De quem e o estádio do Botafogo?

Gazeta Press - Rio de Janeiro,RJ

De quem e o estádio do Botafogo?
15/12/22 | 17:53

O Botafogo deve reformar o gramado do estádio Nilton Santos no começo de 2023. Além disso, a diretoria também vai realizar mudanças nas arquibancadas.

A primeira medida será substituir o setor visitante, que era no setor Sul. Agora, a torcida adversária ficará em um dos setores superiores. A tendência é a colocação de telas no local.

Quem aí lembra dos golaços do Botafogo no Campeonato Brasileiro 2022? Para começar, vamos com a pintura do Kayque no jogo contra o São Paulo, no Nilton Santos. ⚽️🥅 #VamosBOTAFOGO

📹 Botafogo TV pic.twitter.com/VEEbwS51ar

— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 14, 2022

Outra medida vai acontecer no setor Leste Inferior. O local não terá torcidas organizadas, sendo um espaço para ingressos com preços mais altos.

As organizadas do clube vão migrar aos setores Norte e Sul do estádio. Os alvinegros só devem atuar em seu campo no fim de março ou em abril.

Deixe seu comentário

A quinta-feira não será especial para o Botafogo apenas por conta da partida contra o América-MG, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O dia também marca o aniversário de 15 anos da inauguração do Estádio Nilton Santos, palco que o Glorioso manda as partidas.

+ Jejum de vitórias e gols: como o América-MG chega para enfrentar o Botafogo

Foi num Botafogo 2 x 1 Fluminense em 30 de junho lá em 2007 que tudo começou. Na ocasião, o Glorioso vencera por 2 a 1. Alex Dias - autor do primeiro gol da história do estádio - abriu o placar para o Tricolor, mas Dodô, balançando as redes duas vezes, virou.

Júlio César; Alex, Juninho, Luciano Almeida (Renato Silva); Joilson, Leandro Guerreiro, Túlio (Diguinho), Lucio Flavio, Ricardinho (André Lima), Zé Roberto; Dodô. Assim entrou em campo o Botafogo pela primeira vez no Estádio Nilton Santos - ainda Engenhão - em 2007. O técnico era Cuca e o público foi de 43.810 presentes.

A arena foi construída para a realização dos jogos Pan-Americanos de 2007. O Botafogo mostrou em interesse em cuidar da licitação e ganhou a disputa justamente contra o Fluminense à época. Desde então, chama o Nilton Santos de casa. Atualmente, tem a cessão do local junto à Prefeitura até 2051.

De quem e o estádio do Botafogo?

Dodô comemora gol em 2007 (Foto: Arquivo Lance!)

COM A CARA DO BOTAFOGO
​O Engenhão nasceu com arquibancadas com cadeiras num tom azul escuro - em meados de 2010/2011, a Brahma, em uma parceria com o Botafogo, chegou a fazer cadeiras vermelhas e brancas, simulando o nome da empresa, no Setor Sul.

Tudo mudou no final de 2016, com a customização do estádio para a cara do Botafogo. A diretoria, então comandada por Carlos Eduardo Pereira, iniciou um processo para pintar as cadeiras do estádio em preto e branco, as cores do Glorioso.

As mudanças não pararam aí. O nome original da arena era Estádio João Havelange, em homenagem ao ex-presidente da Fifa. Ainda em 2015, o Botafogo entrou com um processo provisório junto à Prefeitura para que o local pudesse ser chamado de Estádio Nilton Santos. A mudança foi oficializada em fevereiro de 2017 pelo então prefeito Marcello Crivella.

FIGURAS MARCANTES DO BOTAFOGO

Jogadores que mais atuaram
Jefferson: 148 jogos
​Alessandro: 107 jogos
Gatito Fernández: 94 jogos

Artilheiros
Loco Abreu: 41 gols
Germán Herrera: 36 gols
Lúcio Flávio: 23 gols

De quem e o estádio do Botafogo?

Montagem Lance! Fotos: Divulgação / Botafogo; Vitor Silva / Botafogo; Arquivo Lance!

ESTATÍSTICAS DO BOTAFOGO

- 389 jogos
- 208 vitórias
- 91 empates
- 90 derrotas
- 61,2% de aproveitamento
- 665 gols feitos
- 390 gols sofridos

- Temos um plano de longo prazo, eu gostaria de ver o CT da base, parte do clube social e o estádio em um lugar só. Mas esse é um plano de três anos. Estamos procurando terrenos para isso que possamos comprar. A boa notícia é que há muitos terrenos disponíveis no Rio, próximos do transporte público. Os torcedores do Botafogo estão por todo o Brasil, então precisamos fazer com que seja fácil chegar ao estádio.

Textor comentou que tem um plano de três anos que envolve novo estádio para o Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Porém, como ficou claro na entrevista de Luís Castro na última sexta-feira, esse não é o único problema estrutural que o clube passa. Antes do clássico, o treinador - que não esteve presente na derrota para o Fluminense - reclamou da qualidade do gramado do Espaço Lonier, centro de treinamento do Botafogo. Esse era um problema que tanto ele quanto John Textor sabiam que iriam encontrar e quem disse isso foi o próprio empresário americano.

- Em relação ao problema de curto prazo, é surpreendente quando você chega e compra um clube grande, você espera que o CT esteja pronto. Mas nós estamos espalhados. Temos o time principal em um lugar, o time B em outro, o sub-20 em outro, o sub-15 em outro. Não é o ideal. Tive uma ótima reunião com o treinador, nós sabíamos que a questão do CT seria um problema quando chegamos. Gostamos do Lonier, adoramos os irmãos (Moreira Salles), eles ajudam muito o Botafogo.

De quem e o estádio do Botafogo?

John Textor explica estratégia no Botafogo: "Temos um plano B e um plano C para o Zahavi"

- Saíram algumas coisas erradas na imprensa sobre o que eles pediram ao Botafogo, não quero comentar isso, porque não é verdade, eles só ajudaram. Nós que somos a parte devagar, porque estamos tentando ver se aquele é o local certo para juntar o time principal, o time B e o sub-20. Ou se é o que foi idealizado inicialmente pelos irmãos, um CT para a base com uma escola. Espero falar com os irmãos nas próximas 48 horas, estamos pensando no que queremos como um clube. E quero saber se isso está alinhado com as ideias deles.

Enquanto não resolve a questão do terreno do Centro de Treinamento para o Botafogo, Textor busca solucionar os problemas de maneiras paliativas. De acordo com o americano, existe a possibilidade de levar o time B e o Sub-20 do Bota para outro terreno, próximo ao Lonier, e que foi oferecido ao clube.

- Há um terreno que nos foi oferecido para aluguel. Acho que vamos avançar nisso, tem um bom gramado que provavelmente só precisa de três a seis semanas de preparação para ser um gramado de alto nível. Infelizmente não é um local muito grande, mas pode começar a suprir nossas necessidades. Com o time principal no Lonier, talvez o time B e o sub-20 nesse local. Eles são bem próximos um ao outro, 10 minutos de carro.

De quem e o estádio do Botafogo?

“Uma partida terrível do Botafogo!”, reclama Pedro | A Voz da Torcida

Durante o período que esteve no Rio de Janeiro, Textor se reuniu com Luís Castro para tratar dos problemas estruturais que assolam o Botafogo. O americano deu a entender que se comprometeu com o português a mudar todo o gramado do Lonier, mas que isso só seria possível depois da temporada. Ele garantiu que o mesmo investimento realizado para o RWD Molenbeek será feito no Bota.

- Eu mostrei ao técnico a qualidade do gramado que construímos para nosso clube na Bélgica, que é muito menor. Assim que a temporada deles acabou, nós arrancamos o gramado do estádio e colocamos um gramado de nível Premier League. No clube da Bélgica, o estádio e o CT têm cada um 1,3 milhão de euros investidos no gramado. Se fiz isso num clube pequeno na Bélgica que eu amo, claro que vamos fazer isso no Botafogo. Mas precisamos esperar o fim da temporada para arrancar o campo. Podemos reclamar sobre as instalações, mas não podemos mudar no meio da temporada.

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Porque o Estádio Nilton Santos e do Botafogo?

O sonho do Botafogo de ter seu próprio estádio virou realidade em agosto de 2007, quando o clube venceu a licitação realizada pela prefeitura. O clube, então, passou a mandar seus jogos no local, além de administrá-lo e explorá-lo comercialmente.

Quanto vale o estádio do Botafogo?

Estádio Olímpico Nilton Santos
Capacidade
44 mil torcedores
Construção
Data
2003 a 2007
Custo
R$ 380 milhões
Estádio Olímpico Nilton Santos – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Estádio_Olímpico_Nilton_Santosnull

Quantos estádios têm o Botafogo?

Botafogo de Futebol e Regatas.

Onde fica a torcida do Botafogo no Engenhão?

Tem sua sede localizada entre as ruas José dos Reis e Das Oficinas, nos entornos do Estádio Nilton Santos.