Como lidar com as mudanças nas organizações?

Neste conteúdo, você vai ver:

1

  • Gerenciamento pessoal das mudanças no trabalho
    • Compreenda quais são seus medos
    • Acompanhe as atualizações da mudança
    • Saia da zona de conforto
  • Gerenciamento coletivo das mudanças no trabalho
    • Explique o motivo das mudanças no trabalho
    • Melhore a comunicação com seu time
    • Entenda as emoções dos colaboradores
    • Reúna a equipe regularmente
    • Crie uma organização para o processo

Mudanças no trabalho sempre trazem importantes aprendizados pessoais e coletivos, mas, até que eles sejam percebidos, alguns profissionais e gestores ficam pesarosos e nutrem o desejo de que as coisas voltem a ser como eram antes.

Porém, modernizações dos processos, profissionais que deixam a empresa, líderes que trocam de setor, atualizações de leis que regem o negócio, fusões comerciais e tantas outras situações de mudança no trabalho acontecem a todo tempo, não é mesmo?

Então, como saber lidar com elas e, principalmente, fazer com que os colaboradores estejam mais receptivos e prontos para as mudanças no trabalho? Neste post, trazemos algumas dicas atemporais e fundamentais. Confira!

Gerenciamento pessoal das mudanças no trabalho

O primeiro passo para garantir que as mudanças no trabalho serão bem assimiladas pelos colaboradores é fazer com que seu líder tenha o posicionamento correto em relação a elas. Assim, é preciso ser receptivo e identificar os pontos positivos da mudança para a motivação da equipe, como diminuir a burocracia dos processos.

Como lidar com as mudanças nas organizações?

Compreenda quais são seus medos

Para ter uma atitude positiva, sem dúvidas, é preciso compreender quais são os bloqueios emocionais que a nova dinâmica pode gerar. Assim, tente entender quais são seus medos e receios da forma mais racional possível.

Considere se o medo está relacionado à sua capacidade técnica de lidar com uma nova ferramenta, se existe um receio em relação às mudanças colaterais que podem ser necessárias — como morar em outra cidade — ou até mesmo se você tem receio de perder o emprego.

Racionalizar a fonte dos seus medos ajuda na busca por soluções para cada um deles de forma organizada, ou seja, o profissional consegue ter o controle emocional e racional de como deve se adaptar à nova dinâmica.

Acompanhe as atualizações da mudança

Outro fator que sempre traz inseguranças e tensões sobre as mudanças é a falta de informações sobre o andamento delas. Por isso, busque sempre novidades sobre os acontecimentos e, na medida do possível, tente envolver-se na resolução deles.

Participar ativamente das mudanças e saber todas as informações sobre elas garante que o gestor se torne essencial durante e após o processo de adaptação.

Saia da zona de conforto

Avalie se sua restrição à mudança proposta está relacionada ao seu desejo de manter-se na zona de conforto e mude sua atitude e seu pensamento com relação a isso.

É preciso entender que mudanças fazem parte do curso natural de empresas competitivas e em crescimento. Mesmo que um sistema, uma regra ou um time sejam os ideais para determinada situação no presente, não existem garantias de que eles terão o mesmo sucesso no futuro. Afinal de contas, as variáveis do mercado estão em constante mudança.

Ser um gestor mais aberto às mudanças motiva os colaboradores, transmite confiança e faz com que eles tenham mais tranquilidade para viver a transformação. Mas outras medidas também podem contribuir para esta preparação.

Gerenciamento coletivo das mudanças no trabalho

Ter um gestor que lidere a mudança de forma satisfatória é um grande passo, mas existem algumas medidas institucionais que também precisam ser realizadas para o sucesso do negócio.

Explique o motivo das mudanças no trabalho

Entre essas medidas institucionais está a necessidade de garantir a transparência da situação para os colaboradores. Assim, o gestor deve fazer uma leitura do cenário, mostrar os desafios e as potencialidades que o momento apresenta e, então, explicar para seu time como a empresa se comportará a partir daquela situação.

Além de garantir a confiança dos colaboradores, essa medida ainda permite que eles se envolvam e se engajem melhor com a situação. É possível também que profissionais mais talentosos deem suas contribuições baseadas em suas experiências, fazendo com que o gestor possa ajustar suas ações e garantir melhores resultados.

Melhore a comunicação com seu time

Expor os fatos e fazer com que toda a equipe se conscientize sobre a necessidade da mudança é uma forma de conquistar o apoio interno se valendo da comunicação transparente e objetiva.

Manter o canal aberto para receber contribuições dos profissionais envolvidos também faz parte, mas o uso da comunicação vai além. Será por ela, por exemplo, que o gestor coordenará a adaptação e fará os pequenos ajustes na operação.

Também será por ela que os colaboradores poderão expor suas dificuldades e apontar problemas que precisam ser corrigidos. Por isso, investir em canais, em meios de comunicação e em formas de interação é fundamental para a gestão da mudança.

Entenda as emoções dos colaboradores

Um bom gestor deve demonstrar empatia, conversar com seus colaboradores e ajudá-los a entender suas emoções relacionadas às mudanças. Assim como é importante, para o líder, descobrir quais são seus temores, é essencial que ele saiba as dúvidas que bloqueiam seus profissionais.

Entendendo quais são as dúvidas e os sentimentos de cada colaborador, o gestor pode criar abordagens personalizadas para ajudá-los a lidar com a mudança e fazer com que eles descubram oportunidades de crescimento com o processo.

Como lidar com as mudanças nas organizações?

Reúna a equipe regularmente

A união e a sintonia da equipe também têm papéis fundamentais no sucesso da mudança. Com reuniões regulares, distribuição de tarefas e acompanhamento dos primeiros movimentos após a implementação, dentre outras questões, os membros estarão assegurados.

Crie uma organização para o processo

Um dos fatores que geram mais instabilidade e medo nos colaboradores é não saber como atuar. Afinal de contas, todo o conhecimento e a rotina deles podem ser alterados. Assim, crie uma organização que possa ser rapidamente assimilada, dando tranquilidade e autonomia para o time.

Uma boa forma de fazer essa gestão é utilizando um sistema e seu workflow com observações sobre as novas diretrizes. É preciso deixar claro para o time que parte do aprendizado acontece durante as primeiras execuções, e que eventuais dúvidas podem acontecer, reforçando que elas serão sanadas durante o processo.

A capacidade de adaptar-se às mudanças no trabalho, atualmente, é uma das características mais procuradas em líderes e em profissionais talentosos. A velocidade dos acontecimentos no mundo globalizado exige adaptações constantes, e as tecnologias disruptivas ensinam essa lição. Assim, o gestor deve posicionar-se e também garantir que seu time esteja pronto para lidar com essas situações.

Ou seja, para passar bem pelo processo de mudanças no trabalho, os gestores e demais profissionais devem ser resilientes, estar preparados para contribuir para essa evolução, encontrar novas oportunidades e seguir as novidades nas recomendações e nos processos — que, aliás, vão dar mais segurança aos envolvidos no novo cenário.

Quer saber como organizar seus processos e tomadas de ação? Veja neste post como fazer a gestão de mudanças do seu negócio.

Como lidar com as mudanças nas organizações?

Como lidar com as mudanças na empresa?

Gerenciamento pessoal das mudanças no trabalho.
Compreenda quais são seus medos. ... .
Acompanhe as atualizações da mudança. ... .
Saia da zona de conforto. ... .
Explique o motivo das mudanças no trabalho. ... .
Melhore a comunicação com seu time. ... .
Entenda as emoções dos colaboradores. ... .
Reúna a equipe regularmente. ... .
Crie uma organização para o processo..

Como devemos lidar com as mudanças?

Para enfrentar mudanças sem deixar que o medo pelo desconhecido ou pelo risco nos afete, confira algumas dicas do passo a passo no combate ao sentimento!.
Entender seus medos. ... .
Pensar de forma racional. ... .
Mudar seu comportamento. ... .
Sair da zona de conforto. ... .
Recuperar a fé em si mesmo..

Como gerenciar mudanças organizacionais?

6 passos de como fazer a gestão da mudança organizacional.
Passo 1 – Defina claramente a mudança e alinhe-a aos objetivos de negócios..
Passo 2 – Determine os impactos e os afetados pela mudança..
Passo 3 – Desenvolva uma estratégia de comunicação..
Passo 4 – Forneça treinamento efetivo..

Como reduzir a resistência a mudanças na organização?

7 dicas de como superar a resistência a mudança organizacional.
1- Esclareça as mudanças. ... .
2- Pense sempre coletivamente. ... .
3- Ouça o que a equipe tem a dizer. ... .
4- Aponte os pontos positivos e negativos. ... .
5- Invista em treinamentos quando necessário. ... .
6- Dê tempo para a adaptação. ... .
7- Seja estratégico na comunicação..