, mas a pressão dentro do canudo diminui.

Conclusão

O líquido sobe pela diferença de pressão: a pressão fora do canudo é maior que dentro do canudo, empurrando o líquido pra cima.

Este conteúdo pode ser aplicado como material de apoio ao conceito de Pressão Atmosférica (Química Geral).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como é possível tomar um líquido usando um canudo?

Quando tomamos suco com um canudinho, chupamos o líquido, que sobe pelo canudo e cai na nossa boca. O que as bochechas fazem é provocar uma pressão negativa (menor que a pressão atmosférica) no interior do canudo, o que faz o líquido subir. As árvores usam um processo parecido para levar água do solo até a copa.

Como funciona um canudo?

Quando puxamos um líquido pelo canudo, a nossa boca exerce uma pressão dentro do canudo, fazendo com que o ar se espalhe e por conseqüência, a pressão dentro do canudo será menor causando a subida do líquido pelo objeto.

Quando você toma um refresco utilizando um canudo o líquido sobe pelo canudo porque?

O líquido sobe pela diferença de pressão: a pressão fora do canudo é maior que dentro do canudo, empurrando o líquido pra cima. Este conteúdo pode ser aplicado como material de apoio ao conceito de Pressão Atmosférica (Química Geral).

Para que seja possível beber um líquido com canudo é necessário que?

Se você não suga o canudo, nada acontece, porque a pressão dentro e fora do canudo é mesma. Mas, quando você suga, você muda a pressão dentro do canudo, ela fica menor. Aí, como a pressão fora do canudo é maior, ela empurra o líquido pra cima. Ou seja: o líquido sobe porque você provoca uma diferença de pressão!