Diferença cadeira flexora e mesa flexora

Trabalhar o bíceps femoral, semimembranoso e semitendíneo, em suma, passa diretamente por usar a Cadeira Flexora. Entretanto, será que realmente o uso está sendo feito do modo correto e que possa trazer bons resultados?

O texto tem a proposta de responder essa pergunta e mostrar que a confusão com a mesa flexora, embora comum, precisa ser evitada. Logo depois, a tendência natural é usar o equipamento correto e potencializar o treino.

Trabalhar os isquiotibiais, é ter noção que o potencial de força e estabilização é grande. Bem como, é importante aprender a estimulá-los, e nisso que a Cadeira Flexora e a Mesa Flexora entram como boas opções.

Atenção: Cadeira Flexora e Mesa flexora não são o mesmo aparelho

Em primeiro lugar, é fundamental saber que não são a mesma coisa e possuem diferenças na construção. Por outro lado, vale lembrar que o movimento articular é o mesmo e a diferença fica nos aparelhos.

O próprio exercício também tem modificações e é importante saber a proposta que cada um tem, facilitando o entendimento. De nada adianta optar por um e esperar um resultado diferente, porque já começou do modo errado.

A primeira parte do texto é simples: mostrar as diferenças entre a Cadeira Flexora e a Mesa Flexora. Logo, é chegada a hora de ter todas as informações e optar pelo exercício que traga o resultado almejado.

Mesa Flexora

Primeiramente, os músculos mais ativados e que a utilização será potencializada com os exercícios são os seguintes: isquiotibiais (posteriores da caixa) e são formados por bíceps femoral, semintendionoso e semimembranoso.

Vale destacar que o músculo gastrocnêmio também participa do processo de flexão plantar e especialmente durante a flexão do joelho. Assim, a proposta da mesa flexora é conseguir ativar os músculos que foram citados anteriormente.

Cadeira flexora

Na Cadeira Flexora, os isquiotibiais são os mais usados e essa é a primeira diferença entre ambos. Por outro lado, o gastrocnêmio é utilizado e, por fim, mas não menos importante, os músculos, grácil e sartório, são exercitados.

Diferença cadeira flexora e mesa flexora

Afinal, quais são as diferenças?

A flexão de joelho, quando trabalhada em cadeira e na própria mesa flexora, é um movimento ligado aos isquiotibiais. Assim também, a própria extensão de quadril e aliada ao conjunto de glúteos, são características dos exercícios.

Tanto a Mesa e a Cadeira Flexora possuem a mesma base, se tratando da flexão de joelho. Contudo, grau de flexão não é o mesmo e nisso é que a ativação dos isquiotibiais acabam por mudar, mesmo que levemente.

No caso da Cadeira Flexora, o grau de flexão de quadril é um nível maior e oferece um benefício interessante. Se trata do seguinte: a contração muscular dos isquiotibiais é otimizada e o treino se torna mais efetivo.

A diferença mais latente é devido a angulação do quadril e a amplitude do movimento, em resumo, não é a mesma. Da mesma forma, a forma como os isquiotibiais é diferente e por isso que entender a diferença entre ambas é crucial.

Como fazer o exercício da Cadeira Flexora?

A Cadeira Flexora, em síntese, permite que o encosto seja alterado e a proposta é que fique sob medida para cada pessoa. Bem como, é muito importante esticar as duas pernas e posicionar os pés até o encosto, esticando as duas pernas.

O próximo passo é simples e consiste em travar as coxas, com a parte do equipamento que permite segurar. Posteriormente, é apenas esticar as pernas e dobrar, sempre em níveis máximos e até onde o quadril permitir.

Certamente que alguns erros são comuns e devem ser citados, porque podem prejudicar o resultado final. Sendo assim, é importante conferir alguns exemplos e a maneira de evitar, portanto, abaixo veja:

  • Movimentar os joelhos– O foco do exercício é a parte posterior da coxa e os glúteos, ou seja, o joelho não deve ser forçado. Caso contrário, a chance de ocasionar um problema nas articulações é muito grande.
  • Ajustar o encosto em demasia para trás– A coluna fica em uma posição acentuada e não cumpre com o objetivo que o exercício traz. Enfim, pode ocasionar um problema na coluna e por isso que não é algo positivo.
  • Forçar os joelhos para baixo– A chance de lesionar o joelho é grande e o principal é fazer o ajuste que deve ser em cima da coxa. É fundamental que o instrutor auxilie e ajude da maneira correta.

É provável que esses cuidados, em geral, possam fazer com que existam algum tipo de preocupação. Contudo, basta fazer o exercício da Cadeira Flexora por algum tempo e fica simples de pegar o jeito certo.

A princípio, fica claro que o exercício é simples de ser feito e traz bons resultados, conforme as informações citadas acima. O importante é apenas manter a frequência dos exercícios e será possível atingir os resultados almejados.

Benefícios e desvantagens

A flexão de quadril é mais acentuada, se comparada com a Mesa Flexora, fazendo com que os músculos sejam mais utilizados. Todavia, esse fato otimiza o trabalho muscular e melhora a eficiência mecânica do movimento em questão.

Toda amplitude muscular é menor, porque a posição do corpo e do joelho, em relação ao movimento, é diferente. Ao mesmo tempo, para alguns casos isolados, a Cadeira Flexora pode provocar algumas micro lesões teciduais.

A fim de comparação com a mesa flexora, a informação citada no parágrafo anterior, acontece mais com frequência. Por outro lado, não pode ser visto como uma regra e são apenas casos esporádicos, dependendo do treinamento.

Em contraposição a esse risco de micro lesões, o equipamento, por meio da posição do corpo e do quadril, traz uma excelente facilidade. Logo, é ligada ao fato de ser mais simples de ser feita e não trazer tantas complicações.

Grande parte dos iniciantes, em resumo, preferem esse exercício e não é complicado de confirmar esse fato nas academias. Afinal, aposto que você já viu usando a máquina ao seu lado, não é mesmo?

Um recado final se faz necessário: caso deseje utilizar a Cadeira Flexora, procure um instrutor para te auxiliar. Enfim, é melhor prevenir e contar com essa ajuda, do que fazer o exercício errado e não ter bons resultados.

Diferença cadeira flexora e mesa flexora

Qual a diferença entre mesa flexora e cadeira flexora?

A principal diferença entre o exercício realizado na cadeira e o realizado na mesa flexora é o grau de flexão do quadril. Como, em sua maioria, os músculos flexores do joelho são biarticulares, sua atividade pode ser influenciada pelo posicionamento das articulações que eles cruzam (CAMPOS, 2000).

Pode fazer cadeira flexora e mesa flexora?

O estudo mostrou maior ativação em BF na mesa flexora em relação a cadeira. Ambos os exercícios são importantes, e tem suas particularidades o que cabe ao profissional de educação física lhe orientar e prescrever da melhor maneira possível seu treino. Procure um profissional graduado.

O que pode substituir a cadeira flexora?

O levantamento terra e o stiff (ou romanian deadlift) são os melhores exercícios para a cadeira posterior. Recrutam muito mais unidades motoras do que a cadeira e a mesa flexora, além de estimularem o sistema neural e metabólico de forma muito mais efetiva.

Qual é a função da mesa flexora?

A mesa flexora — também conhecida como mesa romana — é um equipamento que permite realizar movimentos de flexão dos joelhos. Além disso, é uma ótima opção para iniciantes.