Comprimento do Brasil de norte a sul

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial. Antes dele estão apenas Rússia, Canadá, Estados Unidos e China. Ele ocupa grande parte do sul do continente americano e é considerado um país populoso, já que é habitado por 211 755 692 pessoas, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020.

Seu território está dividido em 27 Unidades da Federação, sendo 26 estados e o Distrito Federal. Ao todo, tem 5 568 municípios, mais o Distrito Federal e o distrito insular de Fernando de Noronha.

Extensão territorial do Brasil

O Brasil apresenta uma área calculada de 8 510 345,538 km², conforme publicado no DOU nº 41 de 03/03/2021. Segundo dados do Anuário Estatístico do IBGE de 2019, a costa brasileira tem uma extensão de 10 959 km banhada pelo Oceano Atlântico.

O Brasil é país extenso latitudinalmente (de norte a sul) e longitudinalmente (de leste a oeste), considerado um país de dimensões continentais. Esse é um dos fatores que o faz apresentar quatro fuso-horários.

Para se ter uma ideia da dimensão, comparando estados brasileiros a outros países, é possível dizer que Alemanha, Reino Unido, Espanha, França, Portugal, Suíça, Finlândia, Itália, Dinamarca, Grécia, Nepal, Haiti, Tajiquistão, Mongólia, Trinidad e Tobago, Venezuela, Angola, Croácia, Senegal, Guiné, Bósnia, Equador, Laos, Guiana, Hungria, Israel e Nova Zelândia caberiam dentro do Brasil.

Localização do Brasil

O Brasil está localizado na América do Sul e grande parte do seu território está inserido no Hemisfério Sul, ou seja, ao sul da linha do Equador e uma pequena extensão do território encontra-se no Hemisfério Norte.

Considerando a divisão do planeta em hemisférios Oeste e Leste, o Brasil está totalmente inserido a oeste do meridiano de Greenwich, ou seja, no Hemisfério Oeste.

Levando-se em consideração as zonas térmicas, o território brasileiro tem grande parte de sua extensão situada na Zona Tropical, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, e uma pequena porção na Zona Temperada.

Características do território brasileiro

O Brasil tem seu território situado em uma área tectonicamente estável, com a maior rede fluvial do planeta. Os principais aspectos da Geografia do país são:

  • Relevo: constituído basicamente de planaltos, planícies e depressões.
  • Clima: predominantemente quente e úmido, dividido em Tropical e suas subdivisões, Subtropical, Semiárido e Equatorial.
  • Vegetação: originalmente é formada por Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata dos Pinhais, Cerrado, Caatinga, Campos, Complexo do Pantanal e Vegetação Litorânea.
  • Hidrografia: apresenta 12 regiões hidrográficas e a bacia amazônica é a maior delas.

Divisão geográfica

O Brasil está dividido em cinco regiões que agrupam estados com características comuns:

Região Norte: representa 45,3% da área total do país e é formada pelos estados Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Rondônia (RO), Tocantins (TO), Amapá (AP) e Roraima (RR).

Região Centro-Oeste: representa 18,9% da área total do país e é formada Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS) e Distrito Federal (DF).

Região Nordeste: representa 18,2% da área total do país e é formada Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA).

Região Sudeste: representa 10,9% da área total do país e é formada Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Região Sul: representa 6,8% da área total do país e é formada Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

Saiba mais sobre as regiões brasileiras e estados do Brasil.

Formação territorial do Brasil

As terras a serem exploradas na América do Sul foram divididas entre Portugal e Espanha através do Tratado de Tordesilhas, a fim de evitar conflitos, em 1494. Pelo acordo, portugueses se instalaram no litoral, que corresponde ao nordeste brasileiro.

A Mata Atlântica abundante na região foi a primeira fonte de recursos a serem explorados no período colonial, principalmente o pau-brasil. A seguir, foi a vez do cultivo da cana-de-açúcar.

Com a unificação de Espanha e Portugal em 1580, através da União Ibérica, os colonos portugueses se deslocaram no território para explorar o interior. Com isso, ouro e pedras preciosas foram exploradas economicamente onde hoje se localiza Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Em 1680, os portugueses seguiram para o sul e fundaram a Colônia do Sacramento, que posteriormente foi entregue à Espanha com o Tratado de Utretch.

O século XIX é marcado pela vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. O cultivo do café começou a ganhar força, se tornando o principal produto de exportação. Nesse período o Brasil tomou posse da foz do Amazonas.

O século XX é marcado pela Proclamação da República, em 1889, e aumento do território brasileiro com a incorporação de uma faixa de terra ao Pará. Com a Revolução Acreana, o Acre passou a pertencer ao Brasil. Além disso, novos estados foram criados.

Saiba mais sobre a formação do território brasileiro.

Fronteiras do Brasil

O Brasil apresenta 7 367 km de fronteiras marítimas e uma das maiores fronteiras terrestre do mundo, cerca de 15 mil km de comprimento, e faz divisa com 9 países da América do Sul e o Departamento Ultramarino Francês da Guiana. Sendo assim, apenas Chile e Equador não apresentam fronteiras com o país.

Confira a seguir os países e com quais estados do Brasil se limitam.

  • Argentina: faz fronteira com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • Uruguai: faz fronteira com Rio Grande do Sul.
  • Paraguai: faz fronteira com Paraná e Mato Grosso do Sul.
  • Bolívia: faz fronteira com Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Peru: faz fronteira com Acre e Amazonas.
  • Colômbia: faz fronteira com Amazonas.
  • Venezuela: faz fronteira com Amazonas e Roraima.
  • Guiana: faz fronteira com Roraima e Pará.
  • Suriname: faz fronteira com Amapá e Pará.
  • Guiana Francesa: faz fronteira com Amapá.

Saiba mais sobre as Fronteiras do Brasil.

Pontos extremos do Brasil

Os pontos extremos do Brasil são:

  • Norte: Nascente do Rio Ailã, localizada em Roraima, com latitude +05o 16'19" e longitude -60o 12'45".
  • Sul: Arroio Chuí, localizado no Rio Grande do Sul, com latitude -33o 45'07" e longitude -53o 23'50".
  • Leste: Ponta do Seixas, localizado na Paraíba, com latitude -07o 09'18" e longitude 34o 47'34".
  • Oeste: Nascente do Rio Moa, localizada no Acre, com latitude -07o 32'09" e longitude -73o 59'26".

Entre o ponto extremo do Norte e do Sul há uma distância de 4 394,7 km. Já os pontos de Leste e Oeste estão separados por 4 319,4 km, segundo dados do IBGE de 2016.

Curiosidades sobre o Brasil

O Pico da Neblina é o ponto mais alto do país, com 2.993,8 m de altitude e localizado na Serra Imeri no Amazonas. O rio Amazonas é o maior rio do país e do mundo em extensão, com 6 992 km.

Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, com 3,565 km² é o menor município do país e o maior é Altamira, no Pará, com 159 533,328 km².

Sergipe, com 21 925,424 km², é o menor estado do Brasil e o maior é o Amazonas com 1 559 146,889 km².

Saiba mais sobre:

  • Tudo sobre o Brasil
  • História do Brasil
  • Geografia do Brasil
  • Economia do Brasil
  • População brasileira

Quantos km tem o Brasil de norte ao sul?

No sentido norte-sul, o Brasil possui uma distância de 4.394 km entre o Monte Caburaí – ponto localizado no estado de Roraima e posicionado no extremo norte do país – e o Arroio Chuí, esse último posicionado no extremo sul, no Rio Grande do Sul.

Quantos km tem o Brasil de leste a oeste?

Resumo sobre os pontos extremos do Brasil O espaço entre eles representa as maiores distâncias que podem ser percorridas tanto de norte a sul quanto de leste a oeste dentro dos limites do território brasileiro. De norte a sul, essa distância é de 4.378,41 km, enquanto a medida leste-oeste é de 4.326,63 km.

Quantos km tem o Brasil?

8.516.000 km²Brasil / Áreanull

Quais são os 4 pontos extremos do Brasil?

Norte – nascente do Rio Ailã, no Monte Caburaí, em Roraima. Sul – Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. Leste – Ponta do Seixas, na Paraíba. Oeste – nascente do Rio Moa, na Serra ContamaÂna, no Acre.