Como uma espécie exótica pode ser introduzida em um novo ambiente?

Conceito de Espécie Exótica: Espécie exótica é o termo usado para indicar espécies que não tiveram a sua origem natural num determinado habitat, mas que…

Conceito de Espécie Exótica

Espécie exótica é o termo usado para indicar espécies que não tiveram a sua origem natural num determinado habitat, mas que por alguma razão se encontram nele. Também se pode utilizar o termo espécie introduzida ou não nativa. Estas espécies podem ser animais ou plantas que foram introduzidos num novo ambiente.

Esta introdução, num novo habitat, pode ter ocorrido devido à ação humana propositada ou por acidente, por exemplo algumas espécies de flora presentes em Portugal foram plantadas com propósito de obter algum produto como é o caso do Eucalipto que foi introduzido para obter madeira, para produzir pasta de papel.

A introdução de novas espécies pode ter tido origem com os descobrimentos, pois os descobridores ao deixarem os locais que acabavam de descobrir traziam espécies nunca antes vistas no continente europeu. Muitas dessas espécies foram usadas para produzir novos tipos de alimento e outras foram plantadas nos jardins das casas senhoriais para embelezamento, o mesmo é valido para espécies animais que eram usadas como símbolo de estatuto social. O fato de os descobridores terem levado com eles doenças para as quais os indígenas não estavam protegidos também é uma introdução, pois as bactérias ou vírus foram introduzidos num novo ecossistema, esta introdução levou há morte de muitos indígenas.

Uma introdução acidental pode ocorrer, por exemplo, quando um navio viaja por águas muito variadas e traz no seu casco seres provenientes de outras regiões do planeta, como algas ou lapas. Estas novas espécies vão entrar no ecossistemas podendo adaptar-se ao novo meio ou morrer.

As espécies exóticas podem ser inofensivas, tendo-se adaptado ao novo ecossistema, sem causar danos as espécies que se encontravam no local anteriormente, ou podem ser prejudiciais passando a denominar-se de espécies invasoras por ocuparem o local das espécies autóctones ou nativas.

Devido ao fato de existirem espécies exóticas que prejudicam o ambiente, ao tornarem-se invasivas, foi criada legislação em cada país para indicar, de entre as plantas exóticas, quais as que podem causar problemas. Esta legislação surge pelo fato de ser impossível impedir a introdução de novas espécies num ecossistema.

Uma planta exótica num determinado ecossistema pode não o ser noutro. Uma planta exótica não é necessariamente uma planta invasora, no entanto, é necessário ter em atenção quando se introduz uma nova espécies pois esta pode reagir de uma forma inesperada.

Para prevenir a existência de plantas invasoras foram também criadas bases de dados, em vários países, com o nome das plantas exótica, com potencial invasor, que se encontram num dado território, de forma a ser mais fácil para a população controlar essas espécies.

A introdução de novas espécies sejam elas apenas exóticas ou que tenham adquirido o estatuto de invasores tem trazido graves problemas para a biodiversidade no mundo, pois tem ocorrido uma tendência para a uniformização das espécies, o que acaba com a diversidade e é prejudicial para o funcionamento dos ecossistemas. Os problemas com as espécies exóticas não se ficam apenas pelos problemas ecológicos, todos os anos os países gastam milhões de euros para controlar, monitorizar e remover as espécies exóticas que são introduzidas acidentalmente ou propositadamente nos ecossistemas.

4573 Visualizações 1 Total


References:

  • Dintinger, Rachel (2012). Reconsidering Non-Native Species. Consultado em: Maio 11, 2015, em http://www.thenakedscientists.com/HTML/articles/article/reconsidering-non-native-species/
  • Ontario, B. (2013). Exotic species. Consultado em: Maio 11, 2015, em http://www.eoearth.org/view/article/152708/
  • Vaz, Alexandre. Espécies Exóticas. Consultado em: Maio 11, 2015, em http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/Especies-Exoticas?bl=1&viewall=true#Go_1
  • Espécies exóticas. Consultado em: Maio 11, 2015, em http://www.icnf.pt/portal/agir/sab-mais/exotic
  • Impact of invasive species. Why some species are unwelcome. Consultado em: Maio 11, 2015, em http://wwf.panda.org/about_our_earth/species/problems/invasive_species/

Como uma espécie exótica pode ser introduzida em um novo ambiente?
25-09-2018

Licenciada em Biologia e mestra em Ecologia, Ambiente e Território pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Saiba mais sobre o autor >>>

As espécies invasoras são espécies exóticas que se proliferam de maneira descontrolada, ameaçando o equilíbrio de um ecossistema. Definimos como espécies exóticas aquelas que estão fora do seu local habitual.

Por que as espécies invasoras reproduzem-se de maneira desgovernada?

As espécies invasoras não viviam naquela área, então, geralmente, não possuem predadores. A falta de inimigos naturais faz com que essas espécies reproduzam-se de maneira descontrolada, aumentando o tamanho da população. O aumento da população exótica afeta diretamente o ecossistema.

Quais são os problemas causados pelas espécies invasoras?

As espécies invasoras geralmente apresentam populações numerosas, que acabam conseguindo mais recursos que as populações menores. Isso faz com que essas espécies sobressaiam-se sobre as espécies nativas quando o assunto é competição por recursos, prejudicando o equilíbrio local. Não podemos nos esquecer ainda de que a espécie invasora, muitas vezes, alimenta-se dos organismos nativos, podendo causar até mesmo a extinção local de uma espécie.

Além do aumento da competição e predação, muitas espécies invasoras são responsáveis por disseminar doenças e pragas. Todos esses fatores fazem com que as espécies invasoras ocasionem reduções acentuadas nas populações e degradação considerável de habitat. Por essa razão, elas são consideradas umas das maiores ameaças atuais ao meio ambiente.

Como as espécies invasoras invadem uma área?

As espécies invasoras podem ocorrer de maneira totalmente natural, mas o mais comum é a introdução de espécies novas pelo homem. À medida que o homem se espalha pelo planeta, mais espécies são levadas de uma área para outra, seja de maneira acidental, seja de forma proposital. A introdução de novas espécies em uma área pode ser favorecida pelas grandes taxas de migrações, colonização de novas áreas e aumento da agricultura e pecuária, por exemplo.

Um caso real de espécie invasora: O caramujo-gigante-africano

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O caramujo-gigante-africano é uma espécie que foi introduzida no país no final da década de 1980 de maneira ilegal. Ele foi trazido para o Brasil como um substituto do escargot em uma feira que comercializou os animais a fim de que se iniciassem criações. Apesar da promessa de lucro, os caramujos não foram bem recebidos pelos consumidores, e o comércio do animal fracassou.

Ao perceber que a criação de caramujos não era rentável, os criadores soltaram os moluscos na natureza. Em virtude da falta de predadores, os moluscos espalharam-se pelo Brasil. Eles são encontrados atualmente em 439 municípios.

Esses animais, assim como a maioria das espécies invasoras, causaram danos ao ambiente. Eles atualmente são considerados pragas agrícolas, sendo responsáveis também pela destruição de jardins e hortas. Além disso, o caramujo-gigante-africano é responsável pela transmissão de doenças.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Como ocorre a introdução de espécies exóticas em um ambiente?

As espécies exóticas invasoras são aquelas que quando introduzidas em outros territórios conseguem adaptar-se, estabelecer-se, reproduzir-se e espalhar-se até colonizar o ambiente, formar novas populações e causar impactos na biodiversidade, saúde ou economia.

Como introduzir uma espécie exótica?

As espécies são introduzidas acidentalmente. Nesse caso, não existe controle na introdução da espécie. A melhor maneira de solucionar o problema é a detecção rápida da dispersão da espécie. Há diversas formas pelas quais os organismos se dispersam.

Como se introduzir uma espécie exótica em um determinado ecossistema?

Classificam-se três principais modos pelos quais espécies exóticas invasoras se instalam:.
As espécies são intencionalmente introduzidas. ... .
As espécies são intencionalmente introduzidas apenas no cativeiro, porém fogem para o meio ambiente: nesse caso o manejo da espécie também é a melhor solução..

Quando ou em que situação uma espécie introduzida exótica pode trazer problemas?

As espécies exóticas são um problema principalmente quando se tornam invasoras. Possuem facilidade para deslocamento e ocupação do ambiente, ameaçando ecossistemas, habitats ou outras espécies.