Como o pH é o grau de ionização influenciam na absorção dos fármacos?

Como o pH é o grau de ionização influenciam na absorção dos fármacos?

Qual a importância do pH para a absorção dos fármacos?

O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção. Em preparações orais líquidas, o pH inadequado pode provocar perdas de teor e da atividade terapêutica.

Como o pH pode influenciar no processo de absorção de um fármaco?

Se o fármaco estiver submetido a um pH=2, como seu pKa=2, teríamos 50% na forma iônica e 50% na forma não-iônica. Se o pH do compartimento for maior que 2, o fármaco tenderá a entrar em sua forma iônica (A-) ou protonada, sendo ela não-lipossolúvel e permanecendo, cada vez mais, ionicamente aprisionado.

Como ocorre a absorção de fármacos?

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

Qual a importância do pKa na ação de um fármaco?

A importância do pKa dos anestésicos locais O pKa de uma base fraca define o pH no qual as duas formas coexistem em equilíbrio. Como o pH dos tecidos difere do pKa de uma determinada droga, haverá maior proporção de uma das formas, a ionizada ou a não ionizada.

Como o pH influencia na absorção de fármacos?

  • (RANG et al., 2011) Com base nisso, este trabalho teve por objetivos verificar experimentalmente como o pH do meio influencia na absorção de um fármaco, de acordo com o seu pka, através da utilização do acetato de etila. 3 MATERIAL E MÉTODOS

Como ocorre a ionização de fármacos?

  • A ionização de fármacos explica vários fatos clínicos como, por exemplo, o motivo pelo qual existe diminuição de efeitos sedativos dos antagonistas histamínicos (H1) de segunda geração. Os fármacos pertencentes a essa classe se encontram ionizados no plasma sanguíneo fisiológico, ocasionando diminuição da difusão através da barreira ...

Qual o grau de ionização de um ácido?

  • É com base nesse grau de ionização que podemos classificar um ácido em forte, moderado ou fraco, veja a tabela: Assim temos que: Ácido forte: aquele que se ioniza em 50%. Ácido moderado (ou semiforte): grau de ionização maior que 5% e menor que 50%. Ácido fraco: a ionização ocorre em apenas 5% de sua molécula.

Por que os fármacos são ionizados no plasma?

  • Já os de primeira geração encontram-se não ionizados no plasma, logo são mais apolares e possuem nível de difusão membranar elevado, podendo alcançar o sistema nervoso central com mais facilidade. Um fenômeno observado quando ocorre o acúmulo de fármaco em um meio específico é o chamado aprisionamento iônico.

Qual a influência do pH na absorção dos fármacos?

O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção. Em preparações orais líquidas, o pH inadequado pode provocar perdas de teor e da atividade terapêutica.

Como o grau de ionização pode influenciar na absorção de um fármaco?

A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver diferença de pH entre eles. A Figura 8.3 mostra como um ácido fraco (p. ex., aspirina, pKa de 3,5) e uma base fraca (p.

Como o pH influência na ionização?

As titulações de base de ácido são usadas para determinar a constante de acidez, chamada pKa. A variação de pH observada de acordo com o volume de reagente adicionado pode interferir qualitativamente com as constantes de acidez. pH e pKa influenciam intimamente as concentrações de drogas ionizadas e não ionizadas.

Qual a importância da análise de pH na parte farmacológica?

Alguns medicamentos são instáveis em soluções ácidas (pH menor que 4) ou alcalinas (pH maior que 8), dentre estes fármacos destacam-se alguns antimicrobianos(7). Por este motivo, é de extrema importância a análise prévia do pH dos componentes de uma mistura, a fim de evitar prejuízos terapêuticos e ou complicações(4).