Como se chama o método de separação de misturas?

Como se chama o método de separação de misturas?

Depois das análises das principais características das substâncias, damos continuidade ao estudo da Química com os métodos de separação de componentes numa mistura. Na natureza, grande parte das substâncias apresentam-se misturadas a outras e daí nasce a necessidade de separá-las por meio de mecanismos específicos.

  • Misturas Heterogêneas
    • Decantação
    • Filtração
  • Misturas Homogêneas
    • Destilação simples
    • Destilação fracionada
    • Leia mais:

Misturas Heterogêneas

Há dois métodos principais de separação de misturas heterogêneas, decantação e filtração.

Decantação

Processo de separação de misturas heterogêneas sólido-líquido. Ex: areia e água.

Primeiro, espera-se a sedimentação do componente mais denso (que se encontra no fundo do recipiente), depois tal recipiente é inclinado, derramando a substância mais em leve (fica em cima) em outro.

No caso do uso de uma mangueira entre os utensílios, o processo passa a se chamar sifonação. Nesse método, há a atuação da diferença de pressão entre as duas extremidades dos recipientes, por conta das diferenças de altura. Assim, uma ponta da mangueira ou do canudo fica no recipiente vazio, e a outra no meio da substância mais leve no outro recipiente, o qual deve estar mais alto.

Filtração

Separa os mesmos modelos de misturas já citados, contudo, apresenta maior eficácia. O exemplo mais claro é o uso dos papéis –filtro com furos para a passagem do líquido e retenção do sólido. Um bom exemplo é a forma usada para coar o café.

Em certos momentos, a filtração comum é muito lenta e, por isso, para acelerá-la utiliza-se a filtração a vácuo.

Funil de Bromo

É o instrumento utilizado para separar misturas heterogêneas líquido-líquido. Ex: água e óleo.

Como se chama o método de separação de misturas?

Misturas Homogêneas

O processo de separação de misturas homogêneas envolve a mudança de estado físico das substâncias envolvidas, sendo necessário uma aparelhagem mais completa. Tal processo chama-se Destilação.

Destilação simples

É o método utilizado para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido. Ex: água e sal.

Não citaremos aqui a aparelhagem presente no processo porque foge dos nossos propósitos. Resumidamente, a destilação consiste no aquecimento da mistura até que a substância mais volátil entre em ebulição. Após a ebulição, tal vapor é condensado num componente separado do sólido restante e assim são obtidas as duas substâncias presentes na mistura, a sólida e a líquida.

Obs: A volatilidade é a capacidade que uma substância tem para atingir o estado gasoso.

Destilação fracionada

Na destilação fracionada, separam-se componentes de uma mistura homogênea líquido-líquido. É muito comum no refino do petróleo para a obtenção de seus derivados, na produção de bebidas alcoólicas (os famosos destilados) etc.

O processo é o mesmo da destilação simples e, portanto, envolve as mudanças de estado físico das substâncias. A aparelhagem da destilação fracionada é semelhante à da simples, com o acréscimo de uma coluna de fracionamento (daí o nome “fracionada”) que tem como função separar frações da mistura baseada na diferença de volatilidade dos componentes.

Existem ainda outros inúmeros processos de separação de misturas, como a catação (mistura heterogênea sólido-sólido) na qual os fragmentos são separados manualmente; a separação magnética em que um dos componentes é separado a partir das propriedades magnéticas que possui, sendo atraído por um imã etc.

Resumidamente, é isso! Até a próxima.

Ouça este artigo:

O processo de separação de misturas consiste em separar uma mistura (homogênea ou heterogênea) através de técnicas qualitativas e quantitativas. Para entendermos melhor, precisamos definir o que é mistura:

Mistura é toda e qualquer associação composta por dois ou mais substâncias diferentes, podendo se apresentar de forma homogênea (com uma única faze visível a olho nu) ou heterogênea (duas ou mais fases visíveis a olho nu).

Agora que sabemos do que se trata uma mistura, podemos analisar quais são as técnicas e métodos disponíveis para realizar a separação dos componentes de uma mistura. Dependendo do tipo de mistura (sólido – sólido; sólido – líquido; sólido – gasoso; líquido – líquido; gasoso – gasoso) temos uma ou mais técnicas apropriadas para realizar a separação dos componentes, algumas bem simples e outras mais complexas, com diversas etapas de separação para que se possa mensurar o componente de interesse. Devido a vasta possibilidade de métodos e processos de separação, devemos considerar alguns fatores importantes na escolha do melhor método para a mistura em questão, como: Tipo de mistura (homogênea ou heterogênea); Estado físico das substâncias que compõem a mistura; Estado físico da mistura; Propriedades físico-químicas como temperatura de fusão e ebulição, densidade, solubilidade, etc.

Baseando-se no tipo de mistura, veremos alguns métodos de separação de misturas utilizados:

Conteúdo deste artigo

  • Separação de misturas homogêneas
  •      Destilação simples
  •      Destilação fracionada
  •      Evaporação
  •      Liquefação fracionada
  • Separação de misturas heterogêneas
  •      Decantação
  •      Centrifugação
  •      Filtração
  •      Levigação
  •      Tamisação
  •      Separação magnética
  •      Flotação
  • Exercícios e questões de vestibulares

Separação de misturas homogêneas

Destilação simples

Baseia-se na evaporação de um dos componentes da mistura (com menor ponto de ebulição) através do aquecimento, seguido da condensação do produto evaporado. Pode ser realizada em misturas homogêneas entre líquido – sólido ou líquido – líquido (desde que contenham pontos de ebulição bem distintos).

Como se chama o método de separação de misturas?

Processo de destilação simples. Ilustração: udaix / Shutterstock.com

Leia mais: destilação simples

Destilação fracionada

Baseia-se na evaporação de um dos componentes da mistura (com menor ponto de ebulição) através do aquecimento, que deixam a mistura individualmente a medida que seu ponto de ebulição específico é atingido, seguido da separação em coluna de destilação fracionada, e posterior condensação dos destilados sequencialmente. É muito utilizado em misturas que possuem pontos de ebulição dos componentes próximos, como a destilação dos componentes do petróleo, por exemplo. É utilizado para separação de misturas homogêneas no estado líquido – líquido ou gasoso – líquido.

Como se chama o método de separação de misturas?

Sistema de Destilação Fracionada (Laboratório). Ilustração: Zern Liew / Shutterstock.com [adaptado]

Leia mais: destilação fracionada

Evaporação

Ocorre com aquecimento da mistura (naturalmente ou através de equipamentos que gerem o calor necessário, como fornos por exemplo) em um recipiente aberto, onde ocorre o processo de evaporação da fase líquida da mistura, restando apenas a fase sólida no recipiente. Pode ser realizada apenas em misturas homogêneas entre sólido -líquido.

Leia mais: evaporação

Liquefação fracionada

Ocorre através da transformação dos componentes da mistura do estado gasoso para o líquido, um de cada vez, através do resfriamento gradual. Para que seja possível a separação, é necessário que os gases possuam pontos de condensação distintos. É realizado em misturas gasosas apenas.

Leia mais: liquefação fracionada

Separação de misturas heterogêneas

Decantação

Consiste em separar uma mistura heterogênea, ou seja, que apresenta duas ou mais fases através da diferença de densidade, ou seja, a fração mais densa fica no fundo do recipiente e a mais leve fica acima, deste modo pode se realizar a separação através da remoção das partes individualmente. Normalmente utiliza-se o Funil de Bromo para decantação líquido / líquido e béqueres para decantação sólido/ líquido.

Como se chama o método de separação de misturas?

Decantação com funil de bromo. Ao abrir a torneira localizada na parte inferior do funil, é possível obter o líquido mais denso da mistura, que, pela ação da gravidade, ficou depositado no fundo do funil. Foto: chakapong / Shutterstock.com

Leia mais: Decantação

Centrifugação

Consiste na separação de misturas heterogêneas entre líquidos ou entre líquidos e sólidos através de um equipamento chamado centrífuga, que separa as fases da mistura através da força centrífuga gerada por um rotor em alta rotação.

Como se chama o método de separação de misturas?

Centrífuga utilizada em um laboratório que analisa amostras de sangue. Foto: ktsdesign / Shutterstock.com

Leia mais: Centrifugação

Filtração

Consiste na separação de misturas entre líquidos e sólidos ou gases e sólidos através da passagem da mistura por um meio filtrante. Comumente utiliza-se papel filtro para realizar a filtração em laboratório.

Leia mais: Filtração

Levigação

Consiste em adicionar grande quantidade de água em uma mistura afim de separar os componentes sólidos da mesma, dos componentes menos densos que podem ser arrastados por um líquido. É um processo de separação de uma mistura heterogênea entre sólidos. Muito utilizado na mineração de ouro.

Como se chama o método de separação de misturas?

A levigação do ouro é uma técnica utilizada há séculos nos garimpos. Foto: Robert Gubbins / Shutterstock.com

Leia mais: Levigação

Tamisação

Consiste em separar uma mistura heterogênea de sólidos de diversas granulometrias através da passagem da mesma por sistemas de peneiras ou tamises. Pode ser feito em pequenas escalas (laboratórios) ou em escala industrial.

Como se chama o método de separação de misturas?

Tamisadora da marca WS Tyler.

Leia mais: Tamisação

Separação magnética

Consiste na separação de misturas heterogêneas entre sólidos, quando um ou mais componentes da mistura apresenta propriedades magnéticas que possibilitem a utilização de imãs para remover estas partículas da mistura.

Como se chama o método de separação de misturas?

Máquina com eletroímã para recolhimento de detritos metálicos em depósito de lixo. Foto: dvande / Shutterstock.com

Leia mais: Separação magnética

Flotação

Consiste em separar misturas entre sólidos e líquidos através da inserção de bolhas de ar e reagentes que tornem as partículas hidrofóbicas em uma suspensão, permitindo que as partículas flutuem na superfície da suspensão. Muito utilizada na mineração.

Leia mais: Flotação

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-substancias-misturas/

Uma das atividades práticas da ciência é a separação de substâncias presentes em misturas e a extração de substâncias simples de substâncias compostas. Sobre os métodos de separação e de extração, é correto afirmar que:

Como é chamado o método de separação de mistura?

O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação.

O que é o método de separação?

Os métodos de separação de misturas são técnicas utilizadas para separar cada uma das substâncias que formam uma mistura homogênea ou heterogênea. A natureza apresenta diversas substâncias importantes para o dia a dia do ser humano.

Quais são os métodos de separação?

Os principais métodos de separação de misturas são decantação, filtração, centrifugação, dissolução fracionada, destilação simples, destilação fracionada, filtração a vácuo, catação e peneiração.

Quantos são os métodos de separação de misturas?

Há dois métodos principais de separação de misturas heterogêneas, decantação e filtração.