Como trabalhar história de forma criativa?

Existem muitas ideias para contar histórias na Educação Infantil, cada uma com suas particularidades, mas todas com o mesmo objetivo: inserir a criança no mundo das narrativas. Ora, que criança que não ama uma boa história? Ainda mais quando elas estão na fase de novas descobertas do mundo.

E são tantas maneiras divertidas de fazer isso que fica difícil escolher uma só. Para quem é professor e está pensando em uma atividade diferente para ensinar lindas histórias para os pequenos, acompanhe o post para conhecer as opções!

10 ideias para contar histórias na Educação Infantil super legais!

A infância é uma das melhores fases da vida, nela se aprende tudo o que nos capacita a sermos humanos funcionais. Entre essas habilidades está a comunicação e, dentro dela, a narrativa, que se relaciona com expressar ideias, trabalhar a imaginação e a interpretação.

Como trabalhar história de forma criativa?

E que maneira melhor de inseri-la nesse mundo do que pela contação de histórias? Além de prender a atenção dos pequenos, é uma atividade super divertida, promovendo interação, socialização e muitas risadas. Você pode fazer isso de muitas formas, confira:

1. Teatro de fantoches

O teatro de fantoches é uma das maneiras mais lúdicas de contar uma história, dando objetos visuais para que a imaginação da criança se solte ainda mais e fique à expectativa dos acontecimentos e desfecho.

Em linhas gerais, basta montar um bom cenário e escolher itens para serem personagens, esses podem ser bonecos, ursinhos de pelúcia, ou uma coisa personalizada, como palitos de sorvete caracterizados, fantoches de mão, entre outros.

No blog, temos um post completo sobre como fazer um teatro de fantoches, você pode conferir depois para produzir um bem legal!

2. Teatro de sombras

O teatro de sombras é quase como um de fantoches, com exceção de que aparecem apenas as sombras dos personagens. Também precisa de um cenário, só que a sua tela é fechada para que, com uma luz mais forte, apareçam as sombras. Geralmente, os personagens podem ser feitos de papel, então são colados em palitos para que o contador de histórias possa mexer tranquilamente.

3. Cantigas

Existem diversas cantigas que podem ser cantadas para contar histórias. Por exemplo, O Cravo e a Rosa, Se esta rua fosse minha, entre outras. Mas nada impede que os contos de fadas sejam adaptados para músicas.

Se não conseguir tocar um instrumento, pode levar um rádio para a sala para que todos cantem juntos. É uma ótima forma de treinar a audição dos pequenos, sua capacidade de memorização e – claro – promover muita diversão!

4. Avental de histórias

O avental de histórias nada mais é que um avental personalizado que, em seus bolsos, pode carregar muitos elementos para que a história seja contada ou criada. Ele pode, facilmente, ser personalizado para apenas uma contação ou algo mais neutro. Para os personagens e itens importantes, você pode optar por fazer palitoches, em EVA, ou objetos recicláveis.

5. Livro

Não podemos deixar de incluir os livros nas ideias para contar histórias na Educação Infantil, não é? Existem muitos livros para Educação Infantil que são cheios de desenhos bem dinâmicos que permitem que o contador faça diferentes entonações.

Como trabalhar história de forma criativa?

Uma excelente opção é o livro “Bruxa, Bruxa, venha à minha festa”, de Arden Druce. Ele é cheio de personagens muito bem ilustrados e as crianças adoram porque tem uma certa harmonia.

6. Cenários

Os cenários também são importantes para a contação de histórias, eles podem ser o fator chave. A papelão é um excelente material, ainda mais quando é personalizado, como quando montado em casas, aviões, carrinhos e muito mais! As crianças podem usar a imaginação! Por que não usá-los para fazer um teatro real? Selecione os pequenos e os guie pela história, toda sala pode participar!

Como trabalhar história de forma criativa?

7. Desenhos

Os desenhos são incríveis de deixar a imaginação dos pequenos fluir, você pode preparar uma atividade para cada criança criar um personagem e um cenário. Depois disso, junte-os em cartões e se prepare para contar a história junto deles. Pode optar por contar a história de modo livre, criando as cenas conforme pegar cada cartão. É uma atividade bem divertida e eles vão adorar!

8. Brinquedos

Os brinquedos podem, facilmente, ser personagens ou fazer parte do cenário das histórias. Nesse caso, pode pedir para que cada criança traga um brinquedo, no dia indicado para isso, e a história livre também pode ser criada a partir disso, ou apenas usar os itens didáticos que a própria escola fornece. O melhor de tudo é que o enredo é criado conforme pedido deles.

9. Massinha

A massinha de modelar é um material muito didático para que os pequenos usem a imaginação e trabalhem, ao mesmo tempo, a coordenação motora fina. Atóxica, fácil de manusear e cheia de cores, é um prato cheio para a contação de histórias!

Nesse caso, cada criança pode receber uma quantidade de massinha e criar sua própria história. No fim, ou elas podem contar para você, ou quem se sentir à vontade pode contar para a turma.

10. Recortes

As revistas e jornais são excelentes como material didático, principalmente as velhas. Como tarefa de casa, pode pedir para que cada criança traga uma revista que possa ser recortada e, com seu auxílio, encontrar cenários, paisagens, personagens e outras coisas que possam servir para contar uma boa história.

Depois, basta dar uma folha de sulfite e deixar as crianças se soltarem com a cola. Instrua-as a escreverem o que está acontecendo ou, depois de tudo criado, dizerem em voz alta qual a pequena história que criaram.

São muitas ideias para contar histórias na Educação Infantil, não é? Uma mais legal do que a outra, o que dará mais trabalho é decidir de qual maneira será contada primeiro, ou o enredo. Mas, com certeza, os pequenos vão adorar e a aula vai ser maravilhosa.

O que achou das ideias? Nosso blog está sempre apresentando alternativas super divertidas e didáticas para trabalhar os tipos de aprendizagens dos pequenos. Fique sempre atento(a) às nossas publicações, até!

Como contar una história de maneira criativa?

Dicas Para Contar Histórias De Maneira Lúdica e Divertida.
Escolha Uma História Envolvente..
Escolha Os Recursos Necessários..
Defina Um Espaço Atraente Para As Crianças..
Não Esqueça Do Som E Organize As Músicas Do Início Ao Fim..
Dialogue Com As Crianças..
Trabalhe A Dicção E Entonação Ao Contar A História..

Como contar uma história interessante?

Tenha uma ótima leitura!.
Faça pausas..
Utilize a jornada do herói..
Escreva e ensaie o seu discurso..
Não se esqueça dos gestos. Veja abaixo alguns gestos que devem ser evitados..
Mantenha contato visual..
Mantenha uma fisionomia tranquila..
Cuidado com a sua aparência. ... .
Treine como contornar suas dificuldades de fala..

O que é uma história lúdica?

São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A atividade lúdica pode ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que vise proporcionar interação.

Quais são as formas de contar uma história?

Você pode fazer isso de muitas formas, confira:.
Teatro de fantoches. ... .
Teatro de sombras. ... .
Cantigas. ... .
Avental de histórias. ... .
Livro. ... .
Cenários. ... .
Desenhos. ... .
Brinquedos..