Como posso contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária?

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DE UMA ORIENTAÇÃO QUE VISE PROMOVER A AUTONOMIA, A DIVERSIDADE E A IGUALDADE SOCIAL.

KEYWILLA DA SILVA VENCESLAU

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A família e a escola sempre foram os principais grupos sociais. É com a escola e com a família que iniciamos nosso processo de socialização. No entanto, com a falta de estrutura familiar, problema enfrentado por muitas crianças e adolescentes de escola pública nos dias atuais, a escola passa cumprir o papel mais importante na formação do caráter e da personalidade dos indivíduos. O que nos leva a figura do professor que nessas circunstâncias é o adulto responsável pela orientação. A grande questão a ser debatida é que tipo de orientação queremos dar, e que orientação damos as nossas crianças. Se pensarmos que todos queremos uma sociedade justa e igualitária, parece fácil responder que a queremos e damos orientações que promovam a justiça e a igualdade, porém a facilidade da resposta é ilusória, pois a maior parte dos responsáveis pela orientação não foram educados para autonomia, muito menos para promover justiça e a igualdade. Vivemos numa sociedade dividida em classes, e esse divisão reflete e é reflexo da educação que nos é proporcionada. O que nos leva a concluir que se alterarmos o modelo educacional, podemos contribuir na formação de cidadãos autônomos e na construção de uma sociedade igualitária. A partir da minha experiência em sala de aula tanto como aluna quanto como professora pude chegar às conclusões acima citadas e pretendo por meio destas abordar a importância e o desafio de uma orientação que promova a autonomia, igualdade social e a diversidade.  O intuito é fazer uma analise da orientação que é dada as nossas crianças e adolescentes na escola. Apresentando a importância e os desafios de debatermos a igualdade de género, a divisão social de classes e diversidade cultural para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.    

Como posso contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária?

No dia da terra separamos 16 princípios para construirmos juntos uma sociedade justa, sustentável e pacífica. Estes princípios fazem parte da Carta da Terra, uma declaração que busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada.

OS 16 PRINCÍPIOS:

1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.

2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.

3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.

4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.

5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.

6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.

7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.

8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.

9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.

10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.

11. Afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.

12. Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.

13. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões, e acesso à justiça.

14. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.

15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.

16. Promover uma cultura de tolerância, não violência e paz.

Para a carta da terra, estes compromissos somente serão possíveis se estivermos dispostos a mudar nossa mente e coração. "Requer um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal.". E termina assim:

"Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida."

<3

Quais ações podemos adotar, como podemos nos unir para cuidar da nossa Terra?

Leia a carta completa: http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf

Como tornar a sociedade mais justa e igualitária?

Por meio do estímulo à proteção e à diversidade cultural, uma sociedade torna-se mais justa. Ou seja, com menor desigualdade social, preconceitos, intolerância e desrespeito aos diferentes modos de vida. “Os governantes devem promover políticas públicas de incentivo à cultura.

O que podemos fazer para contribuir para uma sociedade melhor?

Como você pode construir uma sociedade melhor?.
Seja um cidadão ativo. ... .
Manifeste-se por causas que atendem à maioria. ... .
Utilize os canais à disposição. ... .
Agrupe-se. ... .
Ofereça soluções..

O que pode ser feito para construir uma sociedade mais justa?

Cinco soluções para sociedades mais justas.
PROPOR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS..
REFORÇAR A PROTEÇÃO SOCIAL..
MELHORAR A FISCALIDADE..
APOIAR A ADAPTAÇÃO DOS PAÍSES POBRES ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS..
FACILITAR O ACESSO DAS MULHERES À CONTRACEÇÃO..

Como você pode contribuir para uma sociedade mais justa e ética?

Resposta: Podemos contribuir sendo pessoas mais éticas e morais, contribuindo para o bem do próximo, obedecer as leis propostas a nós. Educar as futuras gerações em caminhos certos.