É normal meu nariz escorrer líquido parecido com água ao baixar a cabeça?

É normal meu nariz escorrer líquido parecido com água ao baixar a cabeça?
 Cecilie_Arcurs/iStock

Publicidade

Publicidade

Uma das partes mais chatas da gripe é a coriza que insiste em escorrer do nariz. Principalmente quando é aquele líquido transparente fininho, que tem um fluxo bem maior. Mas isso não é lá grande coisa para se preocupar, passa logo. Era nisso que a americana Kendra Jackson acreditava. Porém, seu caso começou a durar mais tempo — anos, na verdade. E todos os diagnósticos não fugiam à regra: ou era gripe ou alguma alergia. Com a persistência dos sintomas, Kendra começou a suspeitar que ali poderia ter algo a mais. E realmente tinha: líquido do cérebro estava vazando pelo nariz.

Kendra só descobriu a verdade porque procurou ajuda especializada no Centro Médico da Universidade de Nebraska, EUA. Lá, ela finalmente entendeu o que estava acontecendo: seu crânio tinha um pequeno orifício, e fazia anos que vazava líquido cefalorraquidiano (também conhecido como líquor ou LCR) por seu nariz. Os especialistas suspeitaram dessa possibilidade quando Kendra relatou que tinha dores de cabeça crônicas e havia sofrido um acidente de carro em 2013 — batendo o rosto contra o painel do veículo. Avaliando microscopicamente a composição do líquido vazado, comprovou-se que era fluido cerebral.

E isso é algo bem sério. Nosso cérebro é um órgão sensível e macio (possuindo a textura de uma gelatina dura, ou um tofu), que sofreria sérias consequências se chocando com o rígido crânio. É por isso que o líquor está lá — servindo como um amortecedor e lubrificante, além de fornecer nutrientes para todo o tecido nervoso (ele também envolve a medula espinhal) e remover resíduos que não servem mais. Kendra perdia cerca de 250 ml desse líquido, tão essencial, por dia. Em dias piores, vazava meio litro. Durante anos.

Dependendo da quantidade de perda, casos assim podem ser fatais. Menos líquor também torna infecções como meningite (inflamação na meninge, a membrana que reveste os órgãos do sistema nervoso) bem mais propensas a acontecer. E esse foi o caso de Joe Nagy, ocorrido em 2013, em um situação parecida com a de Kendra: LCR vazava de seu nariz, mas, quando estava pronto para operar e resolver o problema, ele contraiu meningite.

A americana teve mais sorte. Ela não desenvolveu nenhuma infecção e médicos do Centro Médico da Universidade de Nebraska fecharam o pequeno orifício de seu crânio usando tecidos do nariz e do abdômen da paciente. Meses depois do procedimento, ela alega dormir muito melhor.

Você que chegou até aqui e tem tendências hipocondríacas, calma: não precisa se preocupar achando que sua coriza, na verdade, é líquido cerebral. Esses vazamentos são raros, ocorrem em aproximadamente 5 a cada 100 mil indivíduos por ano. Casos assim geralmente se originam de algum trauma físico forte (acidente de carro, no caso de Kendra) ou problemas cirúrgicos, de acordo com a CSF Leak Association, organização britânica que estuda o fenômeno. Mas, definitivamente, não é algo que se vê todo dia.

Continua após a publicidade

  • Corpo humano
  • Doenças em geral
  • Mistérios do cérebro humano

É normal meu nariz escorrer líquido parecido com água ao baixar a cabeça?

Médicos descobrem que catarro de paciente, na verdade, era fluido cerebral

Americana foi diagnosticada com rinite alérgica por muito tempo, mas o nariz não parava de escorrer. Daí veio a descoberta: na verdade, era líquor

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

É normal meu nariz escorrer líquido parecido com água ao baixar a cabeça?

Às vezes um corrimento nasal é apenas um corrimento nasal, mas às vezes é muito mais grave. Isso foi o que Joe Nagy, residente no Arizona (EUA) descobriu quando foi ver um médico depois de sofrer um corrimento nasal durante mais de um ano.

"Eu cheguei ao ponto onde tinha lenços no bolso o tempo todo", disse Nagy à Fox 10 News. O médico de Nagy disse-lhe que o escorrimento nasal era na verdade fluído cerebral vazando através da sua cavidade nasal. 

"Eu estava morrendo de medo, se você quer saber a verdade", disse Nagy. A condição médica de Nagy é conhecido como fístula liquórica, ou RLR. E não é tão incomum como se pode esperar, embora ainda seja uma condição médica rara. Em 2012, depois de sofrer de escorrimento durante meses, Aundrea Aragão descobriu que também tinha RLR.

"Eu sabia que não poderiam ser alergias", comentou à FoxNews.com. "O fluido saía como uma poça de água". A RLR é causada por uma pequena ruptura ou perfuração da membrana que envolve o cérebro. Pode resultar de um ferimento grave na cabeça, complicações de cirurgia ou alta pressão no crânio (pressão intracraniana).

Porque o cérebro produz cerca de 500 ml de líquido cefalorraquidiano diariamente, um corrimento nasal causada por RLR pode ser um problema aparentemente interminável. E porque um corrimento nasal é uma queixa comum, a maioria das pessoas ignora a RLR em primeiro lugar.

"Esta é uma das condições mais comuns que devem ser atendidas por um longo tempo ... porque tantas pessoas têm nariz escorrendo", disse à Fox 10 News o neurocirurgião Peter Nakaji, do Barrow Neurological Institute, em Phoenix. 

Em alguns casos, o vazamento pode parar por conta própria, mas há um perigo real em ignorar a condição: Se não for tratada, o fluido cerebroespinhal pode ser infectado com meningite e risco de vida. No caso de Nagy, ele teve que ser tratado para a meningite antes dos médicos poderem operar a seu RLR.

A cirurgia geralmente envolve a reparação do buraco de vazamento na membrana, a operação é executada através da cavidade nasal, na maioria dos casos, e não necessita de corte para o cérebro ou crânio. Depois de lidar com o nariz escorrendo por cerca de 18 meses, Nagy não tinha certeza de que a sua operação seria bem sucedida.

loading...

Porque ao abaixar a cabeça sai água do nariz?

Tenho sinusite, é normal meu nariz escorrer líquido parecido com água ao baixar a cabeça? Esse líquido parecido com água é também chamado de coriza. E é um dos sintomas principais dos quadro de Rinite/Sinusite alérgica. Além da coriza é comum o paciente apresentar obstrução nasal, espirros e coceira.

O que é a água que escorre do nariz?

A coriza, popularmente conhecida como nariz escorrendo, é um sintoma que surge em doenças em que há inflamação das fossas nasais e é caracterizada por corrimento nasal transparente, amarelo ou misturado com sangue, podendo ser acompanhada de espirros e obstrução nasal.

Tem como o cérebro sair pelo nariz?

As fistulas liquoricas espontâneas são pequenas aberturas na base do crânio, por onde o líquido que reveste o cérebro (liquor) escapa. Esse vazamento ocorre geralmente pelo nariz ou pelo ouvido. O sintoma mais comum é a de saída de um líquido claro, por uma das narinas.

Quando abaixo a cabeça sai água amarela do nariz?

Secreção amarela ou esverdeada, acompanhada de halitose, na presença ou não de dor de cabeça, geralmente, é característica de sinusite aguda ou crônica.