Como ocorre a origem transformação e evolução das formas de relevo?

O relevo corresponde ao aspecto da camada superficial da Terra, a litosfera. As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.

Os tipos de relevo foram criados pela ação da força da natureza, em curto espaço de tempo ou até milhões de anos, por exemplo, através do movimento das placas tectônicas e da erosão causada pela água e vento.

O ramo da Geografia que estuda as formas de relevo é a Geomorfologia.

Planalto

Os planaltos são superfícies elevadas e relativamente planas, com encostas íngremes e bem delimitadas. Nesse tipo de relevo há a predominância da erosão e sua localização varia de 300 a 2000 metros acima do nível do mar.

Os principais tipos de planaltos são:

  • Sedimentares: formados por rochas sedimentares;
  • Cristalinos: formados por rochas metamórficas e magmáticas originadas do desgaste de montanhas;
  • Basálticos: formados por rochas provenientes de erupções vulcânicas.

Como ocorre a origem transformação e evolução das formas de relevo?

Exemplos de planaltos:

  • Planalto Antártico, localizado na Antártida;
  • Planalto da Patagônia, localizado entre a Argentina e o Chile;
  • Planalto Tibetano, localizado na China.

Leia sobre o relevo.

Planície

A planície caracteriza-se por ser uma superfície plana, pouco acidentada e de baixa altitude. O processo de formação das planícies é a sedimentação, pelo acúmulo de sedimentos geralmente provenientes das regiões mais altas, onde é maior a erosão.

Trata-se de uma forma de relevo em construção. Normalmente, as planícies situam-se nas proximidades de montanhas e planaltos.

Os principais tipos de planícies são:

  • Costeiras: formadas por sedimentos trazidos pelo mar;
  • Fluviais: formadas por sedimentos trazidos pelos rios;
  • Lacustres. formadas pela sedimentação de lagos.

Como ocorre a origem transformação e evolução das formas de relevo?

Exemplos de planícies:

  • Planície da Panônia, localizada na Europa Central;
  • Planície Jeffara, localizada entre Tunísia e Líbia;
  • Planície do Pantanal, localizada no Brasil e pequena porção em outros países da América do Sul.

Vale destacar que planície não é mesma coisa que bacia sedimentar. Enquanto a planície é uma forma de relevo, a bacia sedimentar é uma estrutura geológica.

Saiba mais sobre planície e planalto.

Depressão

Uma depressão geográfica caracteriza-se como uma superfície mais baixa em relação às regiões vizinhas, com predominância da erosão. Esse tipo de relevo pode estar situado próximo de montanhas, planaltos e planícies.

As depressões podem ser de dois tipos:

  • Depressão Absoluta: localiza-se baixo do nível do mar.
  • Depressão Relativa: localiza-se acima do nível do mar.

Como ocorre a origem transformação e evolução das formas de relevo?

Exemplos de depressões:

  • Depressão Cuiabana, localizada na região central do Brasil;
  • Mar Cáspio, localizado entre a Europa e a Ásia;
  • Mar Morto, localizado entre Israel, Palestina e Jordânia no Oriente Médio.

Saiba mais sobre as depressões geográficas.

Montanha

A montanha apresenta forma elevada, cuja altitude é maior que as áreas que a cercam. O ponto mais alto de uma montanha recebe o nome de cume.

Esse tipo de relevo é formado por terremotos, erupções vulcânicas ou pela ação do vento e da água nas regiões ao redor.

Apesar de nem sempre percebemos diretamente, o relevo terrestre é bastante dinâmico e está sempre se transformando. Algumas dessas transformações podem ser mais facilmente visualizadas, como as erosões; outras já são mais longas e demoram milhares de anos para acontecer, como a formação de montanhas.

Essas transformações acontecem graças aos agentes de transformação do relevo, que são elementos responsáveis pelas alterações e construções das formas que observamos na superfície terrestre. Assim, para melhor compreender esses agentes, eles foram divididos em agentes internos ou endógenos e agentes externos ou exógenos.

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo.

Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície. São as ações dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.

Os agentes endógenos atuam graças às forças exercidas pela movimentação do magma terrestre, que movimenta os vários “pedaços” que formam a crosta terrestre, chamados de placas tectônicas. Assim, graças ao choque e ao afastamento de duas dessas placas, temos a ocorrência dos vulcões e dos terremotos, além da formação de montanhas, vales, entre outras formas de relevo.

Já os agentes exógenos “esculpem” as formas de relevo que se formaram e se transformaram ao longo do tempo. Aquela expressão “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” expressa bem essa questão. Por exemplo, as águas da chuva, ao escoarem sobre a superfície, “lavam” o solo, retirando dele algumas de suas camadas, que são transportadas para os rios. Quando não há vegetação no local, essa enxurrada pode provocar a formação de grandes buracos, chamados de erosões.


Essa formação rochosa foi esculpida pela ação dos ventos

Dessa forma, podemos entender melhor por que as formas de relevo que compõem a superfície são tão variadas e transformam-se ao longo do tempo.

Como ocorre a origem transformação e evolução das formas do relevo?

De uma forma geral, o vulcanismo dá origem a duas formas de relevo: as montanhas e os planaltos. Já os fatores exógenos (externos) formam o relevo por meio de erosões, que podem ser pluviais (provocadas pela água da chuva) e fluviais (provocadas pelas águas dos rios e mar).

Como ocorrem as transformações no relevo?

As transformações das formas de terreno na superfície terrestre são geradas pelos movimentos das placas tectônicas e complementadas pela ação de agentes externos erosivos, como vento, chuva, rios, neve e gelo. Em termos bem simples, os agentes externos alteram as formas de terreno modeladas pelos internos.

Quais os agentes responsáveis pela origem e transformação do relevo?

Entre os agentes formadores de relevo externo, podemos citar o vento, as chuvas, a neve, a mudança de temperatura, os próprios seres vivos, entre outros. Já entre os agentes internos pode-se citar os terremotos, vulcões ativos e abalos sísmicos.

Quais são os processos de formação de relevo?

Os relevos da terra tem sua formação associada a processos endôgenos e exôgenos. Os processos endógenos são os processos do interior da terra, como a movimentação de placas tectônicas, o vulcanismo, a liberação de material do interior da terra que forma rochas, cordilheiras montanhosas e a própria crosta terrestre.