É através das capacidades físicas que conseguimos executar ações motoras desde as mais simples até as mais complexas?

Descrição

Este plano introduz aprendizagens sobre os esportes de campo e taco. Iremos abordar os seus elementos comuns, os materiais, o ambiente físico no qual é praticado, bem como as habilidades motoras e as capacidades físicas requeridas para a sua prática.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de campo e taco.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer os elementos comuns dos esportes de campo e taco.
  • Experimentar os movimentos envolvidos nas modalidades dos esportes de campo e taco.
  • Identificar as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nos esportes de campo e taco.
  • Reconhecer os recursos materiais utilizados para a prática dos esportes de campo e taco.
  • Compreender quais são os espaços físicos onde os esportes de campo e taco são praticados.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

CAPACIDADE FÍSICAS

Capacidade motora é um traço ou qualidade geral do

indivíduo relacionada com o seu desempenho numa

diversidade de habilidades ou de tarefas. É a capacidade

que o ser humano tem de desenvolver certas atividades.

Referem-se ao potencial individual para a execução de

habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo

treino.

Todos nós possuímos capacidades motoras ou físicas e é

através delas que conseguimos executar ações motoras,

desde as mais básicas às mais complexas (andar, correr,

saltar, pular, nadar, etc.).

As capacidades motoras dividem-se em condicionais e

coordenativas.

- Condicionais - dependem do processo de obtenção e

transformação de energia no organismo, estando

relacionadas com o aspeto quantitativo – a resistência, a

força, a flexibilidade e a velocidade;

- Coordenativas - dependem do processo de condução do

sistema nervoso central, estando relacionadas com o aspeto

qualitativo - a orientação espacial, o ritmo, o equilíbrio, a diferenciação cinestésica, a reação e a destreza geral, sendo esta considerada como coordenativa/condicional.

Grátis

6 pág.

É através das capacidades físicas que conseguimos executar ações motoras desde as mais simples até as mais complexas?

  • É através das capacidades físicas que conseguimos executar ações motoras desde as mais simples até as mais complexas?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Capacidade física? 
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
Muitas vezes, deficiências em algumas capacidades físicas podem levar uma pessoa a experimentar dificuldades para participar de certas manifestações da Cultura de Movimento.
É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).
O fato de ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como vamos desenvolvendo/treinando as referidas capacidades ao longo dos anos.
As capacidades físicas podem ser assim definidas:
AGILIDADE: "Capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção."
FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada."
FORÇA: "Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares."
Desempenho físico?
Desempenho físico é o conjunto das características mentais e físicas. Ele é adquirido na concepção, ou seja, vem no nosso material genético e conseguimos somar mais características à ele ao longo do crescimento e aprendizagem.
O desempenho é baseado em forca, flexibilidade, e capacidade de esforços, que podem ser treinados, para conseguirmos alcançar a capacidade de realizar atividades do dia a dia com mais tranquilidade e menos esforço.
Oque é atividade física? 
Atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que requer gasto de energia. A prática de atividades durante meia hora por dia já faz com que a pessoa deixe de ser sedentária. A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal e são feitas como parte de jogar, trabalhar, transporte ativo, tarefas domésticas e atividades recreativas.
Capacidade funcional?
Capacidade Funcional como a habilidade de executar tarefas cotidianas, simples ou complexas, necessárias para uma vida independente e autônoma na sociedade. Um idoso com boa capacidade funcional se mantém independente e desfrutando da sua vida social até uma idade mais avançada. 
A capacidade funcional está relacionada com aspectos físicos, cognitivos e emocionais do indivíduo. Por exemplo, um idoso com hipertensão arterial e diabetes é considerado saudável se mantém o controle dessas doenças crônicas e sua capacidade funcional preservada. Da mesma maneira, o idoso hipertenso e diabético que não faz controle dessas doenças poderá sofrer complicações e sequelas que comprometem a capacidade funcional.  
Qual a diferença entre exercício máximo e submáximo? 
Treinamentos submáximos, como o próprio nome já sugere, trata-se do treinamento na qual a capacidade do indivíduo de executar determinado trabalho não chegou aos limiares máximos (da contração positiva) e tampouco ultrapassou-os (com repetições forçadas e ajudadas, por exemplo).
 O VO2 máximo também chamado de consumo máximo de oxigênio representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo
Descreva o que você entendeu da imagem das rodas? 
O ar entra pelas vias aéreas até bronquíolos, encontram-se os alvéolos pulmonares, que realiza trocas gasosas, nos capilares, o oxigênio presente no interior dos alvéolos difunde-se para o interior do capilar e liga-se à hemoglobina. O oxigênio é levado pelo sangue para todas as células do corpo para que possa ser usado no metabolismo celular. O gás carbônico presente no sangue, por sua vez, faz o caminho inverso, passando dos capilares para o interior dos alvéolos, de onde segue pelas vias respiratórias para fora do corpo.
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. 
Teste de repetição máxima?
  É a quantidade máxima de peso levantada uma vez durante a realização de um exercício padronizado de levantamento de peso. Para testar 1 RM de um grupo muscular, como flexores de cotovelo ou extensores de joelho, é escolhido um peso, ao dispositivo do exercício, porém abaixo da capacidade máxima de levantamento do indivíduo. Se uma repetição é completada, acrescenta-se peso ao dispositivo do exercício. Até lançar a capacidade máxima de levantamento. Os acréscimos de peso costumam ser de 5,2 a 1 kg durante o período de avaliação. Essa técnica é habitualmente utilizada com halteres, anilhas e aparelhos convencionais em salas de musculação.
Qual o papel do músculo como regulador hormonal?
Glucagon e insulina mbos são muito importantes no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. A razão entre os dois controla os níveis de produção e degradação de glicose. Possuem efeitos também antagônicos em outros processos enzimáticos do fígado no metabolismo de glicose e ácidos graxos.

É através das capacidades físicas que conseguimos executar ações motoras das mais simples às mais complexas como?

É através das capacidades físicas que conseguimos executar ações motoras desde as mais simples até as mais complexas. Conhecendo as Capacidades Físicas: Força: Capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares. Velocidade: É a capacidade de realizar movimentos no menor tempo possível.

Como é chamada a capacidade de executar uma ação motora?

A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora.

Quais as ações motoras que conseguimos executar através das capacidades físicas?

Todos nós possuímos capacidades motoras ou físicas e é através delas que conseguimos executar ações motoras, desde as mais básicas às mais complexas (andar, correr, saltar, pular, nadar, etc.).

Que capacidade física é indispensável em todas as habilidades motoras?

COORDENAÇÃO MOTORA: É a capacidade física que permite realizar uma sequência de movimentos de forma coordenada. Constitui-se uma atividade psicomotora indispensável em todas as habilidades desportivas, devendo ser trabalhada desde os primeiros níveis.