Dizemos que um determinado alelo e recessivo quando sua expressão (fenótipo)

Ao responder a estes exercícios sobre os conceitos básicos de Genética, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito dessa importante área da Biologia.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial. Quando dizemos que um alelo é recessivo, por exemplo, estamos referindo-nos a um alelo que

a) somente se expressa em heterozigose.

b) somente se expressa em homozigose.

c) que se expressa em homozigose e heterozigose.

d) que não se expressa.

e) que inibe a expressão de outros alelos.

ver resposta


Questão 2

Que nome é atribuído ao conjunto de características físicas e fisiológicas de um indivíduo que é resultado da ação dos genes e do meio?

a) Cariótipo.

b) Genótipo.

c) Fenótipo.

d) Lócus.

e) Dominância.

ver resposta


Questão 3

Quando um indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene, dizemos que ele é

a) Dominante.

b) Recessivo.

c) Letal.

d) Homozigoto.

e) Heterozigoto.

ver resposta


Questão 4

O local específico onde cada gene é encontrado em um cromossomo é chamado de

a) Híbrido.

b) Cromátide.

c) Lócus.

d) Alelo.

e) Centrômero.

ver resposta


Questão 5

Que nome recebe a representação gráfica usada em Genética que indica as relações de parentesco entre os indivíduos?

a) Cruzamento-teste.

b) Cariótipo.

c) Heredograma.

d) Lócus.

e) Genótipo.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. O alelo recessivo deve estar aos pares para expressar-se, não apresentando efeito fenotípico quando em heterozigose.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Fenótipo é o termo usado para indicar as características físicas e fisiológicas de um indivíduo que são resultado da expressão do genótipo e da interferência do meio ambiente. Exemplo: a cor da pele.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “e”. Indivíduos heterozigotos apresentam dois alelos diferentes de um mesmo gene, e os homozigotos apresentam dois alelos iguais de um mesmo gene.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Lócus é a posição específica que um gene ocupa em um cromossomo.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “c”. O heredograma é uma representação que mostra as relações de parentesco entre os indivíduos e permite visualizar como uma característica se comporta em uma família.

voltar a questão


Dizemos que um determinado alelo e recessivo quando sua expressão (fenótipo)

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

1 Nome: nº Professor(a): Série: 3ª EM. Turma: Data: / /2013 Sem limite para crescer Bateria de Exerc&ia...

Nome: _______________________________________________

nº __________

Professor(a): ______________________________ Série: 3ª EM. Turma: __________

Data: _____/_____/2013

“Sem limite para crescer”

Bateria de Exercícios de Biologia – 3º ano 1º Trimestre

1) Dizemos que um determinado gene é recessivo quando sua expressão(fenótipo): a) só acontece em heterozigose. b) só ocorre quando em dose dupla. c) independe da presença de seu alelo. d) depende de características congênitas. e) reproduz uma característica provocada pelo ambiente. 2) Moscas de coloração acinzentada cruzadas entre si fornecem moscas de corpreta. Para determinarmos se uma mosca cinza é homozigota ou heterozigota quanto ao par de genes que condicionam esse caráter, o procedimento correto é analisar a prole resultante do cruzamento dessa mosca com outra de a) cor preta. b) cor cinza. c) genótipo igual ao seu. d) fenótipo igual ao seu. e) fenótipo dominante. 3) "Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas". Mendel ao enunciar essa lei já admitia, embora sem conhecer, a existência das seguintes estruturas e processo de divisão celular,respectivamente: a) cromossomos, mitose. b) núcleos, meiose. c) núcleos, mitose. d) genes, mitose. e) genes, meiose. 4) (Fuvest) Dois grupos de mudas obtidas a partir de um mesmo clone de plantas verdes foram colocados em ambientes diferentes: um claro e outro escuro. Depois de alguns dias, as plantas que ficaram no escuro estavam estioladas o que significa que os dois grupos apresentam: a) o mesmo genótipo e fenótipos diferentes. b) o mesmo fenótipo e genótipos diferentes. c) genótipos e fenótipos iguais. d) genótipos e fenótipos diferentes. e) genótipos variados em cada grupo. 5) (Pucsp) "Casais de pigmentação da pele normal, que apresentam genótipo __(I)__ podem ter filhos albinos. O gene para o albinismo é __(II)__ e não se manifesta nos indivíduos __(III)__. São albinos apenas os indivíduos de genótipo __(IV)__." No trecho acima, as lacunas I, II, III e IV devem ser preenchidas correta e, respectivamente, por: a) AA, dominante, homozigoto e aa. b) AA, recessivo, homozigoto e Aa. c) Aa, dominante, heterozigotos e aa. d) Aa, recessivo, heterozigotos e aa. e) aa, dominante, heterozigotos e AA. 6) (FGV) Sabe-se que o casamento consangüíneo, ou seja, entre indivíduos que são parentes próximos, resulta numa maior freqüência de indivíduos com anomalias genéticas. Isso pode ser justificado pelo fato de os filhos apresentarem: a) maior probabilidade de heterozigoses recessivas b) maior probabilidade de homozigozes recessivas c) menor probabilidade de heterozigoses dominantes d) menor probabilidade de homozigoses dominantes e) menor probabilidade de homozigoses recessivas 7) (Ufv) Os mecanismos da herança apresentam diferentes maneiras pelas quais os genes interagem entre si e com o ambiente para manifestarem seus efeitos no fenótipo dos seres vivos. Com relação aos princípios básicos da hereditariedade,assinale a alternativa CORRETA: a) Os genes codominantes têm menor influência no fenótipo do que os fatores ambientais.

b) Na expressão gênica os efeitos do ambiente celular não são considerados. c) Os genes dominantes são independentes dos fatores ambientais para se expressarem. d) Pode ser muito difícil determinar se o fenótipo resulta mais do efeito gênico do que o ambiental. e) Na presença de genes recessivos, apenas o efeito ambiental prevalece no fenótipo. 8) (Unirio) No cruzamento de plantas verdes, normais, é possível o aparecimento de indivíduos albinos. Embora plantas albinas morram antes de produzir em sementes, a característica "albinismo" não desaparece entre elas. Isto se explica porque: a) muitas plantas verdes são heterozigóticas. b) plantas normais homozigóticas tornam-se albinas na ausência de luz. c) plantas albinas tornam-se verdes na presença de luz. d) o gene para albinismo é ativado no escuro. e) o albinismo impede a síntese de clorofila. 9) (Uerj) Sabe-se que a transmissão hereditária da cor das flores conhecidas como copo-de-leite se dá por herança mendeliana simples, com dominância completa. Em um cruzamento experimental de copos-de-leite vermelhos, obteve-se uma primeira geração – F1 - bastante numerosa, numa proporção de 3 descendentes vermelhos para cada branco (3:1). Analisando o genótipo da F1, os cientistas constataram que apenas um em cada três descendentes vermelhos era homozigoto para essa característica. De acordo com tais dados, pode-se afirmar que a produção genotípica da F1 desse cruzamento experimental foi: a) 4 Aa b) 2 Aa : 2 aa e) 1 AA : 1 Aa : 1 aa

c) 3 AA : 1 Aa

d) 1 AA : 2 Aa : 1 aa

10) (Ufla) A primeira lei de Mendel ou lei da segregação significa: a) um cruzamento onde se considera apenas um gene, representado por dois alelos. b) um cruzamento de dois genitores homozigotos contrastantes. c) um cruzamento de dois genitores heterozigotos. d) a separação de um par de alelos durante a formação dos gametas. e) um caráter controlado por dois ou mais genes. 11) (Puccamp) Do cruzamento de duas moscas com asas, nasceram 120descendentes com asas e 40 sem asas. Se os 120 descendentes com asas forem cruzados com moscas sem asas e se cada cruzamento originar 100 indivíduos, o número esperado de indivíduos com asas e sem asas será, respectivamente, a) 6.000 e 3.000 b) 6.000 e 6.000 c) 8.000 e 4.000 d) 9.000 e 3.000 e) 12.000 e 4.000 12) (Fuvest) Uma mulher normal, casada com um portador de doença genética de herança autossômica dominante, está grávida de um par de gêmeos. Qual é a probabilidade de que pelo menos um dos gêmeos venha a ser afetado pela doença no caso de serem, respectivamente, gêmeos monozigóticos ou dizigóticos? a) 25% e 50% b) 25% e 75% c) 50% e 25% d) 50% e 50% e) 50% e 75% 13) (Uel) No homem, a acondroplasia é uma anomalia determinada por um gene autossômico dominante. Qual é a probabilidade de um casal de acondroplásicos, que já tem uma menina normal, vir a ter um menino acondroplásico? a) 1 b) ¾ c) 3/8 d) ¼ e) 1/8 14) (Cesgranrio) Na espécie humana há um tipo de surdez hereditária que é determinada por um par de genes. No heredograma a seguir, as pessoas surdas estão representadas por símbolos hachurados: Com base nessa afirmação, assinale a opção correta quanto ao tipo de herança e os genótipos dos indivíduos 1, 2, 3 e 4, respectivamente:

a) autossômica dominante - ss, Ss, ss e ss. c) autossômica dominante - Ss, SS, Ss e Ss e) autossômica recessiva - Ss, ss, Ss e Ss.

b) autossômica dominante - SS, ss, SS e SS. d) autossômica recessiva - SS, ss, Ss e SS.

15) A figura a seguir, adaptada da Folha de São Paulo de 17/03/96, mostra a transmissão do albinismo, de geração, na Família de Raimundo e Eleílde da Silva,moradores da ilha dos Lençóis, situada a oeste de São Luís, onde a freqüência de albinos é de 1,5 % cento e cinqüenta vezes maior do que entre o restante da população do Maranhão. Analise a figura, onde se admite que a pigmentação da pele é devida a um par de alelos (A,a). Os indivíduos I 1, II - 6, V - 2, V - 3 e V - 5 são albinos. Responda, então:

a) Que nome se dá ao aparecimento, numa dada geração, de uma característica expressa em antepassados remotos? b) O albinismo se deve a alelo dominante ou a alelo recessivo? Explique com base na Figura. c) Qual a probabilidade de os indivíduos de pigmentação normal da geração V serem todos heterozigotos? 16) (Vunesp) A talassemia é uma doença hereditária que resulta em anemia.Indivíduos homozigotos MM apresentam a forma mais grave, identificada como talassemia maior e os heterozigotos MN, apresentam uma forma mais branda chamada de talassemia menor. Indivíduos homozigotos NN são normais. Sabendo-se que todos os indivíduos com talassemia maior morrem antes da maturidade sexual, qual das alternativas a seguir representa a fração de indivíduos adultos,descendentes do cruzamento de um homem e uma mulher portadores de talassemia menor, que serão anêmicos? a) ½

b) ¼

c) 1/3

d) 2/3

e) 1/8

17) Em gado, a cor da pelagem vermelha, ruão e branca, é controlada por genes codominantes, e o cruzamento de animais com chifres versus animais sem chifres,às vezes só origina prole sem chifres, e, em outros cruzamentos, aparecem os dois tipos em igual número. Um fazendeiro tem uma grande boiada constituída de animais vermelhos, ruões, brancos e sem chifres, os quais, ocasionalmente produzem prole com chifres. Utilizando apenas cruzamentos naturais, ou seja, sem recorrer à inseminação artificial, como o fazendeiro deverá proceder para estabelecer uma linhagem pura de animais brancos e sem chifres? Por que ele não conseguirá resolver o problema dos chifres rapidamente? 18) (Vunesp) Observe os cruzamentos a seguir, onde o alelo (A) condiciona a cor amarela em camundongos e é dominante sobre o alelo (a), que condiciona a cor cinza. CRUZAMENTO I (Aa × Aa)

CRUZAMENTO II (Aa × aa)

240 amarelos 120 cinzas

240 amarelos 240 cinzas

Analise os resultados destes cruzamentos e responda. a) Qual cruzamento apresenta resultado de acordo com os valores esperados? b) Como você explicaria o resultado do cruzamento em que os valores observados não estão de acordo com os valores esperados? 19) (Unicamp) Com base no heredograma a seguir, responda: a) Qual a probabilidade de o casal formado por 5 e 6 ter duas crianças com sangue AB Rh+? b) Se o casal em questão já tiver uma criança com sangue AB Rh +,qual a probabilidade de ter outra com os mesmos fenótipos sangüíneos? Obs.: indique os passos que você seguiu para chegar às respostas, em a e b. 20) No homem, a acondroplasia é uma anomalia determinada por um gene autossômico dominante. Qual é a probabilidade de um casal de a condroplásicos, que já tem uma menina normal, vir a ter um menino a condroplásico? a) 1 b) ¾ c) 3/8 d) ¼ e) 1/8 21) (Vunesp) O esquema mostra a genealogia de uma família. Os símbolos escuros representam os indivíduos míopes e os claros, os indivíduos de visão normal.

A probabilidade do casal I x II ter uma criança míope é a) imprevisível, porque a mulher tanto pode ser homozigota como heterozigota. b) nula, porque a mulher tem o gene dominante em homozigose. c) 1/2, porque 50% dos gametas da mulher transportam o gene recessivo. d) 1/4, porque o casal já tem três filhos com visão normal. e) 1/4, porque o gene para a miopia é recessivo. 22) (Ufpe) Renata (III.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos,preocupada com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos,deseja saber qual a probabilidade de ela não ser portadora deste alelo. Assinale a alternativa que responde ao questionamento de Renata.

a) 0

b) 1/4

c) 3/4

d) 1/3

e) 1

23) (Fuvest) Do casamento entre uma mulher albina com cabelos crespos e um homem normal com cabelos crespos, cuja mãe é albina, nasceram duas crianças,uma com cabelos crespos e outra com cabelos lisos. A probabilidade de que uma terceira criança seja albina com cabelos crespos é: a) 75% b) 50% c) 37,5% d) 25% e) 12,5%

24) (Puccamp) As flores de uma determinada planta podem ser vermelhas ou amarelas. Dois pares de genes (Vv e Aa) determinam essa característica: plantas V_A_ produzem flores vermelhas e plantas V_aa, vvA_ ou vvaa, flores amarelas.Na descendência do cruzamento VvAa x VvAa espera-se encontrar uma proporção fenotípica de a) 1 vermelha: 1 amarela b) 9 amarelas: 7 vermelhas c) 9 vermelhas: 7 amarelas d) 15 amarelas: 1 vermelha e) 15 vermelhas: 1 amarela

25) (Vunesp) Um laboratorista realizou exames de sangue em cinco indivíduos e analisou as reações obtidas com os reagentes anti-A, anti-B, anti-Rh, para a determinação da tipagem sangüínea dos sistemas ABO e Rh. Os resultados obtidos encontram-se no quadro seguinte. Com base nesses resultados, indique quais os indivíduos que serão considerados, respectivamente, receptor e doador universal. a) 5 e 2. b) 4 e 3. c) 3 e 4. d) 2 e 5. e) 1 e 4. 26) A herança do sistema ABO é do tipo: a) com dominância. b) quantitativa. d) pleiotropia. e) poligênica.

c) polialelia.

27) Jorge, que tem tipo sangüíneo A, Rh e é filho de pai tipo A e mãe tipo B,recebeu transfusão de sangue de sua mulher Tânia, que é filha de pai e mãe do tipoB. Sabendo-se que Tânia teve eritroblastose fetal ao nascer, a probabilidade do casal ter uma criança do tipo A, Rh+ é: a) 100% b) 25% c) 75% d) 50% e) 0 28) A afirmação que uma mulher Rh não deve casar-se com um homem Rh+: a) é correta, pois todos os filhos desse casal serão abortados. b) é correta, pois todos os filhos desse casal terão uma doença grave fetal caracterizada por uma anemia profunda (Eritroblastose fetal). c) é incorreta, pois o primeiro filho em geral não tem a anemia, mesmo sendo Rh+,bem como todos os filhos Rh não serão atingidos pela doença e esta só atinge uma pequena fração de casos em outras gestações de filhos Rh+. d) é incorreta, pois filhos Rh+, mesmo no caso de glóbulos vermelhos atingirem a circulação materna em sucessivas gestações, não serão atingidos pela Eritroblastose fetal. e) é incorreta, pois não existe influência do fator Rh positivo ou negativo nos casos de Eritroblastose fetal. 29) Na eritroblastose fetal ocorre destruição das hemácias, o que pode levar recém-nascidos à morte. a) Explique como ocorre a eritroblastose fetal. b) Como evitar sua ocorrência? c) Qual o procedimento usual para salvar a vida do recém-nascido com eritroblastose fetal? 30-O pai e a mãe de um par de gêmeos monozigóticos têm tipo sangüíneo A. Umaoutra criança desse casal é do grupo sangüíneo O. a) Quais os genótipos do pai e da mãe? b) Qual é a probabilidade de que ambos os gêmeos tenham sangue do tipo O? 31-Qual das opções a seguir relaciona os grupos sangüíneos de um doador universalideal? a) Arh b) ABRh b) Orh d) ABRh e) ORh 32.Com base no heredograma a seguir, responda:

a) Qual a probabilidade de o casal formado por 5 e 6 ter duas crianças com sangue AB Rh+? b) Se o casal em questão já tiver uma criança com sangue AB Rh+,qual a probabilidade de ter outra com os mesmos fenótipos sangüíneos? Obs.: indique os passos que você seguiu para chegar às respostas, em a e b. 33.O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam aposse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei então concluiu que aquela que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sangüíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões semelhantes.Analisando uma situação em que uma mulher de sangue A atribuía a paternidade de seu filho de sangue O a um homem de sangue B, o juiz não pôde chegar a nenhuma decisão conclusiva. a) Explique por quê. b) Qual deveria ser o grupo sangüíneo do homem para que a decisão pudesse ser conclusiva? c) Com base no teste de DNA, o juiz concluiu que o homem era pai da criança. Porque o teste de DNA permite tirar conclusões tão precisas em casos com este? 34-.A incompatibilidade materno-fetal ao antígeno Rh pode determinar um doença denominada Eritroblastose Fetal. Se uma mulher foi orientada a usar a vacina anti-Rh logo após o nascimento do primeiro filho, podemos dizer que seu fator Rh, o do seu marido e o da criança são, respectivamente: a) negativo; negativo; negativo. b) negativo; negativo; positivo. c) negativo; positivo; positivo. d) positivo; negativo; positivo. e) positivo; positivo; negativo. 35. Jorge, que tem tipo sangüíneo A, Rh e é filho de pai tipo A e mãe tipo B, recebeu transfusão de sangue de sua mulher Tânia, que é filha de pai e mãe do tipo B. Sabendo-se que Tânia teve eritroblastose fetal ao nascer, a probabilidade do casal ter uma criança do tipo A, Rh+ é: a) 100% b) 25% c) 75% d) 50% e) 0 36- (UFMG) 1. analise este heredograma de uma família que apresenta xeroderma pigmentoso, uma doença genética rara: Os indivíduos com essa doença caracterizam-se por extrema sensibilidade à luz solar e, também, por um risco mil vezes maior de desenvolver tumores de pele que uma pessoa normal. Considerando as informações contidas nesse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, a) CITE o provável padrão de herança do xeroderma pigmentoso. b) CALCULE a probabilidade de o indivíduo V.1 vir a ter xeroderma pigmentoso. c) Um amigo da família fez o seguinte comentário: “Nessa família, nasce tanta criança doente! Também, é um tal de primo casar com prima...”Considerando esse comentário, RESPONDA: Do ponto de visto biológico, tal afirmativa tem fundamento? Sim. Não. JUSTIFIQUE sua resposta 37- (UFMG) Analise este heredograma, em que está representada a herança do daltonismo, condicionada por gene recessivo localizado no cromossoma X: Considerando-se as informações contidas nesse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:

a) o indivíduo I.2 apresenta o fenótipo normal e é portador do gene do daltonismo. b) o indivíduo II.4 recebeu o gene do daltonismo de qualquer um de seus genitores. c) os casais como I.1 e I.2 têm maior probabilidade de ter filhos do sexo masculino daltônicos. d) os filhos do sexo masculino de II.2 serão daltônicos, independentemente do genótipo do seu pai 38- (UFMG) A audição normal está sob o controle de dois pares de genes –C e D –, que se segregam independentemente. O primeiro determina a presença do nervo auditivo, enquanto o segundo, a presença da cóclea. Assim sendo, apenas indivíduos com, pelo menos, um gene dominante em cada lócus terão audição normal. Os demais genótipos determinam um tipo de surdez genética conhecida como surdez profunda. 1. Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, RESPONDA: É possível casais portadores de surdez profunda terem todos os filhos com audição normal? JUSTIFIQUE sua resposta. 2. DETERMINE qual é a probabilidade de um casal duplo heterozigoto ter uma criança normal e homozigota dominante para os dois lócus 39- (UFMG) Analise este heredograma de uma família que apresenta vários casos de um tipo de raquitismo:

A análise desse heredograma permite concluir que o tipo de raquitismo que caracteriza tal família é provavelmente, determinado por herança dominante ligada ao cromossomo X. CITE a evidência que permite essa conclusão. JUSTIFIQUE sua resposta. 40- (UFRN) Em sua primeira gestação, uma mulher deu à luz um menino saudável. O segundo filho, também do sexo masculino, teve eritroblastose fetal ou Doença Hemolítica do Recém-Nascido (DHRN). a) Considerando o fator Rh, construa o heredograma da família, especificando os genótipos da mulher, do marido e dos dois filhos. b) Explique por que a DHRN pode ser prevenida aplicando-se soro anti-Rh na mãe, no máximo até 72 horas após o parto. 41- A cor da pelagem em coelhos é determinada por uma série de alelos múltiplos composta pelos genes C, c1, c2 e c3, responsáveis pelos fenótipos aguti, chinchila, himalaio e albino, respectivamente. A ordem de dominância existente entre os genes é C > c1 > c2 > c3. Responda: a) Quais as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na progênie do cruzamento entre um coelho aguti (Cc1) e um coelho chinchila (c2c3)? b) Como você explicaria o aparecimento de coelhos albinos a partir de um cruzamento entre coelhos himalaios? 42- No heredograma adiante o indivíduo 3 é afetado pelo albinismo. Sabendo-se que, na população, a freqüência de heterozigoto para o albinismo é de 1/50, qual é a probabilidade de que o casal 4 × 5 tenha uma menina albina?

43- A audição normal depende da presença de pelo menos um dominante de dois pares de genes, D e E que se segregam independentemente. Caso você examine a prole de um grande número de casamentos em que ambos os cônjuges são duplo heterozigotos para esses dois pares de genes, que proporção fenotípica você espera encontrar? 44- Em cobaias, a cor preta é condicionada pelo alelo dominante D e a cor marrom, pelo alelo recessivo d. Em um outro cromossomo, localiza-se o gene responsável pelo padrão da coloração: o alelo dominante M determina padrão uniforme (uma única cor) e o alelo recessivo m, o padrão malhado (preto / branco ou marrom / branco). O cruzamento de um macho de cor preta uniforme com uma fêmea de cor marrom uniforme produz uma ninhada de oito filhotes: 3 de cor preta uniforme, 3 de cor marrom uniforme, 1 preto e branco e 1 marrom e branco. a) Quais os genótipos dos pais? b) Se o filho preto e branco for cruzado com uma fêmea cujo genótipo é igual ao da mãe dele, qual a proporção esperada de descendentes iguais a ele? 45- Um pesquisador cruzou paineiras de flores "pink" com paineiras de flores brancas. Os descendentes (F1) foram cruzados entre si, produzindo sempre as seguintes freqüências fenotípicas na geração (F2): a) Qual o tipo da herança da cor da flor da paineira? b) Indique as possibilidades de se obter em um cruzamento: I) apenas flores de cor branca; II) apenas flores de rosa médio. 46- Certas características fenotípicas são determinadas por poucos genes (herança mendeliana), enquanto outras são determinadas por muitos genes (herança poligênica). Qual dos dois mecanismos explica a maior parte das variações fenotípicas nas populações? Justifique. 47- Na genealogia adiante, os indivíduos em escuro apresentam uma doença hereditária, enquanto os outros exibem fenótipo normal. Os círculos representam as mulheres e os quadrados, os homens.

Analise esta genealogia e responda. a) Esta doença hereditária é condicionada por gene dominante ou recessivo? b) Dos dez indivíduos que compõem esta genealogia, qual o único que não pode ter seu genótipo definido? Explique por quê. 48- O heredograma mostra a incidência de uma anomalia genética em grupo familiar.

Após a análise deste heredograma, podemos afirmar: a) todos os indivíduos normais são homozigotos recessivos; b) a anomalia é condicionada por um gene recessivo; c) a anomalia ocorre apenas em homozigotos dominantes; d) todos os indivíduos normais são homozigotos dominantes; e) todos os indivíduos normais são homozigotos dominantes ou heterozigotos.

49- No heredograma abaixo a cor preta indica indivíduos com pelagem negra, fenótipo determinado por um gene autossômico dominante A. A cor branca indica pelagem branca determinada por um gene recessivo. Os indivíduos 5 e 8 devem ser considerados homozigotos (AA), a menos que haja evidência contrária.

Qual a probabilidade de que o cruzamento entre o indivíduo 9 e o indivíduo 10 gere um indivíduo de pelagem branca?

50- (USP)número de cromossomos presentes em todas as células do corpo, com exceção das células sexuais, é de: a) 23 cromossomos

b) 46 cromossomos c) 24 Cromossomos

d) 45 cromossomos

Que um determinado gene é recessivo quando sua expressão fenótipo?

Um gene é recessivo quando seu fenótipo é manifestado apenas quando está em companhia de seu igual. Num par Heterozigoto o gene recessivo NÃO se manifesta.

Quando dizemos que um alelo é recessivo nos referimos a um alelo que?

Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Como saber se um alelo é recessivo ou dominante?

Genes Alelos Eles são classificados em: Genes Alelos Recessivos: representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose. Genes Alelos Dominantes: representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.

Qual é a diferença entre genótipo e fenótipo?

Enquanto o genótipo se refere à informação presente no genoma, o fenótipo se refere às características de um indivíduo. O fenótipo depende diretamente da combinação entre o genótipo e o meio no qual o indivíduo se desenvolve.