Decantação exemplos do dia a dia

Graduação em Química (Faculdades Anhanguera, 2016)

Ouça este artigo:

A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas entre dois ou mais líquidos de diferentes densidades ou entre sólido(s) – líquido(s), que se baseia na separação por diferença de densidade entre os compostos que formam a mistura. O processo é bastante simples e amplamente utilizado em análises laboratoriais e processos de operações unitárias na indústria.

O processo consiste em alocar a mistura em um recipiente adequado e deixar este em repouso sobre uma superfície preferencialmente plana e estável. A força da gravidade atuará sobre a mistura de forma a decantar a fase mais densa para o fundo do recipiente e as menos densas serão alocadas sequencialmente (por diferença de densidade) umas sobre as outras, sequencialmente, de acordo com a quantidade de compostos de diferentes densidades que compuserem a mistura. Após a decantação, a separação é feita vertendo-se o líquido que fica na superfície com auxílio de um bastão de vidro em outro recipiente (normalmente béquer), mantendo o decantado no recipiente original. Este processo é utilizado normalmente para separação entre sólidos e líquidos.

Existem ainda outras técnicas e processos para separação fases que compõem a mistura após a decantação, tais como: separação em funil de bromo, filtração, sifonação, entre outras.

Decantação em Funil de Bromo: Utiliza-se um funil que possui afunilamento angular na parte inferior e é alocado em uma argola de ferro presa a uma haste. Através da ação da gravidade, a fase mais densa se deposita no fundo do funil que possui um canal com torneira para remoção das fases. Ao posicionar a torneira na posição aberta, a fase mais densa é despejada em um recipiente, e manualmente controla-se o fluxo até que se esgote a fase mais densa. Desse modo, esse tipo de decantação é utilizado para separação de misturas entre líquidos com duas ou mais fases. Os exemplos mais comuns de misturas separadas por este processo é óleo em água ou água em gasolina.

Decantação exemplos do dia a dia

Decantação com funil de bromo. Ao abrir a torneira localizada na parte inferior do funil, é possível obter o líquido mais denso da mistura, que, pela ação da gravidade, ficou depositado no fundo do funil. Foto: chakapong / Shutterstock.com

Decantação seguida de Filtração: Neste tipo de processo, é efetuada a decantação da mistura em um recipiente e após a completa distinção das fases, o líquido menos denso é vertido com auxílio de um bastão de vidro em um funil de vidro contendo papel filtro para retenção de possíveis partículas sólidas que ainda estejam presentes na fase filtrada.

Aplicações: O processo de decantação é muito utilizado para realização de separação de misturas em análises laboratoriais. No processo de tratamento de água das Estações de Tratamento de água (ETA), utiliza-se o processo de decantação para separar os resíduos sólidos provenientes da floculação da água seguido de sifonação.

Decantação exemplos do dia a dia

Etapa de decantação em uma Estação de Tratamento de Água. Foto: lmeleca (Leonid Meleca) / Shutterstock.com

Algumas bebidas passam por processo de decantação para remover as partículas sólidas, como por exemplo, os vinhos, onde a borra residual é separada do líquido através deste processo.

O processo de separação de misturas por decantação não envolve nenhum tipo de reação ou transformação química, portanto a estrutura química dos componentes da mistura não se alteram após a separação.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/decantacao/

Decantação: o que é, exemplos e mais!

  • O que é decantação?
    • Diferenças entre decantação e filtração
  • Como é feito o processo de decantação?
  • O que é a decantação fracionada?

Decantação exemplos do dia a dia

Você sabe o que é a decantação? Esse é um tema que envolve muitos detalhes, podendo gerar dúvidas entre os estudantes. Há quem confunda, por exemplo, o processo de decantação com o de filtração.

Vale destacar que esse assunto é um dos mais recorrentes de Química no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos principais vestibulares do Brasil, por isso é muito importante ter conhecimento aprofundado em relação ao tema.

Está interessado em saber mais? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é a decantação, quais são as principais diferenças entre decantação e filtração, como é esse processo e abordaremos a definição de decantação fracionada. Acompanhe!

A decantação faz referência a um processo de separação de misturas heterogêneas entre dois ou mais líquidos de densidades distintas ou entre sólidos e líquidos.

Vale destacar que a decantação se baseia na separação por meio da diferença de densidade entre os compostos que fazem parte de uma mistura específica. O processo é largamente utilizado em análises feitas em laboratórios e processos de operações realizadas nas indústrias.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Agora, você deve estar se perguntando: como funciona esse processo? Ele consiste em colocar uma determinada mistura em um recipiente e deixá-la em repouso em uma superfície, na maioria das vezes, estável e plana. Na sequência, a gravidade atuará sobre a mistura de forma a decantar a fase mais densa para o fundo do recipiente, e as menos densas vão ficando na superfície do recipiente.

Depois da decantação, a separação é feita retirando o líquido que fica na superfície contando com a ajuda de um bastão de vidro, geralmente chamado de béquer. Esse processo é comumente usado para fazer a separação entre líquidos e sólidos.

Diferenças entre decantação e filtração

Conforme ressaltamos, a decantação é utilizada com a intenção de fazer a separação entre líquidos e sólidos. Isso é feito deixando uma determinada mistura em descanso e, depois, retirando a parte líquida que fica na parte superior da superfície, e mantendo a parte sólida que fica na parte inferior do recipiente.

A filtração, por sua vez, faz referência a um método de separação de mistura que faz o uso de um filtro com a intenção de separar os componentes de uma determinada mistura. Eles podem ser de dois tipos: sólido e líquido ou sólido e gasoso. Diferentemente do outro processo, portanto, a filtração também pode ser utilizada para separar partículas sólidas de elementos gasosos.

Existem dois tipos de filtração: simples e a vácuo. Eles apresentam as seguintes características:

  • filtração simples: a mistura é despejada sobre o filtro, que ficará encarregado por fazer a retenção do sólido;
  • filtração a vácuo: o processo é parecido com o da filtração simples, no entanto ele é mais rápido. Isso porque o sistema é diretamente ligado a uma bomba de vácuo que se encarregará de retirar o ar do do recipiente, sugando-o por meio do vácuo.

Como é feito o processo de decantação?

Vale repetir até para facilitar na fixação do conteúdo. A decantação é utilizada para separar misturas que são formadas por sólidos e líquidos. Explicado brevemente o significado desse processo, vamos entrar em detalhes agora sobre como ele funciona.

Primeiramente, é necessário colocar a mistura em um recipiente e deixá-la em repouso até que, devido à diferença de densidade entre duas ou mais substâncias, o sólido esteja todo no fundo do recipiente (isso acontece pelo fato de ele ser mais denso em relação aos elementos líquidos).

Após a realização desse processo, é preciso fazer a aplicação do método de sifonação com o intuito de retirar o líquido que está na parte superior da mistura para terminar de fazer a separação dos dois elementos.

Decantação exemplos do dia a dia

O que é a decantação fracionada?

Trata-se de um método empregado com a intenção de separar uma mistura heterogênea de dois ou mais sólidos, sendo que somente um deles é solúvel em um solvente específico. Por isso, para fazer o uso do procedimento é preciso ter conhecimento detalhado dos componentes da mistura e as respectivas solubilidades para utilizar o solvente adequado a cada situação.

Esse procedimento pode ser utilizado com a intenção de fazer a separação de uma mistura composta por sal de cozinha e areia, por exemplo. Quando se adiciona a água, apenas o sal será solubilizado pelo líquido, e a areia formará uma fase sólida. Com isso, com apenas o uso de um filtro simples é possível separar a fase líquida da sólida.

Vale destacar que esse método precisa de outros meios complementares para completar a separação dos componentes da mistura. A dissolução fracionada somente é utilizada com a intenção de dar início ao processo.

A dissolução fracionada é muito utilizada nos laboratórios de análises químicas e em processos de fabricação. Em ambos os procedimentos, é necessário fracionar e fazer a purificação dos sólidos que estão presentes em misturas.

Importante destacar, ainda, que a dissolução fracionada também é aplicada com o intuito de determinar o teor de álcool presente na gasolina comercial. Ao adicionar água na mistura de gasolina com álcool, pelo fato de apresentar uma maior interação com a água, o álcool separa-se da gasolina e forma uma fase aquosa única, ficando apenas a gasolina na outra fase. Assim, é possível realizar o cálculo da quantidade de álcool presente na gasolina vendida e verificar se está dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei.

A decantação faz a separação de misturas e, por ser um assunto recorrente no Enem e vestibulares, é muito importante conhecer esse processo. Essa forma de separar misturas é utilizada para separar líquidos de sólidos e separar líquidos de densidades diferentes.

Este post sobre decantação foi útil para você? Está interessado em se aprofundar em Química e em outras disciplinas relevantes dos vestibulares? Conheça o nosso plano de estudos e veja como podemos ajudá-lo a ser aprovado nos principais exames do país.

O que é decantação Cite um exemplo?

A decantação é um método utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas com as seguintes características: Formadas por um líquido e um sólido que não está dissolvido. Exemplos: água barrenta, água e areia.

Onde é utilizada a decantação?

A decantação é usada para separar misturas do tipo sólido-líquido e líquido-líquido e baseia-se na diferença de densidade e na solubilidade de seus componentes. O primeiro passo é deixar a mistura em repouso, visto que a parte sólida costuma ser a mais densa.

Quais são as misturas de decantação?

A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas com base na diferença de densidade e na imiscibilidade dos componentes da mistura. Decantação é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido.

Quais processos de separação de misturas que você observa no seu dia a dia?

Entre estes métodos estão a catação, a ventilação, a levigação e a tamisação ou peneiração, que são processos físicos usados para separar misturas heterogêneas que contêm apenas sólidos.