Como saber se estou grávida mesmo estando menstruada?

Comitê Editorial IVI Salvador

Sabemos que 1 de cada 4 mulheres podem ter sangramentos durante a gravidez coincidindo com o momento em que o embrião é implantado no endométrio, lugar onde o feto irá se desenvolver até o nascimento. Às vezes este sangramento é algo muito suave, em outros casos pode chegar a ser confundido com a própria menstruação por suas características e duração (de dois a três dias). Este fenômeno costuma ocorrer quando a mulher ainda desconhece o fato de estar grávida, entre o sexto e décimo dia posterior à fecundação do óvulo, momento em que ocorre a implantação, fazendo com que pareça que é possível menstruar estando grávida.

O endométrio está preparado para receber o embrião no período que chamamos de “janela de implantação”, quando o embrião estabelece conexões vasculares com os pequenos vasos do endométrio que lhe permitirá obter nutrientes e oxigênio do sangue da gestante e se implantar adequadamente. A ruptura de pequenas veias e artérias que irrigam o endométrio durante o processo gera o sangramento citado acima. Como estes dias irão coincidir com o período em que a mulher espera menstruar, será fácil confundir-se. Não existe um padrão definido para o sangramento e tão pouco necessariamente ocorrerá da mesma maneira em diferentes gravidezes da mesma mulher.

É normal sangrar depois da transferência em reprodução assistida?

Da mesma forma que ocorre o sangramento descrito anteriormente após a implantação do embrião no endométrio depois de uma fertilização espontânea, o sangramento durante a implantação do embrião também pode ocorrer em reprodução assistida, no entanto nesta ocasião vai provocar certa ansiedade porque o casal é consciente da transferência embrionária e está na expectativa de confirmar a gravidez e, portanto estará preocupado que o sangramento seja sinal do inicio da menstruação.

Caso ocorra o sangramento, ainda é cedo para desanimar ou perder as esperanças, pois até o momento de confirmar o teste de gravidez não é possível saber o resultado do ciclo. No entanto, recomendamos informar a equipe médica ou enfermeira responsável sobre a ocorrência de um eventual sangramento para que qualquer dúvida seja esclarecida.

O que fazer se tiver sangramento?

Aproximadamente 30% das mulheres podem apresentar sangramentos em algum momento da gestação. O sangramento durante a gravidez desperta um sentimento de emergência e causa temores. Sempre que ocorra é preciso informar o ginecologista de forma imediata, mas na maioria dos casos não será uma situação grave. Muitas vezes pequenos sangramentos são gerados em virtude de esforços físicos ou coincidem com relações sexuais, já que a mucosa do colo do útero costuma estar mais irrigada e tem uma maior tendência de sangramento nesta etapa da gravidez. Esse tipo de sangramento não interfere na evolução da gestação.

O grau de urgência dependerá do momento da gestação e o volume do sangramento. Como visto, durante o primeiro trimestre o sangramento pode ser causado pela própria implantação embrionária. Mas é preciso que o ginecologista descarte complicações como abortamento, gravidez ectópica ou mola hidatiforme. Para tanto, serão realizadas ultrassonografias e análises de sangue para completar o diagnóstico. Através do ultrassom, podem ser visualizadas áreas de descolamento subcoriônico que devem ser acompanhadas pelo obstetra e, na grande maioria das vezes, a gravidez evolui normalmente.

Durante o segundo e terceiro trimestres, outros diagnósticos devem ser pensados em caso de sangramento, como placenta prévia e descolamento de placenta. Em qualquer caso, o sangramento exige contato imediato com o médico para avaliação da vitalidade do feto. 

Não é normal haver menstruação durante a gravidez porque o ciclo menstrual é interrompido durante a gestação. Assim, não existe descamação do revestimento interno do útero, que é necessário para o adequado desenvolvimento do bebê. 

Dessa forma, a perda de sangue durante a gravidez não é referente à menstruação, mas é na verdade um sangramento, que deve ser sempre avaliado pelo obstetra já que pode colocar a vida do bebê em risco.

Em caso de menstruação durante a gravidez é importante ir ao médico para realizar exames que possam identificar as possíveis alterações, como gravidez ectópica ou descolamento da placenta, que podem causar este sangramento.

Principais causas do sangramento na gravidez

O sangramento durante a gravidez podem ter diferentes causas dependendo do tempo de gestação.

O sangramento logo no início da gravidez é comum nos primeiros 15 dias após a concepção e, neste caso, o sangramento é rosado, dura cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais às da menstruação. Assim, uma mulher que esteja grávida de 2 semanas, mas que ainda não fez o teste de gravidez, pode achar que está menstruando quando na verdade já está grávida. Se este é o seu caso veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez e faça um teste de gravidez que se compra na farmácia.

As causas mais comuns de sangramento durante a gravidez são:

Tempo de gestação Causas comuns de sangramento
Primeiro trimestre - 1 a 12 semanas

Concepção

Gravidez ectópica

Descolamento da 'placenta'

Aborto

Segundo trimestre - 13 a 24 semanas

Inflamação no útero

Aborto

Terceiro trimestre - 25 a 40 semanas

Placenta prévia

Descolamento da placenta

Início do trabalho de parto

Também pode haver um pequeno sangramento vaginal após a realização de exames como toque, ultrassonografia transvaginal e amniocentese, e após fazer exercícios.

O que fazer em caso de sangramento

Em caso de sangramento na gravidez, em qualquer fase da gestação, deve-se ficar de repouso evitando qualquer tipo de esforço e ir ao médico o quanto antes para que ele possa examinar e se preciso, realizar exames como o ultrassom para identificar a causa do sangramento.

Na maior parte das vezes um pequeno sangramento que acontece esporadicamente em qualquer fase da gravidez não é grave e não coloca a vida da mãe e do bebê em risco, no entanto deve-se ir imediatamente ao hospital quando houver:

  • Sangramento frequente, sendo preciso utilizar mais que um protetor diário de calcinha por dia;
  • Perda de sangue vermelho vivo em qualquer fase da gravidez;
  • Sangramento com ou sem coágulos e forte dor abdominal;
  • Sangramento, perda de líquido e febre.

Nos últimos 3 meses de gravidez, é frequente que a mulher apresente sangramento após o contato íntimo, uma vez que o canal de parto se torna mais sensível, sangrando com facilidade. Neste caso a mulher só deve ir ao hospital se o sangramento continuar por mais de 1 hora.

Como é a menstruação de quem está grávida?

Grávida não menstrua, já que com o óvulo fecundado não ocorre a descamação uterina. Sintomas parecidos com o de menstruação durante a gravidez são considerados sangramentos e é necessário procurar ajuda médica com urgência.

Estou menstruada e acho que estou grávida?

Em algumas situações a mulher pode ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação. Isso ocorre mais comumente nos primeiros meses de gravidez e recebe o nome de gravidez silenciosa.

Quantos dias dura a falsa menstruação no início da gravidez?

Sintomas da Nidação A mulher pode sentir pequenas pontadas e leves dores abdominais, muito semelhantes às cólicas menstruais. Outro sintoma comum é o sangramento, que não chega à intensidade do fluxo de uma menstruação e geralmente é amarronzado ou rosado. Além disso, ele não dura mais do que três dias.