Como usar tonico de alho no cabelo

Como usar tonico de alho no cabelo

O tônico de alho é apontado como um ótimo produto para ajudar no crescimento dos cabelos, uma vez que é rico em algumas vitaminas e minerais que beneficiam os fios.

Ao contrário do que muita gente pensa, contudo, seu uso não deve ser indiscriminado.

De acordo com Marcia Cecilio, médica tricologista e diretora científica do Instituto do Cabelo, este produto pode, sim, ser benéfico para as madeixas, mas se for usado da forma errada pode gerar problemas médicos.

Leia também: Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido?

Para que serve o tônico de alho

Por ser composto por extrato de alho, o tônico oferece uma ação anti-inflamatória que é capaz de estimular o crescimento do cabelo. Marcia explica:

“Uma das grandes causas de não termos cabelo crescendo é a inflamação do couro cabeludo. Com isso, o tônico funciona para desinflamar o couro e ajudar no surgimento de alguns fios.”

Além disso, o produto também serve para combater fungos que podem crescer no couro cabeludo – especialmente em pacientes com dermatite seborreica, muita caspa e muita gordura.

“Por fim, ele também é um antibacteriano, ou seja, age contra aquelas infecções que surgem em pessoas que ficam coçando muito a cabeça”, completa.

Leia também: Coceira no couro cabeludo: O que pode ser e como tratar

Todo mundo pode usar?

Apesar de oferecer estes benefícios, a profissional ressalta que o uso do tônico de alho não deve ser indiscriminado, ou seja, deve existir uma indicação para o paciente.

“O tônico estimula, sim, o crescimento de alguns fios de cabelo, mas em pacientes com determinados tipos de moléstia. Ele foi muito testado na alopecia areata, uma doença autoimune, que deixa áreas redondinhas de falta de cabelo no couro cabeludo. Portanto, não deve ser usado universalmente”, alerta a tricologista.

Leia também: Alopécia areata: O que é, sintomas e tratamento

“Precisamos ter cuidado [com sua prescrição]. Não é porque certos pacientes com alopecia areata tiveram o crescimento de alguns fios, que funcionará para todos”, ela completa.

Isso porque a concentração do tônico usado para pessoas com a doença autoimune  pode causar irritação, coceira, vermelhidão e alergia em pacientes que não sofrem com este problema.

Portanto, Marcia orienta que, caso exista alguma dúvida quanto ao uso deste produto, é necessário consultar um profissional especializado.

“Leve para ele o tônico que você gostaria de usar. Também se atente à concentração. Provavelmente ela não será eficaz para estimular o crescimento de cabelo, caso você não tenha nenhum tipo de problema no couro cabeludo. Já se aumentá-la, é bem provável que dê algum problema médico.”

Fonte: Marcia Cecilio, médica tricologista e diretora científica do Instituto do Cabelo.

O que seria da culinária e das histórias de vampiros sem o bom e velho alho, não é mesmo? Por isso, em homenagem a este alimento tão especial, hoje falaremos sobre o uso do tônico de alho no cabelo.

Afinal, o que a ciência diz sobre essa prática?

Vejam só que interessante, o uso do tônico de alho realmente possui embasamento científico e alguns artigos científicos corroboram com essa informação.

Tônico de alho no tratamento da Alopecia Areata

Em um estudo intitulado “Combination of topical garlic gel and Betamethasone valerate cream”, os pesquisadores combinaram o uso do tônico de alho com a betametasona.

O resultado foi sensacional! O grupo que utilizou a combinação teve uma melhora muito superior ao grupo que utilizou somente o corticoide.

Outro estudo bem interessante, intitulado “Treatment of alopecia areata with topical garlic extract” aplicou o tônico de alho duas vezes ao dia em pessoas com Alopécia Areata.

O estudo demonstrou 100% de melhora nos pacientes, ou seja, todos os voluntários obtiveram algum tipo de benefício com o uso do tônico de alho nos cabelos.

Contudo, devido à alta concentração da substância, alguns pacientes apresentaram eritemas (vermelhidão) no couro cabeludo.

Além disso, algumas pessoas também relataram coceira e prurido na região do couro cabeludo.

Devemos lembrar que, no caso específico da alopécia areata, um pouco de irritação ajuda na renovação das células do couro cabeludo, o que de certa forma é bem-vinda.

Tônico de alho para outros tipos de alopecia

Embora os estudos tenham sido realizados em pacientes com a alopécia areata, as pessoas com alopecia androgenética também podem se beneficiar da utilização do tônico de alho no cabelo.

Um estudo realizado em 2012 demonstrou que o alho possui efeito anti-inflamatório, o que é excelente. Pois, muitas pessoas desenvolvem queda de cabelo devido à inflamação do couro cabeludo.

Além disso, o alho também tem efeito antifúngico e antibacteriano, dois fatores que melhoram a microbiota capilar.

Em 2016, estudos demonstraram que o alho é capaz de reduzir a agressão da radiação solar, uma vez que bloqueia a ação dos raios UVB.

Isso acontece porque o extrato de alho protege os queratinócitos presentes na camada externa do couro cabeludo.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um produto natural, o uso do tônico de alho não está isento de efeitos colaterais.

Algumas pessoas podem apresentar coceira, eritemas, alergias e até mesmo queimaduras no couro cabeludo devido aos componentes presentes no alho. Por isso que é importante utilizar o tônico de alho com moderação.

Tirando isso, o tônico de alho é um grande aliado no tratamento do cabelo, principalmente nos casos de Alopecia Areata.

Quem disse que nós somos contra o uso de produtos naturais?

A função da Éclairé não é demonizar as receitas caseiras, mas sim jogar luz sobre o assunto, trazendo informações com embasamento científico para cuidar da sua saúde e da sua beleza.

Continue acompanhando as postagens do BLOG para obter mais dicas sobre saúde, beleza e tratamentos estéticos. Sempre tendo como base os estudos científicos mais respeitados da atualidade.

Aproveita para se inscrever em meu canal no YouTube. Já somos mais de 2,7 milhões de pessoas em busca de mais qualidade de vida.

Pode usar o Tonico de alho com o cabelo sujo?

Tônico para fortalecimento de cabelo. Modo de usar: passar no cabelo sujo em toda a raiz e deixar agir por mais de 2 horas.

Como usar corretamente o Tonico de alho no cabelo?

Aplique o produto diretamente no couro cabeludo, seguindo sempre a quantidade de aplicação que está descrita no tudo. Após isso, massageie com delicadeza, utilizando sempre a pontinha dos dedos para não machucar o couro cabeludo. Deixe o tônico agir por um período de 2 horas. Depois disso, é só lavar os cabelos.

Pode deixar o Tonico de alho no cabelo?

Deixar agir por no mínimo duas horas mas para melhores efeitos aconselho dormir com o produto no cabelo. Tem que usar o tônico 3 vezes por semana durante 3 meses. Depois é necessário fazer uma pausa de pelo menos um mês para o cabelo não acostumar com o produto e perder a funcionalidade.

Qual a forma correta de usar tônico capilar?

Como usar tônico capilar? O tônico capilar deve ser usado antes ou depois da lavagem e pode ser aplicado nos fios uma ou duas vezes por dia. Depois de aplicar na raiz dos fios, massageie bem a região para ativar a circulação sanguínea e melhorar a absorção do tônico.