Como passar oleo de coco na vagina

O óleo de coco conquistou milhares de mulheres nos últimos anos. Afinal, ele é versátil e barato: tudo de bom, né? Pode ser usado na pele, no cabelo e em diversas receitinhas caseiras. Mas será que aplicar óleo de coco na vagina é, realmente, uma boa ideia?

A higiene íntima é um assunto que ainda gera muitas dúvidas, e, de vez em quando, alguns tópicos ficam em alta, como o óleo de coco na vagina está atualmente. Por isso, criamos um conteúdo super completinho para tirar as dúvidas relacionadas ao produto. Vamos juntinhas entender mais sobre o tema?

óleo de coco como hidratante

O óleo de coco realmente é potente quando usado como hidratante, e nossos cabelos e pele sabem muuito bem disso! Entretanto, passar óleo de coco na vagina não é a melhor forma de melhorar a secura vaginal e a hidratação na região.

Inclusive, vale ressaltar que não é indicado usar óleo de coco nas partes íntimas. Você pode, por exemplo, usá-lo para hidratar a pele da virilha, se ela estiver ressecada, mas evite que o óleo entre em contato com os lábios e o canal vaginal.

alteração do ph

Apesar de ser recomendado nas redes sociais e entre grupos de amigas, não há uma pesquisa que comprove os benefícios de passar óleo de coco na vagina. Portanto, podemos dizer que afirmações relacionadas a esse tópico são empíricas, ou seja, estão diretamente relacionadas com experiências pessoais, e não dados científicos.

Inclusive, amiga, temos que lembrar de que, quando uma substância externa entra em contato com nossa vagina, há chances de alteração do pH. Afinal, nosso corpo é super inteligente e, por isso, criou um órgão autolimpante que não necessita de interferências externas para se manter equilibrado.

Se ele mesmo se encarrega da limpeza correta da vagina, o melhor que podemos fazer é manter as condições ideais para que isso aconteça, evitando a aplicação de sabonetes e óleos dentro do canal vaginal.

converse com sua médica

Quando surgir dúvidas relacionadas à higiene íntima, vale a pena conversar com sua médica. Você pode pesquisar sobre o óleo de coco para vagina, mas, antes de tomar qualquer decisão, que tal consultar um profissional? É sempre o melhor caminho <3

óleo de coco como lubrificante

Além da indicação para a secura vaginal, é comum encontrar pessoas falando sobre o benefício de usar o óleo como lubrificante nas relações sexuais. Como dissemos, o contato do óleo com o canal vaginal pode causar um desequilíbrio do pH, tanto em aplicações diretas quanto indiretas, como o uso na camisinha.

Além disso, é importante ressaltar que o óleo de coco não deve ser usado com preservativos de látex. Isso porque a substância causa microporosidades nas camisinhas feitas com esse material, o que aumenta as chances de rompimento e de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Portanto, se ele for usado em relações sexuais, é importante garantir que você está com um preservativo de poliuretano, e não látex. Também é necessário ter atenção aos brinquedos sexuais, que podem ser feitos de látex e silicone, substâncias não compatíveis com o óleo.

Mas, amiga, queremos ressaltar que passar óleo de coco na vulva e na vagina não faz bem. Então, usar o produto como lubrificante também não é uma boa ideia, já que ele entrará em contato com o canal vaginal.

chances de alergia

Por ser um produto natural, não industrializado, é comum encontrar argumentos dizendo que o óleo de coco na vagina não faz mal. Entretanto, assim como qualquer outra substância, é possível, sim, que quadros alérgicos se desenvolvam.

Algumas reações como coceira e vermelhidão podem ocorrer e elas são bastante desconfortáveis </3

seguimos aprendendo juntas

Somos super a favor de opções naturais e que geram menos impacto no meio ambiente — inclusive, nossas calcinhas absorventes são sustentáveis ;) Mas também precisamos saber quando algo não é indicado, como é o caso do óleo de coco na vagina.

Ele ainda pode ser usado para hidratar o corpo e o cabelo e nas receitinhas de máscaras faciais. Então, relaxa, não precisa jogar seu óleo fora!

conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Juliana O. Moreira Carneiro. CRM: 104870- SP

Instagram: @drajumoreiracarneiro

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?

Que o óleo de coco é super indicado para receitas mais saudáveis e para hidratar o cabelo você já deve ter ouvido por aí, né?🥥 Mas e sobre o uso dele na vulva e na vagina?

O óleo de coco é antioxidante, e por esse motivo, mantém o pH da vagina em equilíbrio, além de formar uma camada protetora contra fungos e infecções vaginais.

Tudo de bom, né? Então continue lendo para conhecer os principais cuidados, como e quando usar esse queridinho natural que pode nos salvar de várias situações incômodas.

Eu posso usar óleo de coco na vulva e na vagina?

Pode sim! O óleo de coco pode ser usado como:

1- Hidratante da região íntima, mantendo a vulva e a vagina mais elásticas e hidratadas.

“Ele é excelente para hidratar a mucosa vulvar, fortalecê-la e até curar fissuras. Um hidratante natural excelente que pode ser usado por qualquer mulher, inclusive por aquelas que tiveram câncer de mama e, devido às medicações, não pode usar os hidratantes que possuem hormônio", conta a Dra. Ana Carolina Delazia.

2- Lubrificante sexual: é vegano, sem conservantes, sem produtos químicos ou corantes. Ele é seguro e causa menos irritação que lubrificantes sintéticos. (Mas não se esqueça de conferir os cuidados lá em baixo, eles são importantes aqui.)

3- Alternativa de tratamento e prevenção para infecções pela ação antioxidante e antibacteriana que mantém o pH da vagina em equilíbrio. O óleo de coco também ajuda a aliviar a coceira vulvar e sintomas de ardência.

Por isso, use e se lambuze.

Óleo de coco e candidíase, como assim?

Uma das infecções mais comuns surgidas a partir do desequilíbrio da flora vaginal é a candidíase. E sabia que ela pode ser prevenida e até tratada inicialmente com óleo de coco?

Isso porque o óleo de coco é rico em ácido caprílico e ácido láurico, poderosas substâncias antifúngicas e antimicrobianas. Sendo assim, é excelente para combater a infecção de forma natural.

Quando e como usar?

Você pode usá-lo diariamente após tomar banho, passando-o delicadamente entre os lábios internos e externos, ou na relação sexual aplicando uma fina camada na vulva e entrada da vagina.

Um cuidado: existem muitas receitas na internet de “absorvente interno de óleo de coco" aplicados na região interna da vagina. Antes de fazer esta aplicaçação, consulte a sua ginecologista antes 😉.

Quais cuidados devo ter?

Vale lembrar que qualquer óleo usado como lubrificante na hora do sexo pode danificar preservativos de látex. Assim, opte por camisinhas de silicone ou poliuretano pra não perder a efetividade.

E vale lembrar! Ao usar o óleo de coco para qualquer finalidade, é importante usar o extra virgem, 100% natural e puro.

E juntamos para você os nossos conteúdos mencionados aqui neste blog e outros que podem te interessar:

Flora vaginal: por que é tão importante

Será que eu sei lavar a minha vulva?

Lubrificantes: respondemos todas as suas dúvidas

Posso depilar todos os pelos da vulva?

Alergia a absorvente também causa candidíase?

Como aplicar o óleo de coco na parte íntima?

Você pode usar diariamente no pós banho, mas tome muito cuidado com o tipo de óleo de coco que escolher. Foque no extra virgem, 100% natural e puro. O óleo deve ser passado entre os pequenos e grandes lábios, de forma delicada e com o dedo pode-se introduzir na vagina.

Faz mal passar óleo de coco na Pepeca?

Nossa vagina é autolimpante, isso significa que aplicar muitas substâncias no local podem causar prejuízos à nossa saúde íntima. E o óleo de coco, assim como outros lubrificantes vaginais, pode perturbar o equilíbrio natural do pH vaginal, o que aumenta o risco de infecções.