Como resgatar valores a receber Banco Central?

A partir do dia 2 de maio o Banco Central começa uma nova fase para os usuários que queiram consultar valores esquecidos em alguma instituição financeira.

A nova fase contempla mais situações de origem desses valores esquecidos, por isso, na nova consulta, você tem nova chance de encontrar algum valor esquecido a receber. Mas afinal, do que se trata esse dinheiro? Como consultar esses valores a serem recebidos? Será que estou apto? Para esclarecer suas dúvidas, preparamos esse conteúdo completo.

O que é o Valor a Receber no Banco Central?

Serviço ofertado pelo Banco Central em que as pessoas podem realizar uma consulta por meio do site Valores a Receber, para checarem se existe algum valor esquecido em alguma conta corrente antiga, consórcio contratado entre outros serviços. A ação visa devolver esses valores. Mas, isso não quer dizer que qualquer pessoa terá um valor registrado no momento da consulta, pois existem alguns critérios que são levados em consideração. As regras da primeira fase contemplaram as seguintes situações:

  • Contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível;

  • tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central;

  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e

  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Porém, a partir do dia 2 de maio, o Banco Central anunciou valores frutos de:

  • Taxas cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo do Banco Central;

  • Prestações ou responsabilidades relacionadas com operações de crédito, que também não foram antecipadas;

  • Contas para pagamentos pré e pós-pagos com saldo disponível que foram encerradas.

  • As contas de registo dos corretores e corretoras de títulos foram encerradas com um saldo;

  • Entidades em vias de serem liquidadas extrajudicialmente;

  • FGC (Fundo Garantidor de Créditos);

  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Os prazos de resgate ainda não foram divulgados, mas aqueles que já resgataram algum dinheiro, bem como aqueles que não tinham dinheiro na primeira fase, estão inclusos nessa segunda fase.

E como eu posso realizar a consulta?

Para isso é bem simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br; 

2. Use seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber; 

3. Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar; 

4. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato; 

5. Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência; 

6. Se você perder sua data de resgate, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

E caso você não tenha valores a sacar, fique de olho nos próximos prazos disponibilizados pelo Banco Central, através do site ou nos portais oficiais do Governo Federal.

Ainda não possui uma Conta Corrente com o Santander? Cadastre-se agora mesmo e aproveite as milhares de vantagens que o Santander oferece.

O Banco Central (BC) vai abrir, a partir desta semana, um novo ciclo para cidadãos que não conseguiram realizar o saque de valores esquecidos em instituições financeiras. Entre os dias 28 de março e 16 de abril, pessoas físicas e jurídicas que possuem conta prata ou ouro no site Gov.br poderão consultar e resgatar os recursos parados nos bancos.

O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo BC para a consulta e o agendamento da retirada das quantias residuais. A consulta para o saque foi inaugurada em 14 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informava a data e o horário em que usuários com recursos a sacar deveriam retornar ao site para fazer o agendamento para o saque dos cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e instituições financeiras em todo o país. A procura foi tanta que o site do Banco Central teve problemas e precisou criar uma página específica para a consulta dos valores.

Agora, nessa nova etapa, o agendamento também ocorrerá de forma escalonada, conforme a data de nascimento ou a data de abertura da pessoa jurídica (ver tabela ao fim do texto). No prazo que se inicia amanhã, cada grupo terá um dia inteiro para realizar seu agendamento e não somente um turno, como ocorreu no ciclo anterior. Os sábados continuarão sendo destinados para repescagem.

"As mudanças foram planejadas para ampliar o acesso ao Serviço pelo cidadão. Esse novo ciclo foi pensado para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de entrar no sistema. Além disso, agora, os cidadãos e as empresas terão todo o dia para acessar o Sistema na data agendada, o que dá mais flexibilidade para resgatar seus valores", disse Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do Banco Central, no comunicado da autoridade monetária.

Novidades

No dia 17 de abril, o site Valores a Receber será reformulado e com as melhorias previstas, a partir do dia 2 de maio, não haverá mais necessidade de agendamento. O cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta.

O sistema contará com informações repassadas pelas instituições financeiras, ou seja, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo.

Segundo o Banco Central, até a última quinta-feira (24), 2.852.109 pessoas físicas e jurídicas solicitaram resgate de seus valores a receber. O valor total chegou a R$ 245.809.474,96.

Dúvidas

Uma dúvida comum entre os aptos a receberem o dinheiro esquecido é a origem do dinheiro. De modo geral, a quantia é oriunda de contas-correntes ou de poupança encerradas com saldo disponível. O caso é comum, principalmente, de pessoas que tinham conta em bancos que encerraram as operações.

A verba também pode vir de tarifas e parcelas relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pela instituição com o BC; de cotas de capital e rateio de sobras líquidas de participantes de cooperativas de crédito; e de recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Como resgatar valores do Banco Central?

Para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência você vai precisar da Conta gov.br nível prata ou ouro. Não é possível acessar o SVR com login Registrato. Fique atento para não cair em golpes: O sistema não está disponível no momento.

Como sacar valores a receber?

Dinheiro Esquecido do Banco Central – Como fazer o saque.
Entrar no site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e fazer o seu login..
Logo em seguida, é o momento de fazer as consultas dos valores a receber, assim como consultar qual é a instituição que deve devolver o valor, e também, a origem do dinheiro esquecido..

Como solicitar valores a receber via instituição?

Como consultar o dinheiro esquecido Clique na parte “Solicitar por aqui”, e receba o dinheiro via PIX, ou na opção “Solicitar via instituição” para entrar em contato com ela e combinar qual será a instituição bancária que efetuará o repasse.