Como são chamadas as linhas indicadas com os nomes de Equador trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos polares Ártico e Antártico?

Você já se perguntou qual a função dos trópicos de câncer e capricórnio? Antes de responder a essa pergunta, primeiramente precisamos compreender corretamente as suas respectivas definições.

O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º.

Os trópicos foram criados por serem os pontos onde o sol incide perpendicularmente durante os solstícios — os períodos do ano em que os dias e as noites têm durações diferentes.

Durante o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte, o sol ilumina perpendicularmente cada vez mais ao sul até se localizar no ponto paralelo ao Trópico de Capricórnio, quando, a partir de então, ele “recua” sua zona de iluminação em direção ao Hemisfério Norte.

Da mesma forma, durante o inverno do Hemisfério Sul e o verão do Hemisfério Norte, acontece o mesmo processo, só que envolvendo dessa vez o Trópico de Câncer, que passa a ser o limite da latitude em que o sol incide perpendicularmente durante o ano.

Por que os trópicos recebem nomes de constelações do zodíaco?

A origem do nome dos trópicos data de cerca de 200 a.C. Nessa época, os astrônomos perceberam que o fenômeno dos solstícios no Hemisfério Sul acontecia quando o sol estava posicionado sobre a constelação de Capricórnio e que, no Hemisfério Norte, ele estava posicionado na constelação de Câncer, dando origem às linhas imaginárias que demarcam esse fenômeno na Terra.

E qual é a função dos trópicos?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além de marcar o limite de inclinação dos raios solares, os trópicos também possuem outras funções. A primeira delas é a localização geográfica, de forma que essas linhas permitem-nos conhecer as chamadas regiões intertropicais, ou seja, aquelas localidades que se situam entre os dois trópicos.

Outra função é auxiliar na compreensão sobre a dinâmica climática. Isso porque os trópicos, a Linha do Equador e os círculos polares ártico e antártico servem para dividir as faixas climáticas ou Zonas Térmicas, que são um dos principais fatores que determinam o clima das diferentes regiões da Terra.

Países cortados pelo Trópico de Câncer:

América: Bahamas, México e Estados Unidos.

Ásia: Arábia Saudita, Bangladesh, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Myanmar, Omã e Taiwan.

África: Argélia, Chade, Egito, Mauritânia, Líbia, Mali e Níger.


Monumento construído em Taiwan para indicar o Trópico de Câncer ¹

Países cortados pelo Trópico de Capricórnio:

América: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai

África: África do Sul, Botswana, Moçambique, Madagascar e Namíbia.

Oceania: Austrália.


Monumento construído na África do Sul para indicar o Trópico de Capricórnio ²

_________________________
Créditos das imagens:

¹ Dodd e Wikimedia Commons

² Hansm e Wikimedia Commons

Como e chamada a zona da Terra entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio?

Portanto, quando é verão no hemisfério norte (e inverno no sul), os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer. Da mesma forma, quando é verão no hemisfério sul, os raios incidem no Trópico de Capricórnio. Observe que a zona localizada entre os trópicos é chamada de intertropical (entre os trópicos).

Que tipo de linhas imaginárias são os trópicos?

Os trópicos são linhas imaginárias, traçadas paralelamente ao Equador, que circulam a Terra inteira. Essas linhas estão dispostas no Hemisfério Norte (acima da Linha do Equador) e no Hemisfério Sul (abaixo da Linha do Equador).

Quais são os nomes das linhas imaginárias?

Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico. Você, certamente já ouviu falar deles.

O que e a linha do Trópico de Capricórnio?

O trópico de Capricórnio é uma linha imaginária geograficamente localizada na região Sul do equador, que se movimenta gradualmente na direção do Norte, de maneira lenta, em cerca de 15 metros ao ano.

Toplist

Última postagem

Tag