Como usar o mesmo WhatsApp em celular diferentes?

Diferentemente do Telegram, o WhatsApp só permite usar a conta em apenas um celular. A equipe do mensageiro da Meta, por outro lado, está trabalhando em uma atualização para liberar o uso de um único número de telefone em dois smartphones simultaneamente. Mesmo assim, os usuários podem ter uma limitação bem incômoda, caso tenham mais de uma conta cadastrada no mensageiro.

  • Como usar o WhatsApp no PC [Web e Desktop]
  • WhatsApp Web: como escanear o código QR no celular [Android e iPhone]
Como usar o mesmo WhatsApp em celular diferentes?
WhatsApp avança no desenvolvimento do recurso para usar a conta em dois celulares (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

As informações partiram do WABetaInfo. Neste sábado (7), o site encontrou mais um rastro da atualização que está em desenvolvimento desde o ano passado, conhecida como modo Companion. Caso não esteja a par, a equipe do mensageiro está preparando uma opção para usar o mesmo número em até dois celulares ao mesmo tempo, o que daria mais liberdade a quem utiliza mais de um aparelho.

O problema é que o recurso, ao que tudo indica, vai restringir o uso de uma segunda conta no celular. É o que mostra uma imagem da tela que tende a aparecer ao vincular o número de telefone em outro aparelho:

“O modo Companion permite que você vincule este aparelho a uma conta WhatsApp cadastrada no seu celular. Mudar para o modo Companion fará o logout da sua conta WhatsApp atual”, diz o aviso que aparecerá no celular secundário caso já tenha um número de telefone registrado. “Esta operação apagará todos os dados do WhatsApp armazenados localmente, incluindo suas mensagens e mídia.”

Isto significa que, se não houver alterações até o lançamento da função, o usuário só poderá utilizar um único número por smartphone. Assim, se você separa as suas linhas pessoais e de trabalho em dois aparelhos diferentes, por exemplo, o mensageiro não vai permitir o uso do seu número para conversas com amigos, família e afins no celular corporativo. Em outras palavras: a conta do WhatsApp será deslogada do celular secundário ao usar o modo Companion.

Do outro lado, esta atualização vai beneficiar usuários de tablets. O site especializado observa que, com a mudança, será possível acessar a conta em um tablet Android e, futuramente, com o aguardado app para iPad. A vantagem também fica para quem possui um smartphone mais barato para usar na rua e deixa o principal em casa.

Como usar o mesmo WhatsApp em celular diferentes?
WhatsApp aparentemente não vai deixar usar mais de uma conta em um único celular (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Restrição do WhatsApp é um balde de água fria

A expansão da arquitetura multiplataforma é notícia para lá de boa. Logo assim que surgiu o primeiro rumor, comemorei. Afinal, separo minha vida pessoal e profissional em dois aparelhos para não misturá-las. E eu sonho em ter acesso ao WhatsApp para falar com amigos e família no celular do trabalho em casos de emergência.

Ainda assim, a Meta pretende trazer uma restrição que não faz sentido. Para se ter ideia, o Telegram oferece suporte a mais de uma conta no mesmo app. Além disso, se eu quiser, posso usar o meu número de telefone em mais de dois aparelhos – e sem problemas de sincronização, como acontece com o WhatsApp Web atualmente.

O vazamento deste fim de semana joga um balde de água fria em vários usuários. Afinal, de que adianta liberar o uso da linha em dois celulares simultaneamente se você, possivelmente, vai ter que abrir mão de uma delas? Pelo visto, só vai valer a pena caso você realmente só tenha um número de telefone, mas fique alternando entre aparelhos diferentes no dia a dia.

Felizmente, o recurso segue em desenvolvimento – ou seja, não está disponível nem no WhatsApp Beta – e a Meta poderá alterar isso com o tempo. Mas, conhecendo o histórico do mensageiro, é provável que a atualização seja liberada com esta restrição.

Com informações: WABetaInfo

MensageirosMetaWhatsAppwhatsapp beta

É possível usar a mesma conta do WhatsApp em dois celulares?

Assim como alguns outros aplicativos de mensagem, é possível utilizar o WhatsApp em dois celulares, por meio da função “Múltiplos Aparelhos”. Assim, você pode acessar a sua conta tanto no seu smartphone pessoal quanto no de trabalho, por exemplo.

Como usar o mesmo WhatsApp em dois celulares 2022?

A nova opção pode ser vista na área de registro do WhatsApp, quando o aplicativo pede o número de telefone ao instalar o mensageiro pela primeira vez. Na versão de testes que tem a opção disponível, é possível ir em “Conectar um dispositivo” para, então, escanear o QR Code com o celular em que deseja replicar a conta.

Como conectar WhatsApp de um celular para outro?

Baixe o WhatsApp no seu aparelho novo e confirme seu número de telefone. Baixe o WhatsApp no seu aparelho novo e confirme seu número de telefone novo. Apague a conta do WhatsApp associada ao seu número de telefone antigo.