Como medir a pressão arterial manualmente

O QUE � A PRESS�O ARTERIAL?


Como medir a pressão arterial manualmente


A press�o que o sangue exerce sobre as paredes das art�rias, dependendo da for�a da contra��o do cora��o, da quantidade de sangue e da resist�ncia das paredes dos vasos � chamada Press�o Arterial.

0  ponto mais alto da press�o nas art�rias � chamado de press�o sist�lica. O ponto mais baixo, ou a pressao que est� sempre presente sobre as paredes arteriais � chamada de press�o diast�lica.

O instrumento utilizado para medir a press�o arterial � o esfigmoman�metro, e os tipos mais usados s�o os de coluna de merc�rio e o ponteiro (aner�ide), possuindo ambos um manguito infl�vel que � colocada em torno do bra�o do paciente.

O estetosc�pio � o instrumento que amplifica os sons e os transmite at� os ou vidos do operador.

A s�rie de sons que o operador ouve, ao verificar a press�o sang��nea, s�o chamados de sons de Korotkoff.

O primeiro som claro, quando o sangue flui, atrav�s da art�ria comprimida, � a press�o sist�lica. A press�o diast�lica ocorre no ponto em que o som muda ou desaparece.

VARIA��O NORMAL DA PRESS�O ARTERIAL


A Press�o Arterial de um indiv�duo varia de acordo com v�rios fatores tais como a idade, o estado emocional, a temperatura ambiente, a posi��o postural (em p�, deitado, sentado), estado de vig�lia, ou sono e com uso de drogas (fumo, �lcool, etc ... ).

A medida da press�o arterial � simples e o m�todo � f�cil, mas certos cuidados e recomenda��es devem ser levados em considera��o para que se evitem erros; observar no anexo 1.

A medida incorreta da press�o arterial pode trazer conseq��ncias graves, tanto por levar pessoas normotensas a serem tratadas sem necessidade ou, ao contr�rio, deixar de tratar pessoas hipertensas.

As fontes de erros mais comuns s�o apresentadas no anexo 11. Um cuidado especial deve ser tomado quanto � escolha adequada do manguito quando as pessoas s�o muito gordas ou muito magras.

O problema da press�o alta (hipertens�o arterial) � de extrema gravidade no mundo. No Brasil, sabe-se que essa doen�a � respons�vel direta ou indiretamente por 19% de todas as mortes ocorridas no pa�s e 3%   de todas as interna��es, al�m de se constituir na terceira causa de afastamento do trabalho (Iogo depois das doen�as mentais e tuberculose).

Seu diagn�stico � muito f�cil mas exige algumas considera��es como veremos adiante.

� fundamental o uso de Normas PADRONIZADAS para se
determinar corretamente o valor da press�o arterial

  OBSERVAR CORRETO DESVIOS MAN�METRO de merc�rio ou ponteiro (aner�ide) estar no zero e ter movimentos livres mais ou menos lento oscila��o MANGUITO borracha, tubos e conex�es

bra�adeira

fixadores

�ntegros

�ntegra

�ntegros

com vazamento, colabados, frouxos

estragada

soltos, ausentes ou desgastados

PERA E V�LVULA pera de borracha

v�lvula de metal

�ntegra

�ntegra
abre e fecha livremente

com vazamento. colabada ou frouxa

com vazamento, dura, solta

  OBSERVAR CORRETO DESVIOS POSI��O deitado, sentado ou em p� conforto e respouso desconforto e stress MEMBRO superior ou inferior

di�metro

posi��o do membro

despido e apoioado

manguito apropriado

n�vel do cora��o e afastado 45� do corpo

com roupas, sem apoio

manguito inadequado

abaixo ou acima do cora��o

COLOCA��O DA BRA�ADEIRA dist�ncia da prega do cotovelo

parte infl�vel (manguito)

ajuste da bra�adeira

tubos

2,5 cm acima

cobrir a face interna do
bra�o

estar bem ajustada

deixar livres

maior ou menor

cobrir a apenas a face externa

frouxa ou apertada

presos, entrela�ados ou retorcidos

MAN�METRO visibilidade

posi��o

bem v�sivel

coluna de merc�rio ao n�vel dos olhos

m� ilumina��o

posi��o inadequada

Como medir pressão arterial pelo pulso manualmente?

No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação.

Como saber se a pressão está alta pelo pulso?

A pressão arterial não deve ser medida com os dedos ou relógio de pulso, pois esse método só ajuda a medir a frequência cardíaca, que é o número de batimentos do coração por minuto. Veja também como avaliar a frequência cardíaca corretamente.

Como medir a pressão com os dedos?

Coloque os dedos indicador e médio esticados sobre a parte interna do punho, logo abaixo da base do polegar. Pressione firmemente com os dedos esticados até sentir a pulsação. Posicione os dedos indicador e médio na parte macia e oca da lateral do pescoço.

Como medir a pressão arterial sem o aparelho?

Não é possível aferir a pressão arterial sem a ajuda do aparelho esfigmomanômetro (medidor digital).