Como instalar dois monitores no mesmo pc

Você já deve ter visto alguém usar dois monitores no Windows, mas não deve saber como fazê-lo. Esta é uma ferramenta muito útil do sistema operacional, de uma época quando as telas eram pequenas e para ter uma Área de Trabalho realmente grande, era preciso usar mais de um monitor. Você pode usar o recurso, principalmente se tiver um monitor em casa desocupado, e aumentar a Área de Trabalho do notebook.

  • Como desvirar a tela do notebook que está de cabeça para baixo
  • Como virar a tela do PC e usar o monitor na vertical
Como instalar dois monitores no mesmo pc
Monitores Odyssey G7, G5 e G3 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Tempo necessário: 5 minutos.

Se você usa um notebook Windows, poderá conectar um monitor adicional através da porta HDMI, DisplayPort ou as legadas DVI e VGA, dependendo do modelo do hardware. Se você possui um desktop, é preciso verificar se a placa de vídeo ou a placa-mãe (no caso de vídeo integrado) possuem mais de uma saída de vídeo, o que nem sempre é o caso.

De qualquer forma, o procedimento é bastante simples:

  1. Conecte o monitor

    Conecte o monitor adicional à saída de vídeo extra de seu computador e ligue-o. Por padrão, o Windows irá clonar a Área de Trabalho no segundo monitor, e você terá a mesma imagem nas duas telas. Não é o que queremos, e sim utilizar uma das telas como uma extensão;

  2. Acesse as configurações de tela

    Dê um clique direito na Área de Trabalho, e depois em Configurações de exibição (Windows 11), Configurações de tela (Windows 10) ou em Resolução da tela (Windows 7, 8 e 8.1);

    Como instalar dois monitores no mesmo pc

  3. Organize suas telas

    Na nova janela, o Windows irá exibir os monitores conectados, cada um identificado com um número. Para saber qual monitor é qual, clique no botão Identificar. Os números atribuídos serão exibidos em cada um dos monitores.

    É possível trocar a identificação dos monitores, mudando o segundo monitor para ser o principal, de “2” para “1”. Isso é útil para melhor organizar sua Área de Trabalho. Para isso, selecione o monitor que deseja usar como “1” e marque a caixa Tornar este meu vídeo principal;

    Como instalar dois monitores no mesmo pc

  4. Conclua a configuração

    Por fim, escolha a opção Estender estes vídeos, clique em Aplicar e depois em Manter alterações.

    Como instalar dois monitores no mesmo pc

E pronto.

Feito isso, você terá uma Área de Trabalho única, mas estendida para os dois monitores. Entrentanto, é preciso lembrar que todos os apps e programas que abrir serão exibidos no monitor principal, que você definiu como “1”, e eles só ocuparão ambos monitores quando em tela cheia, ou se arrastados manualmente com o mouse.

Como adaptar dois monitores em um PC?

Como usar dois monitores no mesmo computador (Windows).
Conecte o monitor. Conecte o monitor adicional à saída de vídeo extra de seu computador e ligue-o. ... .
Acesse as configurações de tela. ... .
Organize suas telas. ... .
Conclua a configuração..

Precisa de placa de vídeo para usar dois monitores?

Ao utilizar duas telas, você estará exigindo mais da sua placa de vídeo ou chip gráfico. Afinal, ela terá o dobro de trabalho, gerando mais imagens e exigindo maior memória. Por isso, o processo é recomendado apenas quando se possui configurações fortes o suficiente para evitar problemas significativos.