Como saber se o s20 fe é snapdragon

S20 FE é premium com preço de intermediário: saiba mais sobre ele no review

Como saber se o s20 fe é snapdragon

Publicado 30/06/2022 e atualizado 01/07/2022 13 min. de leitura

O Samsung Galaxy S20 FE Snapdragon, lançado em 2021, é a marca de um acontecimento extraordinário no mercado de mobile. Acontece que ele é a versão com processador melhorado do S20 FE comum, que chegou ao público em 2020 com chipset Exynos 990, mais simples. O Snapdragon 865 garante melhor desempenho para jogos, melhor processamento de vídeos e fotos e, de forma geral, o uso mais fluido do celular no dia a dia.

O que levou a gigante sul-coreana a fazer isso? O barulho dos fãs. E se tem uma coisa de que eu entendo nessa vida - além de Eletrodomésticos, que é a minha editoria oficial - é sobre ser fã. Por isso, testei o Galaxy S20 FE Snapdragon por uma semana com a intenção de descobrir se, dessa vez, os usuários que pediram a versão mais potente no mercado brasileiro estavam certos. Gosta de spoiler? Eu acho que eles acertaram e muito! Neste review, aqui embaixo, eu conto tudo sobre a minha experiência com o queridinho da linha S20 da Samsung. Dá uma olhada!

Precisa de ajuda no início do processo de comprar um telefone? Confira as dicas do nosso guia de compras de celular e descubra tudo o que você precisa saber!

Prós e Contras

Prós

O Samsung S20 FE Snapdragon, como já era de se esperar, é um celular com bom desempenho graças aos 6GB de memória RAM e ao processador mais potente. Para jogos, ele tem a vantagem dos 120Hz de taxa de atualização e o modo de otimização de games. Seu conjunto de câmeras agrada diferentes tipos de usuários, ele não demora para carregar e a bateria dura bastante. Por fim, ele tem ótimo custo-benefício considerando seus recursos.

Contras

Mesmo sendo um celular da linha premium da Samsung, o S20 FE tem acabamento em plástico fosco que é muito bonito, mas escorrega na pegada - perigoso para quem gosta de usar sem capinha. Outro ponto que pode ser um incômodo é a falta de entrada P2 para fone de ouvido.

Samsung S20 FE Snapdragon: o que vem na caixa?

Como não tem entrada P2 de fone de ouvido, o S20 FE vai com um fone de entrada USB-C (Foto: Mosaico)
  • fone de ouvido USB-C
  • adaptador de tomada de 15W
  • cabo USB-C
  • extrator de chip
  • manual do usuário

Ficha técnica do S20 FE Snapdragon

Design

A traseira do S20 FE é de plástico fosco, resistente e bonito (Foto: Mosaico)

O Samsung S20 FE pode ser encontrado em várias cores diferentes - o paraíso de quem gosta de passar horas escolhendo qual é a melhor quando escolhe um celular novo. O modelo do nosso teste foi o Cloud Navy, azul marinho que, inclusive, seria a minha escolha pessoal na hora de comprar. Mesmo feita de plástico, a traseira tem um acabamento fosco que dá um ar de elegância ao aparelho e faz com que ele chegue perto dos outros modelos da família S20, que são de vidro. Além disso, como a minha colega Aline Batista disse no review da primeira versão do S20 FE lançada no Brasil, esse acabamento esconde marcas de dedos e não arranha com facilidade.

A lateral do S20 FE é de alumínio cromado e deixa o aparelho elegante (Foto: Mosaico)

As bordas do S20FE Snapdragon são alumínio cromado, algo que também ajuda a passar a impressão de premium logo de cara. Nelas, você encontra os botões de volume e bloqueio, microfone, autofalante, o slot para dois chips e cartão de memória e a entrada USB-C, que funciona tanto para o carregador, quanto para o fone de ouvido. Não, ele não tem a entrada P2 tradicional para fones - é necessário usar um modelo Bluetooth ou o que vem na caixa junto com ele.

Aqui, vale uma pausa para dizer que a única coisa que me incomodou em relação ao design é que o combo de bordas de alumínio e traseira de plástico faz com que ele fique bem escorregadio. Durante os testes, usei o S20 FE sem capinha e confesso que levei muitos sustos. Ou seja: se você for comprar esse modelo, aposte no combo de capinha, película e salva-celular.

A câmera tripla do S20 FE somada ao processador potente entrega fotos cheias de qualidade (Foto: Mosaico)

Também na traseira ficam as câmeras desse celular - uma das minhas partes preferidas nesse teste. Assim como muitos outros modelos da marca, inclusive os da linha A, que é a intermediária, o módulo com as lentes fica um pouquinho mais alto. Essa diferença pode ser igualada com o uso da capinha, mas se você gostar de viver perigosamente como eu vivi nesses últimos dias, vai perceber que ele fica "bambo" ao ser colocado em superfícies retas. Por sorte, o vidro das câmeras é resistente.

Na frente, esse Samsung Galaxy tem bordas bem fininhas, quase imperceptíveis durante o uso. Ele tem display de 6,5", mede 15,9 x 7,4 x 0,8 cm (A x L x P) e pesa 190 gramas.

A câmera frontal do FE Snapdragon fica centralizada na parte superior da tela e o leito de impressões digitais, por sua vez, fica sob o display, na parte de baixo. Como eu uso um A71, que tem esse mesmo leitor, não tive dificuldades em me acostumar com ele. Com um tempo, você consegue acertar a localização do sensor sem precisar acender a tela. Ainda assim, lembro que, nos primeiros dias com ele, foi um pouquinho mais difícil de me adaptar.

Tela

O painel super AMOLED do S20 FE deixa suas cores mais saturadas e viva. (Foto: Mosaico)

Outro ponto em que o S20 FE Snapdragon é igual à versão com processador Exynos é a tela. O modelo que eu testei tem resolução Full HD+ de 1080 x 2400 pixels, suporte a HDR e painel Super AMOLED, que melhora a saturação das cores e as deixa mais vivas. Outro ponto positivo é a taxa de atualização de 120Hz, queridinha dos gamers, que deixa as transições de tela mais fluidas e rápidas. Ela também é vantajosa para quem gosta de assistir conteúdos em vídeo com frequência.

Na prática, tudo isso significa que as imagens que o Galaxy S20 FE entrega são bem definidas e têm com as cores saturadas que já são uma marca da Samsung. Com o brilho ajustável, você consegue enxergar bem em diferentes momentos e ambientes.

Considerando outro modelo na versão FE? Veja o nosso review do S21 FE, sucessor do S20!

Câmera

Aqui nós finalmente chegamos no quesito que chama a minha atenção e é um fator decisivo na hora em que eu vou escolher qualquer celular. A câmera do S20 FE foi uma grata surpresa, mas se eu aprendi uma coisa me aventurando pelo mundo de mobile é que o resultado final não depende só das especificações das lentes - mas, também, do pós-processamento. Por isso, o Snapdragon também coloca a vantagem no lado da versão mais recente do S20 FE.

Comparativo da selfie do S20 FE (na esquerda) com a do meu A71 (na direita): o modelo da linha S me deixou com o tom de pele mais saudável e suavizou algumas linhas no meu rosto (Foto: Ariel Cristina Borges)

Câmera de fotos

O conjunto de câmeras traseiras desse modelo é triplo. A câmera principal tem lente grande angular de 12MP com abertura f/1.8. Além dela, ele conta com uma ultra-grande angular que tem a mesma resolução, mas ângulo de abertura de f/2.2 e a lente telefoto de 8MP com abertura f/2.4. A câmera frontal, por sua vez, tem 32 MP e abertura de f/2.2.

Aqui, o céu de São Paulo aparece na câmera comum, com o zoom em 0.5x e na panorâmica (Foto: Ariel Cristina Borges)

A lente telefoto é a responsável pelo zoom óptico 3x, que aproxima as imagens sem a perda de qualidade e é bem satisfatório. O zoom digital, que aproxima a imagem em até 30x, por sua vez, deixa a desejar na qualidade da imagem. Na prática, isso significa que o S20 FE não é a opção ideal para quem é muito exigente com os cliques - o caso do Gabriel Fricke, que tem um S21 Ultra e ama tirar fotos incríveis da lua. Ainda assim, ele foi perfeito para os meus cliques de viagem em ambientes com diferentes intensidades e tipos de iluminação.

A câmera do S20 FE não decepcionou em ambientes internos com luzes coloridas (Fotos: Ariel Cristina Borges)

Câmera de vídeos

Outra funcionalidade da câmera que eu usei bastante foi a de vídeos. Tanto a traseira quanto a frontal filmam em 4K com até 60fps. Ou seja: as imagens são limpas, bem definidas e muito satisfatórias - você pode pausar e usar recortes dos vídeos como fotos, inclusive. Usando a câmera do TikTok, a frontal perdeu um pouquinho da qualidade depois que o vídeo foi publicado, mas isso, talvez, tenha mais a ver com o app em si do que com a câmera do celular.

Recursos de câmera

O app de câmera do Samsung S20 FE também oferece uma série de opções para quem gosta de explorar. O modo noturno, que eu não usei tanto assim, faz um ajuste de cores muito bom para deixar os objetos das fotos mais visíveis e nítidos. Ele funciona melhor, obviamente, quando você consegue deixar o celular bem estável. Na foto de exemplo, aqui embaixo, eu estava dentro de um ônibus em movimento e a cabine estava com a luz azul. Ainda assim, o resultado não foi dos piores.

Foto do S20 FE no modo Noturno (Foto: Ariel Cristina Borges)

Assim como outros modelos da marca, a edição de fã do S20 oferece o modo Single Take, em que você faz um vídeo e o aparelho usa a inteligência artificial para selecionar os melhores frames. Além disso, ele tem a câmera PRO, a panorâmica, o modo retrato e o modo Food, que reconhece e melhora as cores dos alimentos como você pode ver nas fotos aqui embaixo. Para filmar, ela tem os modos vídeo em retrato, vídeo profissional, Super Slow-mo, câmera lenta e timelapse. Ou seja: tem muitas possibilidades para você registrar vários momentos do seu dia a dia.

Para quem gosta de tirar foto de comida, o S20 FE vai ser um bom companheiro (Foto: Ariel Cristina Borges)

Bateria

Chegamos a um dos momentos mais decisivos na hora de comprar um celular hoje em dia: a bateria. Até porque, não adianta ele ser muito bom e não ficar ligado, certo? O Samsung Galaxy S20 FE tem bateria de 4500mAh e durante os testes, ela durou um dia inteiro de uso moderado sem sufoco. Eu, que sempre tenho um carregador portátil na bolsa para emergências, não precisei ficar preocupada com ele em momento algum.

Diferença de tempo estimado de carregamento entre o carregador de 15W (esquerda) e o de 25W (direita). (Fotos: Ariel Cristina Borges)

E falando em carregamento, a caixa desse modelo premium da Samsung vai com o carregador Fast Charging, de 15W. Com a bateria em 1%, ele levou cerca de 1h30min para carregar o celular completamente. Em comparação com o carregador de 25W da Samsung que eu já tenho em casa, o modelo que vai na caixa desse aparelho só é, em média, 20 minutos mais lento. Além disso, esse celular também pode ser usado com os carregadores sem fio da fabricante.

Desempenho

Esse é o momento de brilhar do S20 FE que eu usei nesse teste. O diferencial dele é, justamente, o processador mais eficiente e, junto com os 6GB de memória RAM já citados, ele dá muita conta do recado. Durante o uso do dia a dia, ele não travou nem com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. Em certo momento, durante um teste de bateria, eu passei bastante tempo jogando Subway Surfers enquanto ouvia música no Spotify e ele segurou a demanda muito bem.

Para um teste específico, baixei o Asphalt9, um dos jogos de corrida mais pesados da Play Store. Tirando uma demora fora do comum na hora de baixar e instalar (ele tem mais de 2GB), nem parecia que era um app tão pesado que estava sendo usado. Inclusive, foi nesse momento que eu descobri o modo Game Booster, que ativa o Modo Prioridade para bloquear chamadas e notificações e monitora a temperatura e a bateria do aparelho para garantir uma boa experiência durante o jogo.

O modo Game Booster funciona em qualquer tipo de jogo no S20 FE (Foto: Ariel Cristina Borges)

O único momento em que esse celular deu uma leve engasgada foi durante a edição de um vídeo no inShot, quando eu adicionei vários vídeos pequenininhos e fui cortando um por um. O aplicativo travou e fechou automaticamente - mas foi apenas uma vez. Possivelmente, a grande quantidade de arquivos ajudou isso a acontecer.

Sobre espaço de armazenamento, esse modelo de S20 FE só está disponível em versões de 128GB, mas pode ter o espaço expandido com micro SD de até 1TB.

O S20 FE no meu dia a dia

No que se trata de celulares, eu não sou a usuária mais exigente no que se trata de especificações mais técnicas. Os joguinhos baixados para o teste, por exemplo, foram usados apenas para isso. Por isso, reuni algumas das características desse aparelho que me chamaram a atenção e que resumem um pouco mais da minha experiência com o Galaxy S20 FE.

Logo de cara, fiquei muito satisfeita com a facilidade do espelhamento da tela do celular na minha televisão, também Samsung, por meio do Smart View. Consegui reproduzir vídeos recebidos em conversas de apps de mensagens na tela grande com facilidade. Aqui embaixo, mostro como isso funciona usando o YouTube.

Não sabe como conectar o celular na TV? Veja nossas dicas de diferentes maneiras de conseguir esse resultado!

Com facilidade, é possível espelhar qualquer conteúdo do celular na televisão (Foto: Ariel Cristina Borges)

Usando as redes sociais, principalmente o TikTok, percebi que nesse aparelho, a interface é diferente em comparação com o meu celular pessoal. Alguns recursos nativos do app, como o Texto Falado, por exemplo, não aparecem no A71, mas estavam lá no S20. Colocando os dois aparelhos lado a lado, também foi possível perceber que as notificações de apps chegavam mais rápido no modelo premium - ainda que as mesmas contas estivessem logadas nos dois.

Redes sociais e programas de edição rodaram com facilidade no S20 FE Snapdragon (Foto: Ariel Cristina Borges)

Algo que você precisa saber sobre mim se chegou até aqui: eu sou meio nerd. Isso significa que tudo que eu não uso em jogos, compenso com apps de estudos e, durante esse teste, o meu queridinho foi o Duolingo. Era de se esperar que um aparelho que roda jogos pesados ia ser bem tranquilo com um app mais simples, tudo bem, mas a experiência foi tão boa que vale o destaque: as telas passam com facilidade, ele não demora a carregar as lições e nem trava. Meu recorde de quantidade de dias seguidos estudando agradeceu.

Outra coisa que eu faço o todo dia, o dia todo é ouvir música. Enquanto escrevo esse review, inclusive, estou usando o fone USB-C que veio no S20 plugado no meu computador - ele é bem confortável, resistente e vai fazer sucesso com quem gosta dos modelos intra-auriculares. O autofalante desse Galaxy não deixa a desejar, mas também não vai te ajudar a dar uma festa. Nada que uma caixinha de som não resolva.

Samsung Galaxy S20 FE Snapdragon: preço e custo-benefício

Como a linha de celulares premium da Samsung já lançou as famílias S21 e S22 desde o S20, o Fan Edition que eu testei não é opção mais recente do mercado. Depois desse texto, você já deve ter percebido que isso está longe de significar que ele não é bom - muito pelo contrário. A data de lançamento desse modelo garante uma vantagem para quem não quer gastar muito: preço baixo em um celular que, mesmo desatualizado, é melhor que muitos intermediários da marca. Ou seja: o custo-benefício é bem vantajoso, sim!

Um ponto que gera bastante curiosidade sobre esse celular - e que também deixa o preço um pouquinho mais baixo - tem a ver com o acesso a internet. A versão do S20 FE Snapdragon que eu testei foi a G780G e ela não tem 5G. Ainda assim, a Samsung já lançou um modelo com esse processador e a opção mais atual de internet móvel: é o S20 FE G781B, que tem 5G e é um pouquinho mais caro - mas ainda vale a pena!

Acessórios

Graças à falta de entrada P2, o fone de ouvido Bluetooth acaba sendo indispensável para quem não vive sem ouvir música e tem palpitações só de se imaginar tendo apenas um fone de ouvido. Dentro do catálogo da Samsung, a linha Galaxy Buds tem opções em diferentes faixas de preço e, aqui embaixo, deixo o Buds Live e o Buds Pro:

A minha indicação pessoal é o Tranya T10, fone de ouvido Bluetooth que eu uso. A marca não é muito conhecida por aqui e o preço baixo pode te fazer desconfiar, mas eu juro: vale a pena!

Produtos similares

Veja quais são os celulares mais vendidos do Buscapé na nossa lista!

Conclusão

Depois de considerar tudo que esse telefone celular entrega, não pude dar uma nota diferente de 10. O desempenho excelente somado a recursos como a câmera, o modo Game Booster, memória RAM de 6GB e frequência de 120Hz fazem do S20 FE um ótimo celular premium. A cereja do bolo é o bom custo-benefício, já que, hoje em dia, o preço desse modelo é equivalente ao de muitos intermediários da Samsung.

Ferramentas do Buscapé

Decidiu comprar o Galaxy S20 FE Snapdragon? Para garantir economia de verdade aqui no Buscapé, você pode apostar no nosso Alerta de Preço. Com ele, define o preço ideal para o seu bolso e nós te avisamos quando o celular estiver no valor desejado. Na hora de escolher um valor coerente, você pode usar o Histórico de Preços, que te mostra a flutuação de valor de qualquer produto nos últimos 40 dias ou seis meses.

Como saber se o s20 fe é snapdragon

Faz parte do time de quem não compra mais sem saber se vai receber um dinheirinho de volta? O Cashback do Buscapé é tudo o que você precisa! Na hora de fazer a sua compra, você pode receber parte do valor de volta se o produto estiver com cashback - e aqui, isso significa dinheiro de verdade na sua carteira, viu? Veja no vídeo como funciona o Cashback do Buscapé!

Como saber se o s20 fe é snapdragon

Como saber se o S20 fé e Snapdragon ou Exynos?

Ou seja, sempre observe a letra que vem logo após o G780. Se for a letra F, é o Exynos e se for o G, conta com Snapdragon. Caso a loja não coloque a informação do modelo do aparelho, procure no anúncio pelas palavras Exynos ou Snapdragon (tenta usar a busca do navegador pra facilitar).

Qual é o modelo do S20 fé que tem Snapdragon?

Galaxy S20 FE 5G é equipado com o Snapdragon 865 Para ativar o acesso à internet veloz, as fabricantes precisam adquirir um segundo modem, o Snapdragon X55, que habilita o 5G. Nos Estados Unidos, a variante do S20 FE tem RAM de 6 GB e espaço interno de 128 ou 256 GB.

Como saber se o S21 fé e Snapdragon ou Exynos?

Ficha Técnica.
A versão que testamos do S21 FE é a que possui um processador Exynos 2100 como cérebro desse aparelho. ... .
O POCO F3 que usaremos de comparação possui um processador Snapdragon 870 , com um núcleo de 3.2GHz, três de 2.42GHz e mais quatro de 1.8GHz, juntamente com a GPU Adreno 650 e mais 6 GB de memória RAM..

Qual processador SM G781B?

O Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G SM-G781B 128GB Câmera Tripla possui o processador Qualcomm Snapdragon 865 5G com capacidade de processamento 2.8GHz. Este dispositivo possui memória RAM de 6.0GB.