Diametro de um circulo

Diametro de um circulo
Baixe em PDF

Baixe em PDF

Calcular o diâmetro de um círculo é fácil se você souber qualquer uma das outras dimensões dele: o raio, a circunferência, ou a área. Também é possível se você tiver apenas o desenho do círculo. Se você quiser aprender como calcular o diâmetro de um círculo, siga estes Passos.

  1. Diametro de um circulo

    1

    Se você conhecer o raio do círculo, multiplique por 2 para obter o diâmetro. O raio é a distância do centro do círculo até a borda.[1] Por exemplo, se o raio de um círculo é 4 cm, então o diâmetro é de 4 cm x 2 = 8 cm.

  2. Diametro de um circulo

    2

    Se você conhecer a circunferência do círculo, divida por π para obter o diâmetro. Pi (π) é igual a aproximadamente 3,14, mas você deve usar sua calculadora para ter um resultado mais preciso.[2] Por exemplo, se a circunferência do círculo é de 10 cm, então o diâmetro é 10 cm/π, ou 3,18 cm.

  3. Diametro de um circulo

    3

    Se você conhecer a área do círculo, divida o valor por π, depois encontre a raiz quadrada e multiplique por 2 para obter o diâmetro. Este Método usa a seguinte fórmula para descobrir a área do círculo: A = π x r2.[3] Por exemplo, se a área do círculo for de 25 cm2, divida o valor por π, 25 cm2/π = 7,96. Depois encontre a raiz quadrada √7,96 = 2,82 cm. Para obter o diâmetro, multiplique o resultado por dois. 2 x 2,82 = 5,64 cm. Logo, o diâmetro do circulo é 5,64 cm.

    Publicidade

  1. Diametro de um circulo

    1

    Desenhe uma linha horizontal dentro do círculo de uma borda a outra. Use uma régua ou outro objeto reto para fazer isso. Pode ser na parte de cima, perto da parte de baixo ou no meio.

  2. Diametro de um circulo

    2

    Chame os pontos onde a linha cruza o círculo de "A" e "B".

  3. Diametro de um circulo

    3

    Desenhe dois círculos sobrepostos, um usando A como centro e o outro usando B como centro. Os círculos devem se sobrepor, como no diagrama de Venn.

  4. Diametro de um circulo

    4

    Desenhe uma linha vertical através dos dois pontos onde os círculos se sobrepõem. Essa linha marca o diâmetro do círculo.

  5. Diametro de um circulo

    5

    Meça o diâmetro. Meça usando uma régua, ou para uma precisão maior, use um paquímetro digital. Pronto!

    Publicidade

Dicas

  • Familiarize-se com o uso de um compasso. Ele é um instrumento muito útil em muitas coisas, incluindo no desenho do diâmetro de um círculo, como mostrado acima.[4]
  • A utilização de fórmulas geométricas e de equações fica mais fácil com a prática. Você perceberá que perguntas e questões sobre geometria parecerão menos desafiadoras com um pouco de experiência.

Publicidade

Materiais Necessários

  • Calculadora.
  • Lápis com borracha.
  • Compasso.
  • Régua.
  • Paquímetro digital (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 846 534 vezes.

Como calcula o diâmetro de um círculo?

C = 2·π·r. Se multiplicarmos o raio da circunferência por 2, encontraremos a medida do diâmetro (segmento de reta que intercepta dois pontos da circunferência passando pelo centro). ... .
C = π·d. Como calcular a área de um círculo? ... .
A = π·r².

Qual é o diâmetro do círculo?

O diâmetro é o comprimento da reta que passa pelo centro e toca dois pontos na borda do círculo.

O que é diâmetro é raio?

Conhecidos como elementos da circunferência, chamamos de centro ou origem o ponto que está no centro; de raio, o segmento de reta que liga o centro até a circunferência; de corda, qualquer seguimento que liga duas extremidades da circunferência; e de diâmetro, qualquer corda que passa pelo centro.