E correto afirmar que o território brasileiro está localizado?

Quem é TIM estuda de graça com nosso Cronograma de Estudos!

• Brand / Logo / Logotipo

+

Você que é cliente TIM já tem acesso ilimitado às videoaulas e exercícios de todas as disciplinas do Stoodi, sem consumir seu pacote de dados. Agora, que tal aproveitar acesso gratuito ao nosso Cronograma de Estudos?

Para habilitar seu benefício é preciso:

  1. Fazer o cadastro ou login no site Stoodi pelo celular
  2. Estar conectado a uma rede móvel da TIM

Vamos lá? :)

Habilitar agora

Observe atentamente o mapa do Brasil.

E correto afirmar que o território brasileiro está localizado?

Considerando os conhecimentos sobre o mapa � correto afirmar, exceto:

a)

Os n�meros 1 e 2 correspondem, respectivamente, aos estados de S�o Paulo e Rio de Janeiro, cujas capitais, na hierarquia urbana, s�o metr�poles nacionais influenciadoras do territ�rio brasileiro.

b)

O estado escurecido no Sul do Brasil correspondente a Santa Catarina e est� localizado entre os estados do Paran�, ao norte, e Rio Grande do Sul, ao Sul, apresentando destaque nos aspectos naturais, culturais e socioecon�micos.

c)

O estado de Santa Catarina ressaltado no mapa indica o fato de ser a �nica unidade federativa do Brasil a apresentar um Índice de Desenvolvimento Humano elevado (0,800 a 1), podendo se colocar entre os 20 pa�ses com maior �ndice.

d)

As letras A e B indicam, respectivamente, os estados do Amazonas e do Par�, que s�o cortados por rios da bacia do rio Amazonas, regi�o de clima quente e �mido, com pequena amplitude t�rmica anual e possuidora de uma floresta heterog�nea, com rica biodiversidade.

Quanto � distribui��o espacial da popula��o no Brasil � CORRETO afirmar:

a)

Os estados brasileiros mais populosos est�o localizados na regi�o Sul, concentrando cerca de 40,0% da popula��o.

b)

O estado de maior popula��o absoluta � S�o Paulo; o de menor densidade � o Rio de Janeiro.

c)

A distribui��o populacional no territ�rio brasileiro � bastante homog�nea, havendo apenas alguma concentra��o da popula��o em determinadas regi�es, como no litoral e no Nordeste.

d)

Entre os munic�pios brasileiros, o Rio de Janeiro � o mais populoso com cerca 6,2 milh�es de pessoas.

e)

A popula��o brasileira atingiu em 2008, segundo o IBGE, cerca de 191,5 milh�es de habitantes, os quais se apresentam distribu�dos nas 27 Unidades Federativas (26 estados e 1 Distrito Federal) e nos 5.565 munic�pios.

O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.

A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

Para a realização precisa da localização geográfica do Brasil e de outros países, independentemente do ponto do planeta, faz-se necessária a utilização das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

As latitudes explicitam os pontos em graus de um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul.

Já as longitudes mostram a posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência principal o Meridiano de Greenwich no sentido leste ou oeste.

No sentido leste-oeste, o Brasil apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de 73°59’32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 km de distância e são representados pelo Monte Caburaí (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”, e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E correto afirmar que o território brasileiro está localizado?

Os extremos do território brasileiro

O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério meridional. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
 

Qual e a localização do território brasileiro?

O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador.

E correto afirmar que o território brasileiro está inteiramente situado na zona tropical?

Não. A maior parte do território por estar situada nos trópicos de Capricórnio e Câncer, respectivamente acima e abaixo da linha do equador situam-se na zona térmica tropical, porem a região sul está situada na Zona Térmica Temperada.

E correto afirmar que o território brasileiro está totalmente ao sul da linha do equador portanto o país pertence somente ao hemisfério meridional?

o território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador,portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional. Falso, O Brasil está localizado tanto no Hemisfério meridional, quanto no Hemisfério setentrional. Apenas o extremo norte do território é “cortado” pela linha do Equador.

E verdade que o Brasil pertence ao hemisfério ocidental visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich?

Todo o território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, sua área pertence ao hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do país, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério norte e 93% localizado no hemisfério sul.